HQ da Marvel é censurada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro

A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro determinou nesta quinta-feira que a HQ da Marvel Comics Vingadores: A Cruzada das Crianças (Avengers: The Children’s Crusade) fosse recolhida da Bienal do Livro, que ocorre na cidade até o dia 08 de setembro.

O anúncio com o recolhimento da HQ na Bienal do Livro ocorreu após discurso inflamado do vereador Alexandre Isquierdo (do partido DEM) nesta quarta-feira (04), aonde ele atacou diretamente o quadrinho e as editoras Marvel, Panini e Salvat (responsáveis pela lançamento da HQ no Brasil em diversos momentos).

Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, a HQ da Marvel apresentava “conteúdo sexual” e deveria ser comercializado na feira em um saco de plástico preto com aviso do lado de fora.

Publicado pela Marvel Comics em 2010 e com roteiro de Allan Heinberg, Vingadores: A Cruzada das Crianças têm sua história focada no casal homossexual Wiccano e Hulkling. Na HQ ocorre atos de carinho entre os dois personagens, mas em nenhum momento é apresentada uma cena contendo ato sexual.

Nesta sexta-feira a HQ da Marvel foi comercializada sem a censura do saco plastico preto e se esgotou rapidamente na Bienal no estande da editora Panini, porém fiscais da prefeitura do Rio de Janeiro foram ao local do evento e verificaram diversos estandes de editoras de HQ, livros e mangas e a sala de imprensa.