Meu Anime #3

Meu-Anime-n-3Os animes da temporada estão entrando na reta final! E os que não são tão da temporada (porque já tem outra garantida ou continuam normalmente durante a próxima) não podem ficar para trás, então também estão dando tudo de si.

A essa altura já está bem claro quais animes são bons, quais animes são ruins, e quais são montanhas-russas. Nesse artigo comento brevemente os animes que saíram mais ou menos na semana de 28 de fevereiro à 5 de março, e tive a grata surpresa de assistir não um, mas dois episódios que julguei merecerem notas máximas. Consegue adivinhar quais?

Outra coisa que já dá para começar a cravar também: quais são seus animes preferidos da temporada? Me diga nos comentários, junto com seus comentários sobre os episódios da semana que têm feito dessa minha coluna uma experiência semanal agradável e movimentada!

Active-Raid---9.mkv_000020Active Raid

Episódio 9

Eu ia dar uma boa nota para esse episódio até ele me tratar feito um idiota no final. Eu já havia percebido muito bem que a voz da “Bird” da Logos era a voz das irmãs Yamabuki (detalhe: as três personagens – Bird, Rin e Yuka Yamabuki têm dubladoras diferentes e elas estão fazendo um trabalho muito bom de soarem parecidas, tanto em entonação quanto em timbre de voz). Eu havia descartado a irmã mais velha porque embora ela pudesse saber sobre o “Dog” (supondo que fosse a Bird) e certamente soubesse sobre os dados ainda assim perguntou ao garoto como ele sabia dos dados. Não estou incomodado que no final das contas não seja a irmã mais nova (ou a mais velha tentando despistar com aquela pergunta durante a luta), mas com a necessidade do anime em mostrar isso agora. Eu não havia considerado a hipótese de ser alguém emulando a voz dela porque isso nunca havia acontecido em Active Raid ainda, mas já achava aquele moleque bastante suspeito, não teria achado ruim essa reviravolta em um dos próximos episódios. Mas no final desse foi tão chato quanto explicar piada.

Nota: ?

Ajin

Episódio 7

Em um episódio bastante linear e descritivo, no qual o protagonista Kei quase não apareceu, Satou coloca seu plano em ação e apela à emoção e usa a imprensa reunida na frente da instalação ajin do governo. Seu objetivo? Reunir ajins. Enquanto isso é revelada a motivação do Tosaki: salvar sua noiva. E os ajins não são testados por ser ajins, como visto até agora, mas sim usados em experimentos que em seres humanos mortais ou outros animais seriam muito caros ou mesmo impossíveis, tendo como clientes indústrias como a militar e a farmacêutica. Enfim, é bom saber o que está acontecendo, não é? Nem tanto que seja necessário um episódio inteiro quase-descritivo para isso, mas não acho que ficou particularmente ruim. O ponto fraco mesmo foi a animação: em dado momento do episódio o Tosaki está no hospital e eu não sei se aquilo é flashback ou não porque o garoto com quem ele conversa é muito parecido com o Kei quando mais jovem. Acredito que seja flashback mas não fosse o Kei, de todo modo.

Nota: ???

Ao no Kanata no Four Rhythm

Episódio 8

Não sei bem o que pensar desse episódio. O drama pessoal da Misaki foi usado apenas para introduzir o próximo arco da Asuka, onde ela passa por drama semelhante. Acredito que isso fará as duas superarem seus traumas juntas e tal, por isso talvez seja bom (e a Asuka é a protagonista afinal de contas), mas não consigo evitar sentir que é só melodrama barato.

Nota: ??

Assassination Classroom 2

Episódio 9

Eu já tinha ouvido spoilers sobre a relação entre o Nagisa e sua mãe, mas ainda assim não esperava algo tão abusivo. Um episódio chocante, e muito bom.

Nota: ????

Boku-Dake-ga-Inai-Machi---9.mkv_001056Boku Dake ga Inai Machi

Episódio 9

Aquele porta-luvas cheio de doces ainda deixa alguém com dúvidas? Para o Satoru até que o professor se saiu com uma boa desculpa, e uma bem rápida (embora não devesse ser exatamente vergonhoso ser “viciado” em doces e ele tenha claramente exagerado quando colocou vários na boca ao mesmo tempo), mas para o espectador a montagem, as reações, enfim, aquilo que só nós vimos foi bastante óbvio. Fora que ele era o único adulto que eu saiba, além de provavelmente a própria mãe do Satoru, que sabia que o esconderijo da Kayo era o ônibus – e tudo foi removido de lá. O moleque que já tem 29 anos nas costas deveria no mínimo desconfiar.

Nota: ????

Bubuki Buranki

Episódios 8 e 9

Dois episódios essa semana porque esse anime eu estava cobrindo muito depois de sua transmissão. E porque eles são basicamente a mesma coisa também. Descobre-se que existem outras equipes de burankis no mundo mas ou elas não têm o coração ou o coração está parado. O anime mostra uma equipe americana e uma russa, mas a essa altura (inclusive porque o mentor da equipe americana é, segundo rumores, também dono de um coração) não há porque acreditar que sejam as únicas. Talvez acabem sendo as únicas a aparecer no anime, quem sabe. E elas aparecem com tudo: a americana ataca o time Azuma para roubar seu coração e a russa invade a mansão Banryuu para recuperar o deles – o que me faz crer que a Reoko deva ter eliminado outros “concorrentes” em todos esses anos, por motivos ainda desconhecidos. Considerando o potencial que os burankis têm para uso como armas, consigo imaginar pelo menos um bom motivo. No final todos são derrotados e o time Azuma chega à estação da Ilha do Tesouro, mas o Entei chega junto e parece determinado a atacá-los – depois de fracassar em usar os membros do buranki derrotado, parece que o time Reoko voltou ao plano de roubar os membros do Oubu. Ah, e devem ter visto a notícia no site: Bubuki Buranki terá duas temporadas. Está longe do fim ainda e a aparição da Kaoruko foi só um cameo mesmo (eu acho).

Nota: ???

Dagashi Kashi

Episódio 8

Melhor episódio! Desculpa Saya, mas eu morri de rir aqui vendo você gritar e chorar de medo, hahaha!

Nota: ????

Dimension-W---9.mkv_002243Dimension W

Episódio 9

Eu falei que a Mira era a noiva do Kyouma, não falei? Todas as peças do enigma estão se encaixando no lugar satisfatoriamente. Foi bom saber a história dos príncipes isleros e da guerra da New Tesla também.

Nota: ????

Durarara!!x2 Ketsu

Episódio 8

A Celty voltou! Digo, a Celty com a cabeça da Celty! Não é nem adequado dizer que ela “voltou” porque quando a primeira temporada começou ela já não tinha sua cabeça (era uma legítima cavaleira sem cabeça sem cabeça), mas agora ela recuperou sua cabeça! E está usando uma armadura estilosa, e seu cavalo virou cavalo, e está falando com queixo empinado até para o Shizuo, e perdeu todas as memórias, e nossa, estou assistindo esse anime há tanto tempo só para ver isso, estou emocionado!

Nota: ???

Gate-2---9.mkv_002047.743Gate 2

Episódio 9

Nem bom nem ruim. O episódio diplomático deveria ter sido o anterior, ter demorado fez perder parte da força – fora que não está havendo diplomacia alguma e o Império está tentando invadir militarmente uma embaixada. A luta das amazonas não foi visualmente grande coisa, e elas massacraram os inimigos impiedosamente. No final do episódio chegou uma segunda onda, muito maior, na qual se a legenda está correta pessoas conhecidas delas foram enviadas também, e a princesa Pinya foi impedida de sair da capital por seu irmão Zolzal – ela realmente deveria ter fugido antes, como seu outro irmão fez. O Ministro da Defesa do Japão (ou cargo equivalente) gritou alto o bastante e o Primeiro Ministro finalmente concordou em enviar uma força militar de resgate, então nem tudo deve estar perdido para as amazonas. No outro núcleo de personagens, os três anões da taverna tentaram matar Itami e seu harém, mas falharam.

Nota: ??

Grimgar of Fantasy and Ash

Episódio 8

Não há mais nada que separe a Mary do resto do grupo, e isso veio da própria boca dela: foi ela quem disse que o Haruhiro não está sozinho e foi ela quem disse que não deixaria um amigo morrer. A vingança pelo Manato foi cumprida e, dada a semelhança das situações, a Mary pode sentir-se um pouquinho vingada também, embora, é lógico, a vingança dela ainda seja outra, para outro momento. E se eles são amigos agora, esse momento deve chegar cedo ou tarde, não deve?

Nota: ???

Iron-blooded-Orphans---21.mkv_002252Gundam: Iron-blooded Orphans

Episódio 21

Tinha algo no ar desse episódio desde o começo. As irmãzinhas conversando. O Orga e o Biscuit prometendo conversar direito mais tarde. Quando eu vi o Biscuit tirar a blusa eu soube: agora meu gordo preferido morre. E ele morreu, e morreu para salvar o Orga e tudo o que significa a sobrevivência do Orga – mas ele não queria morrer! Gemeu, tentou se mexer, esticou a mão, pensou até o final sobre o quanto ele queria estar vivo. Vivo para ver a Cookie e a Cracker, para ver Marte de novo, e para ajudar o Orga a construir a Tekkadan para todos. O que esperar de uma série da Mari Okada que não melodrama, não é? Esse episódio eu achei previsível sim, mas muito bom, muito bonito. De todo modo, desde antes do anime começar eu já sabia que ela iria matar pessoas e partir corações no meio do caminho. Nos primeiros episódios, conforme os personagens principais foram revelados e tiveram suas personalidades e papeis na história definidos, eu disse: o Biscuit vai morrer (mais ou menos; bem no começo mesmo eu errei feio e achei que ele fosse ser alívio cômico). Lógica funciona nos animes também! Experimentem! Quanto ao Biscuit, por enquanto, só posso cair na armadilha da roteirista e chorar. Vou sentir sua falta, gordo.

Nota: ?????

Haruchika

Episódio 9

Episódio interessante onde quase foi possível para o espectador deduzir todo o mistério sozinho. Em uma história de mistério isso é muito importante! De todo modo, para um ocidental a situação toda pode ter parecido exagerada, mas japoneses definitivamente não toleram tatuagens, isso é algo que nós desse lado do mundo só podemos aceitar se quisermos entender o episódio.

Nota: ???

Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku o

Episódio 8

KonoSuba ainda não retornou ao seus melhores episódios mas evitou continuar em queda. Esse episódio na mansão assombrada foi bastante divertido e engraçado, ainda que tenha dependido de piadas baixas como vontade de ir ao banheiro. Mas KonoSuba nunca foi muito diferente disso né? Os sapos que o digam.

Nota: ???

Koukaku-no-Pandora---9.mkv_001334Koukaku no Pandora

Episódio 9

A Clarion percebeu a natureza do que estavam enfrentando (alguém estava tentando invadir o BUER) e decidiu agir! Um ataque frontal! Episódio cheio de ação, muito bom. Deixa transparecer um pouco que há um mistério sobre o passado e o propósito da Clarion e a coitada da Nene fica para trás sem saber de nada.

Nota: ????

