Mais...
    InícioAnimePor que olhos tão grandes? Conheça a história dos animes!

    Por que olhos tão grandes? Conheça a história dos animes!

    Animes são um fenômeno no mundo inteiro, refletindo um pouco da cultura do Japão, assim como se diferenciam dos outros tipos de animação por ter estilos bem característicos: olhos grandes, traços simples, animações que nem sempre são de excelência, mas com um roteiro que pode ser bastante profundo, com momentos dramáticos, ou recheados de ação como cenas bem violentas, algo que durante muitos anos “espantava os adultos”, já que para nós, desenhos animados estão diretamente associados a um universo infantil.

    ÉPOCA DO CINEMA

    A primeira animação japonesa surgiu em 1907, ainda durante a época do cinema mudo, com o desenho Katsudo Shashin.  Ainda em caráter experimental, era uma animação de cinco segundos onde um marinheiro escrevia a frase “Imagens em movimento”. Seu criador é desconhecido e o filme era considerado perdido, até um comerciante de Quioto ter encontrado uma cópia no depósito de antigos filmes em dezembro de 2004 que estava em posse de uma família. Sua descoberta foi amplamente divulgada pela mídia japonesa.

    No entanto, 10 anos depois que começa a história do cinema de animação japonês, com alguns curtas como Namakura Gatana, também descoberto em uma loja de antiguidades em Osaka em março de 2008; e Urashima Taro, que se baseia em um conto homônimo do Japão.

    Após esse período, houve os primeiros avanços técnicos com a chegada do celulóide durante a década de trinta, o que facilitava as produções e ainda dava uma sofisticação técnica.

    Durante a segunda guerra mundial veio o primeiro anime com áudio: Momotaro: Umi no Shinpei, feito em 1945. Este e outros lançados anteriormente tinham caráter de propaganda bélica, mas mesmo assim, foi grande sucesso entre as crianças.

    Com o término da segunda guerra, houve grande influência dos heróis americanos na cultura japonesa e, querendo valorizar os produtos nacionais, houve um grande investimento nas produções de filmes de animação e super-heróis durante a década de cinquenta. Nesse contexto que surgiu a Toei Animation, em 1956, que foi a primeira a desenvolver animações em caráter industrial.

    Fundada pelo presidente Hiroshi Okawa, ele tinha o objetivo de fazer com que o Japão fosse um mercado competitivo dentro do segmento e queria que eles fossem uma espécie de “Disney asiático”. O primeiro trabalho foi A Lenda da Serpente Branca, um filme de 78 minutos de animação que fez grande sucesso no mercado oriental. Daí, vieram diversos outros filmes  e, desse modo, a empresa foi crescendo.

    O PRIMEIRO ANIME COMO CONHECEMOS: ASTRO BOY

    Mais conhecido atualmente pelo remake dos anos 2000, a versão de 1963 foi o primeiro anime contínuo e de grande sucesso no Japão. Também foi a primeira adaptação de um mangá para a série de TV e, por ter sido a primeira animação com vários episódios e divididos em temporadas, este acabou se tornando referência na área e todos os elementos que caracterizam os animes hoje em dia vieram daqui.

    Foi desenvolvido por Osamu Tezuka, que durante a segunda guerra mundial assistiu ao já citado Momotaro Umi no Shinpei e ele sonhou que, um dia, teria sua própria animação. O anime em si foi de responsabilidade da Mushi Studios, criado por ele também e que antes de Astroboy desenvolveu algumas séries menores para a TV.

    Traços simples e olhos grandes vieram graças ao Astroboy, sendo que estes existiam porque, segundo, Tezuka, os olhos são os principais responsáveis por denotar as nossas emoções e por isso que deixá-los grandes acabava causando mais “impacto” ao espectador, além de reconhecer mais facilmente o que o personagem estava sentindo e deixava-os mais carismáticos.

    SUCESSO ESTIMULOU A CONCORRÊNCIA E OS GÊNEROS QUE VEMOS HOJE

    Com os filmes da Toei Animation e o sucesso da série do Mushi Studios, as animações viraram uma verdadeira “fábrica de dinheiro”, e outras produtoras começaram a surgir para desenvolverem seus próprios animes. Ainda nos anos sessenta surgiram os primeiro animes em diversas categorias famosas hoje em dia:

    Robôs gigantes: Tetsujin 28-go, grande sucesso no Japão e em boa parte do mundo.

    Mahotsukai Sally: Conhecida também como Sally, a Bruxa, foi o primeiro “Mahou Shoujo” ou garota mágica, que veio a ser popularizado anos mais tarde por Sailor Moon. Este trazia o primeiro conceito do que viria a ser uma “transformação”

    Oraa Guzura Dado: Primeiro anime de comédia

    Durante os anos setenta vieram algumas animações que acabaram se tornando “lendárias” entre os fãs de anime, incluindo Speed Racer, Cutey Honey e Mobile Suit Gundam.

    E NO BRASIL?

    As animações japonesas chegavam com uma ou outra produção durante os anos 70 e 80, mas tiveram o seu primeiro grande “boom” durante os anos 90 com a chegada de Cavaleiros do Zodíaco na Manchete.  O anime foi responsável por elevar a audiência da emissora e conquistou o público de todas as idades, além de ficar em segundo lugar isolado em audiência.

    Com seu sucesso, diversas outras emissoras de TV passaram a exibir animes também. Incluindo SBT e Rede GLobo. Em 1999 veio o segundo grande “boom” com a chegada de Pokémon.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    5 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    5 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    JayJay
    JayJay
    10 , Setembro , 2019 2:07

    Muito boa

    ChadGrey
    ChadGrey
    10 , Setembro , 2019 2:07

    Old but gold.

    Alberto braz
    Alberto braz
    10 , Setembro , 2019 2:07

    Dororo deve ter sido o primeiro seinen é de 69

    Shiba
    Shiba
    10 , Setembro , 2019 2:07

    Muito interessante.

    パトリック ロック
    パトリック ロック
    10 , Setembro , 2019 2:07

    Muito bom, mano…Acabei aprendendo varias coisas.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares