A Motion Picture Producers Association of Japan (MPPA) anunciou o 2020 National Film Overview, um resumo das bilheteiras do Japão no ano de 2020.

Devido ao Covid-19 os números são naturalmente baixos relativamente ao ano transato. O número de espectadores no cinema em 2020 foi de 106,137 milhões, o que representa uma queda de 45,5% em relação a 2019. A receita de bilheteira foi de 143,285 bilhões de ienes (cerca de 1,4 bilhões de dólares), o que representa uma queda de 45,1% em relação a 2019.

Grande parte da receita de bilheteira da indústria cinematográfica japonesa em 2020 veio de Kimetsu no Yaiba: Infinity Train (Gekijouban Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha Hen), o filme anime de Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer), que arrecadou 36,5 bilhões de ienes (cerca de 351,7 milhões de dóalres) e vendeu 26,67 milhões de ingressos até domingo passado. A receita do filme foi responsável por um quarto do total de bilheteira no Japão no ano passado e um terço do total de bilheteira dos filmes japoneses.

A receita de bilheteira de filmes de anime em 2020 ultrapassou 50 bilhões de ienes (cerca de 481 milhões de dóalres), ou cerca de um terço do total de bilheteira do Japão. Sete filmes anime ultrapassaram cada um a marca de 1 bilhão de ienes (9,7 milhões de dólares) nas bilheteiras. Podem consultar em baixo esses filmes e a sua classificação de vendas e receita entre os filmes japoneses em 2020:

  • #1 — Demon Slayer – Kimetsu no Yaiba – The Movie: Mugen Train — 36.5 bilhões de ienes 351.7 milhões)
  • #4 — Eiga Doraemon: Nobita no Shin Kyōryū (Doraemon the Movie: Nobita’s New Dinosaur) — 3.35 bilhões de ienes (32 milhões de dólares)
  • #7 — Violet Evergarden: The Movie — 2.13 bilhões de ienes (21 milhões de dólares)
  • #9 — Fate/stay night: Heaven’s Feel III. spring song — 1.95 bilhões de ienes (19 milhões de dólares)
  • #10 — My Hero Academia: Heroes Rising — 1.79 bilhões de ienes (17 milhões de dólares)
  • #17 — Eiga Crayon Shin-chan Gekitotsu! Rakuga Kingdom to Hobo Yonin no Yūsha (Crayon Shin-chan the Movie: Crash! Rakuga Kingdom and Roughly Four Heroes) — 1.18 bilhões de ienes (11 milhões de dólares)
  • #19 — Lupin III THE FIRST — 1.16 bilhões de ienes (11 milhões de dólares)

Além disso, os seguintes filmes live-action baseados em mangá também excederam um bilhão de ienes:

  • #2 — Kyou Kara Ore Wa!! — 5.37 bilhões de ienes (51.49 milhões de dólares)
  • #8 — Kaiji: Final Game — 2.06 bilhões de ienes (19.75 milhões de dólares)
  • #11 — Wotakoi: Love is Hard for Otaku — 1.34 bilhões de ienes (12.84 milhões de dólares)
  • #18 — Kiss Me at the Stroke of Midnight — 1.17 bilhões de ienes (11.21 milhões de dólares)

Quatro filmes estrangeiros ultrapassaram cada um 1 bilhão de ienes no Japão no ano passado, são eles: Star Wars: The Rise of Skywalker, Parasite, Tenet e Cats.

Subscreve
Notify of
guest

9 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
29 , Janeiro , 2021 2:28

muito bom ver esses números de violet, acho inclusive que no futuro deve um live action tbm… tipo, a obra é meio fácil de ser adaptada assim, é até meio estranho n terem apostado nisso ainda

Steve Fox
Steve Fox
29 , Janeiro , 2021 0:29

Quando é que o vão lançar o bluray?

Juan Duarte
Juan Duarte
29 , Janeiro , 2021 1:01

Surpreso… Que os japoneses gostaram de cats.

izaque
izaque
29 , Janeiro , 2021 0:29

Espero que um dia,aconteça algo semelhante no Ocidente!!

Pedro Rodrigo
Pedro Rodrigo
28 , Janeiro , 2021 23:59

Só eu que vejo que os filmes canónicos vendem mais do que os filler ou meio canónico que não são adpatações do manga de origem, não percebo o pq da insistência de um terceiro filme, a fazer uma coisa que vai vender mais, vai ser canónico e consequentemente agrada mais os fãs.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Pedro Rodrigo
29 , Janeiro , 2021 3:21

Tem que ver o formato do arco que vai adaptar e ver se realmente compensa. Por exemplo, desde a 3 temporada(mas principalmente na 4), BnHA começou a ter ótimos índices de audiência no japão, na 4 temp. inclusive já quase toda semana figurando entre os 10 animes mais assistidos. Será que tipo lucrar 1 ou 2 bi de ienes a + com um filme valeria mais a pena para a franquia do que ter um anime de 12 ou 24 eps que provavelmente sempre vai ser um dos mais consumidos(na tv) pelos japoneses?

One Piece e outras obras provavelmente não tem filmes canônicos pelo tamanho dos arcos… apesar que eu gostaria mais se fizessem um filme meio canônico( adaptasse a novel do ace ou a novel do law). O mercado de filmes está crescendo, porém não bem como seu comentário diz, Violet está mudando o material original, então cairia como um ” semi filler “. Os filmes de Eiga Crayon Shin-chan e Doreamon não são canónicos. Lupin III THE FIRST eu n ctz, porém os outros filmes de Lupin não são canónicos, então provavelmente esse tmb n é.

Já na questão do live action, o comum é justamente ser canon. até pq a maioria dos shoujos*/ romance em vez de ter anime, tem live actions…
* E o gênero que normalmente mais faz bilheteria em live actions

Pedro Rodrigo
Pedro Rodrigo
Reply to  Marcelo
29 , Janeiro , 2021 15:55

Bem não sei o que dizer muito obrigado pela informação epa sem dúvida mais esclarecido, mas a teu ver achas que um filme canónico não teria mais vendas e iria atrair mais as pessoas além de que podiam reutilizar para dps transmitir na TV como série, assim melhorava a qualidade em tudo e a longo prazo mais fãs chegariam, e não sei, existe o esquema da Marvel e sendo popular fora do Japão e com o ganho de popularidade constante que tem vindo a ter não poderia chamar muito a atenção e fazer com que pessoas fossem ver o filme ao cinema e chamar pessoas para a série. Pois, quanto ao Doraemon e shin shan, eles já existem e atraem muitas crianças para o cinema. E quanto a falares na transmissão de TV, tu deixaste me ao máximos esclarecido agora eu não sei se é verdade mas ouvi dizer que o lucro de um filme é sempre maior que o de quando uma série passa na TV, é verdade?(não estou a ser irónico em nada do que escrevi, ao reler deu me essa impressão)

Marcelo
Marcelo
Reply to  Pedro Rodrigo
29 , Janeiro , 2021 22:45

O lucro sempre depende, por exemplo, se tu pegar os primeiros 15 filmes de Detetive Conan, nenhum deles superou 1 bilhão de ienes, aliás acho que ficou muito abaixo disso, mas do 16 para o 23(o último lançado) todos superaram essa marca, inclusive o 22 e o 23 fazendo mais de 9 bi de ienes*.
Então se tu for olhar dessa década para cá, é claro que fazer filmes vale +. Agora, Detetive Conan sempre foi um anime muito visto, então imagino que deva custa um belo de um preço. A pessoa para ver um filme de Detetive Conan não precisa ver a série, é um caso a parte, é isso que atrai muita gente. BnHA, a pessoa praticamente n vai tomar spoiler nenhum vendo os filmes, esse é o lado vantajoso de não ser canônico ((além de poder ter muito fan service**)).

*Se tu contar só a bilheteria japonesa, esse filme(de animação japones) vai está no top 10 de maior bilheteria
**Filmes de heróis ocidentais fazem muito isso… e seria mais ou menos o que violet ta fazendo, pegam o material o original, alteram ele para colocar mais fan service, ou seja, alterar habilidades/personalidades/aparência, enfiar personagens que n deviam estar ali e tirar outros, etc de forma a conquistar um publico maior.

Tem o fator streming ai, Detetive Conan é muito concentrado no Japão o público. No entanto, o que tu acha que serviço pagaria mais, um anime de 24 episódios que vc vai meio que “obrigar” o seu consumidor a assinar a plataforma por 6 meses ou um filme que provavelmente vai chegar ao seu catálogo só dps de uns 6 meses a 1 ano desde o lançamento no Japão?

Essa discussão da para entrar em outros fatores, tipo é mais fácil popularizar uma obra que sai em formato episódico do que uma que já sai como filme. Os filmes de Heróis fizeram muito sucesso fora da América do Norte muito provavelmente devido as animações e jogos que vieram antes, que popularizaram a marca de alguns heróis. Mas é importante dizer que eles tem o hábito de mudar o material original(HQ). E muito provavelmente isso ocorre para deixar mais leve, mais fácil de entender, colocar um personagem mais hypado na trama.

De qq forma é mais comum ter um anime de tv/streming, e dps vc relançar(adaptando para caber em 1:30/2 horas) em um formato de filme ou fazer uma história extra/uma rota diferente ou adaptar uma arco final da obra, vai entrar um fator costume ai. Até pq tem outros fatores que a popularidade pode alavancar, tipo vendas de camisas, figures, bluray, etc . Tipo BnHA tem uma venda bem legal ainda em bluray, + de 4000 mil por volume(que contém tipo 2 ou 3 eps). Na vdd acho q são uns 2k por bluray e uns 2,5k por dvd(+ barato).Vale dizer que ás vezes 200 milhões de ienes já é um valor bom a depender da popularidade da obra((200 milhões ienes = +- 2 milhões de dólares)).

Vai ter a questão da demora entre um filme e outro. Tem obras que são adaptadas só como filmes( tem uns 7-10 filmes), normalmente n tem grande bilheteria, nem uma excelente produção e a diferença de tempo é bem curta, tipo entre um filme e outro passam 3,6 no máx. 9 meses.

Também tem o outro lado, quando os filmes demoram muito, tendem a perder público, inclusive de obras que tiveram anime, ex: Psycho Pass, depois que saiu a 1 e 2 temporada, teve um filme continuação, foi super bem (mais de 800 mi de ienes), de lá até o próximo filme demorou 4 anos, para continuação, a bilheteria despencou(- de 200 mi de ienes), para um valor ainda ok. E nesse caso entra o fator anterior, todas saindo quase que em sequência, inclusive todos os filmes ai são canónicos.

Claro, falando em uma opinião pessoal, eu gostaria de mais filmes canónicos, principalmente de obras que n acho tão incrível, que eu não tenho aquela vontade de assistir logo. E No seu primeiro comentário, eu tive a impressão que vc estava se referindo a BnHA, então vou falar da obra, acho meio arriscado, tipo tem arcos que precisaria de mais de 1 filme, tem outros que não são muitos queridos(tipo Gentleman), que da até para pular, mas será que um arco desses faria um put4 bilheteria? Talvez seria interessante um filme ou uma trilogia de 3 filmes para adaptar o arco final(se ele n for gigante) ou fazer algo do passado***

***algo canónico, porém tbm traria um público que n acompanhou a obra em sua totalidade, além de não atrapalhar novas temporadas, podia dar para outro staff fazer(única coisa q ia precisar é os dubladores)

comentários finais:
Desculpa o textão
Desculpa erros de português
tme um site legal que mostra algumas da bilheteria de filmes de anime, se quiser da uma olhada(https://Www.Someanithing.Com/268)
consegui editar 🙂

Pedro Rodrigo
Pedro Rodrigo
Reply to  Marcelo
30 , Janeiro , 2021 10:23

Mano do céu, eu adoro-te, obrigado por teres perdido muito do teu tempo para me explicares tudo isso.