Myriad Colors Phantom World

Episódio 9

Depois do desastre na semana passada eu não esperava mais nada de bom nesse anime, mas quê. Esse episódio foi realmente muito bom! Boa ação, bom roteiro, e muito instigante sobre a história! Eu sei que alguns por aí leem os livros e já sabem, mas não deem spoilers e estraguem para quem não lê (eu incluso), ok? A história do anime começa com um acidente de grandes proporções, depois do qual “phantoms” começaram a aparecer: criaturas bizarras que não obedecem as leis físicas, modificam o ambiente e possuem até mesmo um mundo próprio. Mais: elas precisam ser seladas ou satisfeitas para que vão embora sozinhas (e as seladas ainda podem retornar). Essas características todas se encaixam na mitologia clássica de fantasmas no Japão (até o nome, não é?). A proximidade dos personagens com tais criaturas só me faz querer lamentar por eles e oferecer minhas condolências às suas famílias – supondo que ainda estejam vivas (o que me lembra que eles nunca aparecem, mesmo quando não são ausentes, como no caso da família da Reina).

Nota: ????

Prince of Stride

Episódio 9

Um episódio bonitinho sobre, er, trabalho em equipe? Até me sinto meio idiota falando isso em um anime sobre um esporte de equipe, mas é importante e foi bem feito. E teve até um sub-enredo da Sakurai em dúvida sobre ficar onde está ou seguir seu pai. O pai dela nem é um merda, convidou ela pensando no melhor para a filha mesmo, e foi compreensivo com a escolha dela e até a desejou sorte. Ele é um bom pai. Quero dizer, tão bom quanto um pai ausente pode ser, mas todos os pais de anime são ausentes, então ele tem isso a seu favor.

Nota: ???

Schwarzesmarken---8.mkv_000948Schwarzesmarken

Episódio 8

Ok, admito que foi uma jogada muito inteligente da Irisdina (e do roteiro, sobretudo) ter enviado a Gretel para Berlim à beira da revolução. E muita coragem da Katia em assumir sua verdadeira identidade, mas nesse caso, se não fosse agora, seria quando? Ainda assim acho estúpida a ideia de uma disputa política à beira do abismo. E espero que não haja redenção para a Lise, porque ela não merece. Tenho quase certeza que o roteiro irá redimi-la e provavelmente todas as pilotos torturadas cruelmente por ordem dela a perdoarão, mas eu só a perdôo se ela morrer para salvá-las.

Nota: ???

Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu

Episódio 9

Um bom episódio nesse anime esquecível. O que é fazer um bom trabalho? É fazer algo mais perfeito do que o mundo jamais viu, independente do que custe em recursos (o anime focou no tempo, mas citou o dinheiro e até mesmo recursos humanos quando mencionada a opção de trocar de dubladora)? É difícil não concordar com a resposta de Shoujo-tachi: não. O bom trabalho é aquele que usa os recursos disponíveis de forma ótima.

Nota: ???

Shouwa-Genroku-Rakugo-Shinjuu---9.mkv_000729Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Episódio 9

Que episódio fantástico e trágico! Que atuação da Megumi Hayashibara no papel de Miyokichi! Sou um cara dos anos 1990, sabe, então me acostumei a vê-la em papeis como Lina Inverse (Slayers), Lime (Saber Marionette), e Rei Ayanami (Evangelion). A última aí pode até ser um pouco mais séria, mas ainda assim é adolescente, imatura. Olhando por cima, o papel mais próximo que eu conheço que ela já fez (considerando personalidade e relevância) foi a Faye Valentine (Cowboy Bebop), que é outra atuação incrível mas a personagem ainda está vários níveis de maturidade abaixo. O episódio inteiro é incrível – com a ressalva de que ou faltou dinheiro pra animação, ou fizeram uma escolha muito estranha e incluíram páginas do mangá na cena em que o Sukeroku e o Yakumo conversam, mas mesmo assim ficou bom! -, mas se me apontar uma arma na cabeça e me obrigar a escolher uma só característica positiva dele, foi a atuação da Hayashibara.

Nota: ?????

Fabio espera que esse artigo não dê problemas de formatação após ser publicado.
 
Ele tem seu próprio blog e você pode encontrá-lo no facebook também.