Neon Genesis Evangelion terá inspirado nome de uma descoberta científica

Procedimento de respiração pelo Ânus terá ido buscar o seu nome a Neon Genesis Evangelion!

Há muito tempo, peixes antigos nadavam num ambiente aquático hostil, com pouca luz e oxigénio limitado. Muitos morreram, mas alguns sobreviveram e evoluíram, dando origem ao peixe cobra (Misgurnus anguillicaudatus), um tipo de peixe comum em partes do Leste Asiático. O mecanismo de sobrevivência secreto do peixe cobra? Uma forma única de respiração intestinal.

Por outras palavras, os peixes cobra respiram pelo traseiro. Mas os cientistas descobriram agora que esse mecanismo evolutivo de respiração pode não se limitar aos peixes. Acontece que certos mamíferos também podem respirar pelo intestino por meio de um processo que os investigadores descrevem como “ventilação enteral pelo ânus”. A surpreendente descoberta é descrita num novo artigo publicado na revista CellPress.

Pela primeira vez, investigadores têm evidências de que a respiração intestinal pode ocorrer em mamíferos, embora com pouca intervenção. Quando a equipa de pesquisa injetou oxigénio líquido ou gasoso no reto de roedores e porcos, procedimento conhecido como ventilação enteral via ânus (EVA – Ventilação Enteral via Ânus), constatou que os animais conseguiam respirar pelo intestino.

EVA - Ventilação Enteral via Ânus

Na verdade, o procedimento aumentou os níveis de oxigénio em animais com privação de oxigénio, aumentando as suas hipóteses de sobrevivência. No relatório podemos ler:

Uma abordagem de prova do princípio em como o EVA é eficaz no fornecimento [de oxigénio] e no alívio dos sintomas de insuficiência respiratória em dois sistemas modelo de mamíferos

Os animais não experimentaram efeitos colaterais aparentes deste tratamento.

Embora o restante artigo seja sem dúvida fascinante, alguns leitores familiarizados com o mundo do anime rapidamente associaram a sigla do procedimento EVA com uma popular franquia anime que dá pela mesma sigla, Neon Genesis Evangelion, e que curiosamente também coloca os seus protagonistas a respirar través de um líquido, neste caso o LCL.

Subscreve
Notify of
guest

6 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
King Lion 2019
King Lion 2019
15 , Maio , 2021 14:48

O que DIABOS isso teve a ver com EVA? Kkkkkkk Pra mim tudo não passou de uma coincidência. Os caras literalmente usaram as inicias de cada palavra e resultou nessa sigla.

1102
1102
Reply to  King Lion 2019
15 , Maio , 2021 15:43

Pensei a mesma coisa, mas na real é melhor fingir que isso nem existe…

Naoki
Naoki
Reply to  King Lion 2019
16 , Maio , 2021 11:09

Talvez os investigadores sejam fãs e além de ficar bem como sigla, deixar essa subtileza também.
Pode parecer estranho ou simples coincidência, mas a verdade é que isso acontece bastante no mundo cientifico. Eu faço parte da comunidade e sei de imensos casos como este.
Às vezes, os próprios investigadores/cientistas dão a conhecer porque deram X nome, porque são fãs de X banda, autor, livro, etc. Sejam nomes literais e fáceis de perceber ou pequenas subtilezas que após explicadas fazem sentido. Mas muitas vezes simplesmente sai e não há essa explicação por parte deles.

Mas é claro, neste caso pode ser simples coincidência. Se fizermos uma pesquisa mais a fundo, podemos ter mais certezas.(talvez)

Bom domingo.

🍦Pico Trap Delícia🍦
🍦Pico Trap Delícia🍦
15 , Maio , 2021 15:57

WTF HAHAHAHAHA.🤣🍦

Erabareshi Onna
Erabareshi Onna
15 , Maio , 2021 17:27

Não chega aos pés do imposto de renda dos EUA que se chama FUTA kkkkkk

Ronanfalcon
Ronanfalcon
22 , Maio , 2021 21:07

Se apegar apenas ao termo EVA pra toda essa conversa foi feio.
Esse povo está realmente com muito tempo livre.