Neon Genesis Evangelion terá inspirado nome de uma descoberta científica

Procedimento de respiração pelo Ânus terá ido buscar o seu nome a Neon Genesis Evangelion!

Há muito tempo, peixes antigos nadavam num ambiente aquático hostil, com pouca luz e oxigénio limitado. Muitos morreram, mas alguns sobreviveram e evoluíram, dando origem ao peixe cobra (Misgurnus anguillicaudatus), um tipo de peixe comum em partes do Leste Asiático. O mecanismo de sobrevivência secreto do peixe cobra? Uma forma única de respiração intestinal.

Por outras palavras, os peixes cobra respiram pelo traseiro. Mas os cientistas descobriram agora que esse mecanismo evolutivo de respiração pode não se limitar aos peixes. Acontece que certos mamíferos também podem respirar pelo intestino por meio de um processo que os investigadores descrevem como “ventilação enteral pelo ânus”. A surpreendente descoberta é descrita num novo artigo publicado na revista CellPress.

Pela primeira vez, investigadores têm evidências de que a respiração intestinal pode ocorrer em mamíferos, embora com pouca intervenção. Quando a equipa de pesquisa injetou oxigénio líquido ou gasoso no reto de roedores e porcos, procedimento conhecido como ventilação enteral via ânus (EVA – Ventilação Enteral via Ânus), constatou que os animais conseguiam respirar pelo intestino.

EVA - Ventilação Enteral via Ânus

Na verdade, o procedimento aumentou os níveis de oxigénio em animais com privação de oxigénio, aumentando as suas hipóteses de sobrevivência. No relatório podemos ler:

Uma abordagem de prova do princípio em como o EVA é eficaz no fornecimento [de oxigénio] e no alívio dos sintomas de insuficiência respiratória em dois sistemas modelo de mamíferos

Os animais não experimentaram efeitos colaterais aparentes deste tratamento.

Embora o restante artigo seja sem dúvida fascinante, alguns leitores familiarizados com o mundo do anime rapidamente associaram a sigla do procedimento EVA com uma popular franquia anime que dá pela mesma sigla, Neon Genesis Evangelion, e que curiosamente também coloca os seus protagonistas a respirar través de um líquido, neste caso o LCL.

FONTEOtakomu
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.