Studio Ghibli ameaçou Harvey Weinstein com uma espada samurai

Hayao Miyazaki derrotou Harvey Weinstein com uma espada samurai

Studio Ghibli ameaçou Harvey Weinstein com uma espada samurai

Desde outubro do ano passado que cada vez são revelados mais casos do comportamento do produtor Harvey Weinstein acusado de ser um predador sexual e de utilizar a intimidação para conseguir os seus desejos pessoais.

Enquanto muitas pessoas foram forçadas a ceder às maneiras ameaçadoras de Weinstein, um homem e a sua equipa no Japão recusaram deixar-se intimidar, e de uma forma memorável: com uma espada samurai japonesa.

A história, que ressurgiu no meio do escândalo de Weinstein, foi contada pela primeira vez pelo diretor e cofundador do , , numa entrevista ao The Guardian em 2005, quando Weinstein ainda era um produtor respeitado, embora temido, de Hollywood.

Na época, Miyazaki estava em Veneza a promover o seu último filme, Howl’s Moving Castle, e esta rara entrevista foi a primeira que o diretor concordou em 10 anos. Enquanto a discussão se desenrolava em torno do seu trabalho, em dado momento o entrevistador perguntou se o rumor sobre ele ter enviado uma espada de samurai para Harvey Weinstein era realmente verdade.

Miyazaki confirmou a história, dizendo: “Na verdade, foi o meu produtor [Toshio Suzuki] que fez isso”, revelando depois que a espada foi enviada depois de Weinstein, que estava no comando do lançamento nos EUA de Princesa Mononoke, o ter bombardeado com um “ataque agressivo” e “toda uma série de exigências para colocar cortes” no filme.

A espada foi enviada para Weinstein com a seguinte mensagem anexada: “Sem cortes”.

Weinstein, que era conhecido por editar os filmes a seu gosto, acabou por desistir de fazer cortes no lançamento de Princesa Mononoke nos EUA e, à medida que Miyazaki recordava a história com o entrevistador, sorriu e disse: “Eu derrotei-o“.

sempre teve muito cuidado em não deixar as distribuidores alterarem os seus filmes como podem ler neste nosso artigo “9 Animes que foram erros terríveis“, onde em 1985 tiveram uma má experiência com Nausicaä do Vale do Vento.