Cobertura Otakontro SC – Brasil (Março/2011)

A cultura de anime e mangá possui uma representação muito forte no Brasil. Em Santa Catarina, região sul do país, diversos adeptos têm se mostrado engajados à crescente organização de eventos direcionados à esse público e cultura.


Para suprir os intervalos entre esses eventos, os otakus realizam em suas cidades, de forma quinzenal ou mensal, encontros para assistir animes, jogar e conversar. Esses encontros são denominados Otakontros. O organizador dos Otakontros da cidade de Florianópolis (capital de Santa Catarina), Shigeharu Tsukamoto, é também realizador do evento Wasabi Show, um dos maiores eventos do estado. Como ele possui experiência na organização de um grande evento, Shige (como é conhecido pelos otakus), decidiu criar o evento Otakontro SC.


O evento teve sua primeira edição no dia 20 de março de 2011 na cidade de Florianópolis. O Otakontro SC aconteceu no prédio de uma tradicional escola da cidade, possibilitando às pessoas a utilização de vários ambientes deste espaço: quadras de esportes, teatro, cantina, hall de entrada, etc. Cada ambiente foi utilizado de acordo com suas possibilidades para comportar tudo que foi programado para constar no evento. Haviam lojas de produtos orientais, mangás, roupas, acessórios, figures e gashapons. O evento Otakontro SC é de porte regional (região sul do país), mas possui potencial para tornar-se um evento de porte nacional.


Entre as atividades, além de concursos de cosplay, anime-ke e campeonato de games, contou com a apresentação da Academia S.C.A.M da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um grupo de pesquisa em lutas medievais. Também contou com o pessoal da yumebq para a cobertura fotográfica.


Por fim, houve o encerramento com o show da Banda Ryokan, grupo de J-Rock da cidade de Florianópolis (SC).


Algumas Fotos do Evento

Cosplayer.


Concurso de Cosplay.


Palco para apresentações.


Pessoal da Academia S.C.A.M reunidos.


Lojinhas de produtos orientais, mangas, animes, figures, etc.


Ponteiro para outras fotos do eventovídeos do evento.