Mais...
    InícioBrasilUma visita ao Museu da Imigração Japonesa em São Paulo

    Uma visita ao Museu da Imigração Japonesa em São Paulo

    Replica do navio Kasato Maru.

    Situado no Bairro da Liberdade na cidade de São Paulo, o Museu da Imigração Japonesa é um excelente local para passear e conhecer mais sobre a história dos imigrantes japoneses no Brasil.

    Fundado em 1978 e inaugurado com a presença do futuro Imperador Naruhito (na época ainda príncipe), o museu no prédio da Bunkyo possui mais de 97 mil itens, incluindo documentos, fotos, jornais e diversos objetos variados. O museu é reservado no 7°, 8° e 9° andar do prédio e mostra de uma forma cronológica os acontecimentos e um pouco de como era a vida dos imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil.

    Seguindo o caminho indicado na chegada de cada andar, é possível ter uma experiência visual e sensorial em diversos momentos, como sons ambientes e também com televisores passando informações sobre determinados objetos ou locais. No decorrer do trajeto é abordada a propaganda para a imigração e a chegada no Brasil do navio Kasato Maru, que tem uma réplica reduzida no museu, a vida dos primeiros imigrantes nas fazendas de café e a criação de vilas e cidades de imigrantes japoneses.

    Panfleto de propaganda de imigração do Japão para o Brasil.

    A integração dos imigrantes japoneses, e seus descendentes, dentro da sociedade brasileira também possui um grande destaque no trajeto do museu, isso ocorre com a exposição de muitas fotos e documentos e, com a proximidade dos tempos atuais, vários depoimentos. Personalidades também ganham destaque, como cantores, militares e políticos com descendência japonesa.

    Os fãs de samurai poderão ver de perto diversos ornamentos tradicionais e várias katanas. O museu possui inclusive uma área com a exposição de diversas espadas samurais de estilos diferentes.  

    A cultura pop japonesa também possui um espaço próprio dentro do acervo do museu. A área possui diversos itens lançados no Brasil, como mangás e revistas especializadas em animes, props de cosplay, e vários itens disponibilizados ao museu pela Sato Company, com destaque para um case de negativo do filme Akira. Esta área ainda possui diversos figures da franquia Kamen Rider e réplicas de traje dos protagonistas das séries Tokusatsu Jaspion, Jiraiya e Kamen Rider Black.

    Museu da Imigração Japonesa

    • Onde: Rua São Joaquim, 381, Liberdade – São Paulo (próximo a estação São Joaquim do Metrô)
    • Atração livre para todas as idades
    • Museu funciona de terça a domingo, das 13h às 17h
    • Preço: R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia-entrada)
    • Site: https://www.bunkyo.org.br/br/museu-historico/
    Replica da pintura A Grande Onda de Kanagawa.
    Bonecos tradicionais.
    Ornamentos de uma armadura tradicional.
    Área com a exposição de Katanas de diversos estilos.
    Case de rolo de negativo do filme Akira.
    Mangas e revistas publicadas no Brasil.
    Replica do traje dos protagonistas das séries Jaspion e Jiraya.
    Replica do traje do protagonista da série Kamen Rider Black.
    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares