Imperador Naruhito é entronado no Japão

Imperador Naruhito

Nesta terça-feira (22) foi realizado no Palácio Imperial em Tóquio a cerimônia que entronizou oficialmente Naruhito, filho mais velho do antigo imperador Akihito, como imperador do Japão. A cerimônia de entronização contou com a presença de 2 mil convidados, incluindo chefes de estado.

Está cerimônia faz parte das cerimônias de ascensão de um imperador do Japão, lembrando que no mês de maio foi realizada a cerimônia em que Naruhito herdou oficialmente os três tesouros sagrados do Japão (a espada Kusanagi, as jóias Yasakani no magatama e o espelho Yata no Kagami) e foi legitimado para assumir o Trono de Crisântemo como imperador e assim iniciar a era Reiwa no país.

Durante a cerimônia de hoje o novo imperador proclamou sua entronização ao lado da imperatriz Masako. Logo em seguida o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe respondeu com três gritos de “Banzai”.

Primeiro-Ministro Shinzo Abe respondendo com três gritos de “Banzai”.

Para o mês de novembro a Agência da Casa Imperial japonesa está considerando a participação do (agora) imperador Naruhito no Daijo-sai, ou ritual do Grande Dia de Ação de Graças. Neste ritual xintoísta, considerado importante após a sua coroação em relação a parte religiosa do país, o imperador se “junta” a deusa Amaterasu, realiza ofertas para a divindade e provar do arroz sagrado que ira lhe transformar no “intermediário” da deusa com o povo japonês.

Naruhito é o 126° imperador do Japão, assumindo assim o mais alto posto da monarquia hereditária da Dinastia Yamato, considerada a mais antiga do mundo com mais de 2600 anos de história. O primeiro na linha de sucessão do trono imperial do país é o príncipe Akishino (o filho mais novo de Akihito), que irá assumir o título de “Koshi” (ou Kotaishi Denka) em uma cerimônia no futuro.

Imperatriz Masako