アニメ映画と特徴酷似といわれながらこのレベルの低さ。「栃木県鹿沼市長選で落選した候補陣営が配布した政策ビラが、人気漫画スラムダンクを原作とするアニメ映画のポスターの特徴と酷似し、著作権法に抵触する可能性がある」「同県が地元の茂木敏充自民党幹事長や福田富一県知事らが描かれている」 pic.twitter.com/CJR3tLEjLf
— 藤井セイラ (@cobta) June 10, 2024
Com a popularidade de Slam Dunk em alta, o partido de centro-direita que governa o Japão, o Liberal Democratic Party (LDP), decidiu inspirar-se no poster do filme anime The First Slam Dunk, baseado no mangá de basquetebol de Takehiko Inoue (Vagabond, REAL), para promover os seus políticos e o resultado foi caricato como podem ver em cima.
O poster das eleições para prefeito na cidade de Kanuma, na província de Tochigi, foi divulgado através de vários meios de comunicação japoneses dia 10 de junho, sendo que algumas agências pensam que o poster pode mesmo violar a lei japonesa de direitos autorais.
O filme anime estreou em Portugal dia 30 de maio de 2024. Com animação pela Toei Animation, a direção é de Takehiko Inoue, e contamos com a presença do designer de personagem / diretor de animação Yasuyuki Ebara (Kabaneri of the Iron Fortress) e dos diretores técnicos Katsuhiko Kitada (episódios de Attack on Titan), Naoki Miyahara (Digimon Adventure, Popin Q), Toshio Ōhashi (LayereD Stories 0) e Yū Kamatani (Looking for Magical DoReMi, Precure Super Stars). O som é da responsabilidade de Yota Tsuruoka.
No elenco temos:
- Shugo Nakamura como Ryota Miyagi.
- Jun Kasama como Hisashi Mitsui.
- Shinichirou Kamio como Kaede Rukawa.
- Subaru Kimura como Hanamichi Sakuragi.
- Kenta Miyake como Takenori Akagi.
Na descrição de The First Slam Dunk podemos ler:
Ryota Miyagi, o rápido base da equipa de Shohoku, joga sempre com inteligência e à velocidade da luz, fazendo círculos à volta dos seus adversários enquanto finge uma certa calma. O seu irmão Sota, três anos mais velho, inspirou-lhe o gosto pelo basquetebol.
Agora no segundo ano de liceu, Ryota joga na equipa de basquetebol da escola secundária, com Sakuragi, Rukawa, Akagi e Mitsui. Presentes no Campeonato Nacional Inter-Escolas, julgam-se prontos a desafiar os actuais campeões, a Escola Secundária Sannoh Kogyo.
Prémio para melhor longa-metragem de animação da Academia Japonesa de Cinema.
Slam Dunk começou a ser publicado na Weekly Shonen Jump da Shueisha de 1990 a 1996 tendo terminado com 31 volumes. A obra inspirou uma série anime de 101 episódios em 1993 e teve direito a 4 filmes anime.
Teve um deputado de extrema-direita no Brasil que durante a campanha usou cosplayers e imagens de vários animes pra impulsionar a campanha nas redes sociais e ninguém falou nada. Até usou a música e poses de Attack on Titan na campanha, além de citar Luffy de One Piece como defensor da liberdade (direitista). Foi ridículo. O mais ridículo foi que o sujeito foi eleito…
Isso aí do Japão é mera homenagem, mas obviamente pode ser julgado como utilização da imagem de Slam Dunk pela semelhança óbvia.
Normalmente os japoneses que trabalham com entretenimento não mexem com política em público, pois eles ficam marcados quando apoiam esse ou aquele, e podem sofrer boicotes ou perseguição de todo tipo. Portanto, acho que pode ter algum processo ou pedido de retirada da propaganda vindo da Toei ou da Sheisha.
Esses japas…