Mais...
    InícioCosplayDestaque Cosplayer: Scarlet Cosplay

    Destaque Cosplayer: Scarlet Cosplay

    A Liliana Raquel Marta é cabeleireira e vive em Lisboa, mas sob o nome de “Scarlet Cosplay” faz parte da crescente comunidade de pessoas em Portugal que se vestem das suas personagens preferidas

    Desde miúda que Liliana já tinha pensado em fazer cosplay sem conhecer propriamente o termo, uma vez que sempre que via Sailor Moon tinha vontade de se vestir e ser como a personagem principal, Usagi.

    – Como descobriste este hobby?

    “Descobri o hobby através do meu melhor amigo. Na altura ele fez cosplay de Sasuke (da anime Naruto). Eu não fazia a mínima ideia do que era. Levou-me a um evento, e eu fiquei a conhecer.”

    – Quando fizeste cosplay pela primeira vez?

    “No iberanime de 2013, mais ou menos quatro anos depois de ‘descobrir’ o cosplay. Fiz de Yuri Nakamura do anime Angel Beats.”

    – O que te fez querer voltar a fazer cosplay?

     “Eu faço cosplay por gosto, e por me querer desafiar. Pois o trabalho que está por trás até ter um fato feito é bastante exigente. Não é só por me vestir de outra personagem mas também por ter de saber posar para fotografias, aprender a costurar e também representar a personagem. Mas acima de tudo, é porque acho divertido!”

    – Qual é a personagem com que mais te identificas, de todas as que já representaste?

    “O nome da minha página é Scarlet em honra da personagem: Erza Scarlet de Fairy Tail.  É uma mulher que não desiste facilmente, defende os que ama com a vida, luta mesmo quando não tem força, e no entanto tem a sua parte fraca. Acho que todos nós temos pontos fracos na vida.

    Segundo os meus amigos mais próximos encaixo-me perfeitamente com a Umaru Doma. “

    – Escolhe a tua equipa: costura, crafting ou caracterização?

    “Caracterização sem dúvida. Antes de ser cabeleireira já estilizava perucas. Fui aprendendo com workshops, procurando pela internet, cometendo erros e aprendendo com eles. Gosto muito de fazer fatos, mas o que me dá mais prazer é maquilhagem e perucas! Aliás, de momento faço comissões de estilização de perucas.”

    – Descreve o processo da criação desta peruca

    “Desmontei duas perucas para ter os wefts com a fibra das duas. Usei uma rede para ir colocando os wefts, intercalando cabelo comprido com cabelo curto. Depois de tudo montado, fiz um escadeado em cima para fazer o bico, e ripei em cima para criar uma base. A partir daí é ripar para cima usando laca e gel, com ajuda do secador quente/frio para fixar.
    Colei tudo com cola quente. É necessário ter atenção a cabeça que usamos, a de esferovite é incompatível com o processo. Depois da cola, ainda passei com linha e agulha na base para assegurar a fixação da peruca.”

    – O que dizes sobre a importância da maquilhagem no cosplay?

    “Acho que dá um ar completamente diferente ao cosplay. Principalmente para quem gosta de tirar fotos! Especialmente com lentes de contacto. Não é obrigatório usar, de modo nenhum, os meus primeiros fatos não tinham nada disso. Mas faz-nos sentir bem mais dentro da personagem e fica muito melhor em camera.”

    – Então e que dizes aos rapazes que temem usar maquilhagem no cosplay por ser uma “coisa de mulher”?

    “Nas artes do espetáculo os homens usam maquilhagem! Com cosplay é o mesmo. A maquilhagem num rapaz pode ser usada para definir mais a linha do queixo, do rosto, esconder a sombra da barba, borbulhas ou manchas de pele. Não é necessariamente preciso imensa maquilhagem mas faz uma grande diferença. Vejam tutoriais de maquilhagem para cosplay, há imensos vídeos!”

    – Que dica gostarias de dar a quem estiver a ler?

    “Acima de tudo devemos ter noção que o nosso corpo não é igual às personagens de anime que gostamos. Portanto temos sempre de ter em conta a adaptação das roupas e perucas dessas personagens à realidade e aos nossos corpos. Devemos também ter em conta o nosso nível de conforto com a roupa de x personagem. Se não te sentes confortável com essas roupas mas queres fazer a personagem na mesma, adapta-as! Se a saia for demasiado curta para ti, faz uma saia mais comprida, por exemplo.”

    – No assunto dos nossos corpos não serem iguais aos da maioria das personagens de videojogos e anime, que tens a comentar sobre a discriminação dos vários tipos de corpo na comunidade do cosplay?

    “Já me disseram que as pessoas gordas não deviam fazer cosplay. É frustrante quando nos desvalorizam assim. Não há vergonha alguma em ser gorda ou magra, alta ou baixa. Há quem seja plus size e esteja completamente feliz e satisfeito, ninguém tem nada a ver com isso.
    Se gostas da personagem, se achas que te vais sentir bem a fazer dela, FAZ, DON’T GIVE A F#CK!!!”

    – Que planos de cosplay tens para este ano?

    “Tenciono fazer de Beatrice de Re:Zero, Judy Hopps do filme Zootopia, Hatsune Miku, Kotori de Love Live e ainda, uma armadura da Saber da série Fate.”

    Podem seguir o trabalho da Liliana como cosplayer em:

     

    Se são cosplayers e gostavam de mostrar o vosso trabalho aqui no site basta entrarem em contacto através do email admin@otakupt.com.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    2 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    2 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Otaku  24H ON
    Otaku 24H ON
    13 , Julho , 2019 4:30

    Mano ela fazendo cosplay é legal e tudo ne, mas n vamos falar que se alguem achar ela fazendo cosplay o resultado ser feio, a pessoa n esta discriminando. Discriminar seria xingar ela ou mandar ela parar de fazer so pra lembrar

    Weslley de Sousa
    Weslley de Sousa
    13 , Julho , 2019 4:30

    Arrasou. <3

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares