A ASUS anunciou as três novas motherboards Intel Z790 durante a Gamescom 2023, a ROG Maximus Z790 Dark Hero, a ROG Strix Z790-A Gaming WiFi II e a TUF Gaming Z790-Pro WiFi, todas compatíveis com os processadores Intel Core da 12.ª Geração, 13.ª Geração e Próxima Geração. Cada motherboard inclui PCIe 5.0, suporte para memória DDR5, conectividade melhorada, capacidades de afinação de performance, soluções de arrefecimento eficientes, funcionalidades de DIY e uma série de outras funcionalidades e elementos.

Ambos os processadores Core de 12.ª e 13.ª geração da Intel encaixam na socket LGA 1700, pelo que os utilizadores vão poder construir ou atualizar a sua própria build com motherboards Z690 ou Z790 e escolher entre uma vasta gama de processadores também da Próxima Geração da marca. Para tal só terão de atualizar a BIOS da sua motherboard para tirarem total partido do processador e de todas as funcionalidades energéticas e de desempenho tais como o WiFi 7 que foi anunciado em janeiro de 2023.

A WiFi 7 utiliza muitas tecnologias para atingir velocidades ultrarrápidas sem fios. Começa com canais ultra-amplos de 320 MHz que permitem aos routers WiFi 7 oferecer uma performance superior e uma maior capacidade. A 4096 Quadrature Amplitude Modulation (QAM) permite que uma maior quantidade de dados seja incorporada de forma mais densa em cada sinal. Adicionalmente, o Multi-link Operation (MLO) também permite que os dispositivos transmitam ou recebam simultaneamente em diferentes bandas e canais, com separação dos planos de dados e de controlo. As ligações paralelas permitem velocidades mais rápidas através da agregação da largura de banda, com ligações WiFi mais fiáveis em várias bandas utilizadas em simultâneo. A norma WiFi 7 também faz uma utilização mais eficiente do espetro disponível. Com Multi-RU e o Puncturing, os dispositivos WiFi 7 poderão tirar o máximo partido da parte restante dos canais que não estão a ser utilizados ou interrompidos. Por isso, a largura de banda WiFi pode ser utilizada de forma eficiente para tornar a transmissão de dados mais rápida e fiável. Claro que para tirar o máximo partido da mais recente norma wireless, os utilizadores precisam de um router WiFi 7 e de um dispositivo WiFi 7. As mais recentes motherboards ROG Maximus e ROG Strix Z790 estarão entre os primeiros produtos da ASUS equipados que vão receber a nova norma de redes sem fios.

A galardoada ROG Maximus Dark Hero regressa para oferecer a melhor experiência de rede sem fios e  permitir velocidades de ligação até 5.8 Gbps e uma ligação à Internet. Para ajudar os utilizadores a tirar o máximo partido da sua ligação WiFi 7, a ASUS está a apresentar a WiFi Q-Antenna. Esta apresenta um design totalmente novo que inclui otimizações de circuito para a PCB e conectores de pinos interiores aperfeiçoados, melhorando consideravelmente o débito de sinal para as bandas de 5 GHz e 6 GHz. O seu design simples de um só passo significa que os utilizadores não têm de fazer mais nada para além de a ligar. Uma vez que se trata de uma antena direcional, vão ser fornecidas funcionalidades na aplicação Armoury Crate para melhorar a qualidade e o alcance do sinal. Enquanto o Direction Finder deteta a intensidade do sinal e identifica o posicionamento ideal para esta antena em apenas alguns passos o Fast Check dá aos utilizadores uma forma rápida de verificar a intensidade do sinal e garantir que estão a obter a melhor ligação.

Nos meses que se seguiram ao lançamento das primeiras motherboards ASUS Z790, os primeiros SSDs PCIe 5.0 M.2 chegaram ao mercado para oferecer velocidades de transferência que desafiam a imaginação de qualquer um. Estas unidades são perfeitas para entusiastas que precisam de acesso de alta velocidade a ficheiros e conjuntos de dados grandes -para não mencionar qualquer utilizador que deseje os tempos de arranque e execução de aplicações mais rápidos.

Para tornar ainda mais fácil para os utilizadores tirarem partido destas unidades de topo, a ASUS inclui sockets PCIe 5.0 M.2 incorporadas nas suas motherboards Z790. Para os utilizadores que estão a construir um PC em 2023, o número de sockets M.2 disponíveis é muitas vezes tão importante como a largura de banda disponível em cada socket. Podem precisar de muitos sockets M.2 para construir convenientemente uma grande biblioteca de armazenamento, ou talvez tenham uma coleção de unidades M.2 de construções anteriores das quais gostariam de tirar mais proveito. De qualquer forma, a ASUS está a reforçar a sua linha Z790 com ainda mais opções, como a ROG Strix Z790-A Gaming WiFi II que apresenta cinco sockets M.2 com dissipadores de calor premium e uma estética a condizer.

A maioria dos utilizares desejam ter o conforto e a acessibilidade de um elevado número de ligações USB na parte frontal do seu PC. Quer se trate um smartphone, tablet, comando de jogo ou outro dispositivo portátil, as mais recentes motherboards Z790 facilitam este processo ao incluírem um conector que permite aos utilizadores configurar uma porta USB Type-C no painel frontal ligada a uma caixa compatível com velocidades USB 3.2 Gen 2×2, que transfere dados até 20 Gbps. Mas isso é tudo, a funcionalidade incorporada USB Wattage Watcher permite aos utilizadores monitorizar a potência atual fornecida a um dispositivo ligado ao conector USB 20 Gbps Type-C do painel frontal. Com o USB Wattage Watcher, os utilizadores podem ver a potência de carregamento do seu dispositivo em tempo real e verificar o estado de carregamento rápido do dispositivo.

