
Rintaro, um dos nomes maiores da animação japonesa, foi escolhido pelo governo do Japão como Pessoa de Mérito Cultural de 2026. A lista foi divulgada a 23 de outubro e reúne 21 pessoas reconhecidas pelas suas contribuições para o desenvolvimento da cultura. O diretor, cujo nome verdadeiro é Shigeyuki Hayashi, tem 85 anos e surge ao lado de figuras como o saxofonista de jazz Sadao Watanabe, de 93.
No campo da animação, a distinção já tinha sido atribuída a Hayao Miyazaki, em 2012, e a Yoshiyuki Tomino, ligado a Mobile Suit Gundam, em 2021. A mesma divulgação do governo incluiu ainda a Ordem da Cultura, que este ano vai para oito pessoas, entre elas Shigeru Miyamoto, o criador de Mario.
Nascido em Tóquio a 22 de janeiro de 1941, Rintaro começou na indústria do anime em 1958, quando entrou na Toei Animation. Passou depois pela Mushi Production, estúdio fundado por Osamu Tezuka, e estreou-se na direção em 1963 com a série Tetsuwan Atom, conhecida internacionalmente como Astro Boy.
O grande salto para o cinema veio em 1979 com Galaxy Express 999, adaptado do mangá de Leiji Matsumoto, e a sequela Adieu Galaxy Express 999 chegou em 1981. Em 1983 foi escolhido para dirigir Genma Taisen (Harmagedon), baseado no mangá de Shotaro Ishinomori e Kazumasa Hirai, que foi a primeira longa-metragem de animação da Kadokawa Pictures. Mais tarde mudou a sua base de produção para o estúdio Madhouse, onde assinou filmes e OVAs como Metropolis, em 2001, e Yona Yona Penguin, em 2009.
Depois de Yona Yona Penguin, Rintaro passou 14 anos sem dirigir. O regresso aconteceu com Nezumikozo Jirokichi, uma curta de 2023 que acompanha a criação do filme mudo homónimo que Sadao Yamanaka fez em 1933. Yamanaka morreu em 1938, aos 28 anos, e teve um papel importante na passagem do cinema mudo para o sonoro no Japão.
O nome do diretor regressa agora a Galaxy Express 999. A Toei Animation anunciou a 25 de julho um novo filme da franquia, com Rintaro responsável pelo conceito da história. Ainda não foram divulgados diretor, data de estreia ou outros detalhes da produção.
O estúdio Madhouse reagiu à notícia na conta oficial no X: “Temos o prazer de anunciar que o Sr. Rintaro foi selecionado como Pessoa de Mérito Cultural este ano. Também na nossa empresa, contribuiu enormemente para a produção de inúmeras obras animadas, entre as quais Genma Taisen e Metropolis. Expressamos a nossa mais profunda gratidão pelas suas imensas contribuições e grandes feitos na promoção da cultura ao longo de muitos anos, e estendemos as nossas sinceras felicitações por esta honra”.
A cerimónia dedicada às Pessoas de Mérito Cultural realiza-se a 4 de novembro, num hotel em Tóquio. No dia anterior, 3 de novembro, o Imperador entrega a Ordem da Cultura no Palácio Imperial.









