Em 2016 estreou a série anime Yuri!!! on Ice que foi elogiada por muitos, mas Manabu Ohtsuka, o CEO do estúdio MAPPA (Chainsaw Man, Jujutsu Kaisen, Dororo), revelou numa entrevista que apesar do sucesso o anime trouxe muito pouco dinheiro para o estúdio de animação.
Numa entrevista à revista KOMPASS, Ohtsuka expressou a sua frustração com a situação e como isso ajudou a mudar a forma como o estúdio funciona.
Quando questionado sobre como gerir um estúdio de animação no Japão ele respondeu:
A nossa produção, Yuri!!! on Ice!!!, foi um grande sucesso. Mas comparado a esse sucesso, o dinheiro que entrou no estúdio foi muito pouco.
Mais tarde Ohtsuka elaborou:
Sentimos que o nosso estúdio tinha sido responsável por continuar a permitir esta estrutura e sentimos que tínhamos de aumentar o que podíamos fazer sozinhos. Não podemos controlar quando teremos uma produção de sucesso, portanto, a menos que aproveitemos ao máximo as oportunidades limitadas que temos, não seremos capazes de crescer como empresa.
Para sair dessa situação, foram necessários investimentos em outros negócios, ambiente e desenvolvimento de recursos humanos. Além disso, precisávamos de pensar em planos de negócios. [Gerente geral do departamento de planeamento Makoto] Kimura, que já trabalhava nessas áreas há muito tempo, juntou-se a nós. E, ao mesmo tempo, plataformas de distribuição no exterior entraram no mercado de animação japonesa, o que ampliou muito as nossas oportunidades.
A história de Yuri!!! on Ice desenrola-se à volta de Yūri Katsuki, que representava todas as esperanças do Japão em vencer a competição de patinagem no gelo Gran Prix Finale, mas que sofreu uma derrota esmagadora. Desanimado ele regressa a casa com pensamentos em desistir mas acaba por se cruzar com Victor Nikiforov que ganhou cinco vezes o campeonato do mundo de patinagem e Yuri Plisetsky, um jovem russo que já consegue derrotar outros patinadores com mais experiência. Victor e os dois Yuris vão partir numa aventura para ganhar a série Grand Prix de patinagem artística.
A animação é do estúdio MAPPA, a direção é de Sayo Yamamoto (Lupin III: The Woman Called Fujiko Mine, Michiko & Hatchin), a história é de Mitsurou Kubo (Moteki, 3.3.7 Byooshi) e o design de personagens é de Tadashi Hiramatsu (Parasyte -the maxim-).