Durante algum tempo, os construtores de PC debateram se preferiam uma RAM DDR4 acessível ou uma RAM DDR5 de alta performance para os seus sistemas. Agora que o mercado de DDR5 amadureceu e que está disponível uma vasta gama de kits de memória a preços cada vez mais atrativos. Para proporcionar aos utilizadores uma forma descomplicada de colocar o seu kit de memória, todas as motherboards ASUS Z790 que suportam DDR5 oferecem aos seus utilizadores o acesso a perfis AEMP II. Estes tornam mais fácil para os utilizadores afinarem a sua memória acima das definições de base enquanto mantêm o funcionamento do sistema estável. Com o AEMP II, as definições de memória otimizadas estão apenas a um clique de distância, quer os utilizadores estejam a tirar o máximo partido de um módulo de nível de entrada como a preparar um kit de alta velocidade para a performance máxima. A ROG Maximus Z790 Dark Hero e a ROG Strix Z790-A Gaming WiFi II vão um passo mais além com DIMM Flex, uma funcionalidade da BIOS que monitoriza as temperaturas da DRAM e ajusta dinamicamente a performance à medida que o espaço térmico o permite. Os controlos inteligentes fazem-no juntamente com o AI Overclocking. Esta ferramenta aumenta as velocidades de clock do processador com apenas um clique do rato, a inteligência da aplicação também monitoriza a eficiência do dissipador e as alterações no ambiente de funcionamento para ajustar os seus parâmetros ao longo do tempo para obter a melhor performance com o conjunto único de componentes de um sistema. Os utilizadores não só terão acesso à AI Overclocking
em todas as motherboards ROG Maximus e ROG Strix Z790, como também e pela numa motherboard TUF Gaming com um chipset Intel.

Esta tecnologia inteligente também está pronta para otimizar o arrefecimento. O AI Cooling II é a solução perfeita para os construtores que optam por ventoinhas de caixa com RPM mais elevadas, capazes de movimentar grandes volumes de ar. Estas ventoinhas mantêm os componentes de alta performance arrefecidos sob carga, mas podem produzir ruído excessivo quando os utilizadores estão a realizar tarefas ligeiras, como navegar na internet, fazer streaming multimédia, escrever um e-mail ou simplesmente colocar o PC estar em IDLE. O AI Cooling II proporciona aos utilizadores uma ferramenta fácil para obterem um fluxo de ar eficaz sob carga e um funcionamento silencioso durante tarefas ligeiras.

Quando os utilizadores ativam esta ferramenta pela primeira vez através do FanXpert na aplicação Armoury Crate, esta utiliza um algoritmo de aprendizagem automática para recolher dados do sistema durante um breve teste de stress. A partir daí, o AI Cooling II monitoriza o processador e usa os dados do seu teste de stress para calcular a velocidade mais baixa da ventoinha necessária para arrefecer eficazmente o sistema – ao mesmo tempo que minimiza os níveis de ruído. Este sistema de controlo da ventoinha pode reduzir o ruído da ventoinha do sistema em até 5.7 dB sob cargas sustentadas. Através
deste sistema auto adaptável, os utilizadores terão sempre potência de arrefecimento quando precisam e funcionamento silencioso quando o querem. A ASUS aproveitou também esta oportunidade para atualizar o FanXpert com o conjunto completo de opções de calibração e controlo das ventoinhas. Os utilizadores irão obter o mapeamento da temperatura de entrada e da resposta da ventoinha – tudo dentro do Windows através da conveniente aplicação Armoury Crate.

Quer os utilizadores estejam a coordenar com os seus companheiros de equipa num jogo online ou em videoconferência com colegas de trabalho e potenciais clientes, uma comunicação clara é essencial. A tecnologia AI Noise Cancelation (Cancelamento de Ruído) utiliza uma enorme base de dados de deep-learning para filtrar o ruído de fundo de um microfone e do áudio recebido. O barulho do teclado, os cliques do rato e outros ruídos ambientais são reduzidos de forma inteligente para que os utilizadores possam ouvir e ser ouvidos com uma clareza cristalina enquanto jogam ou fazem chamadas. As funcionalidades DIY; tornam a construção PC mais fácil do que nunca em cada geração de componentes. As inovações exclusivas ASUS Q-Design na linha ASUS Z790 simplificam e agilizam o processo de construção e atualização de um PC. As placas gráficas de topo em dia dispõem frequentemente de soluções de arrefecimento enormes e placas posteriores robustas ótimas para o desempenho, mas péssimas para aceder à abertura do trinco de libertação da PCIe na motherboard. O botão ASUS PCIe Slot Q-Release permite aos utilizadores libertar uma placa gráfica da socket com um simples toque. A ASUS estreou esta funcionalidade conveniente nas suas motherboards Z690 premium, e orgulha-se de a oferecer também nos modelos TUF Gaming.

Da mesma forma, os designs tradicionais dos sockets da DIMM requerem que os utilizadores bloqueiem ambos os lados do stick de memória, e nem sempre foi fácil para aqueles com dedos maiores desbloquearem o trinco mais próximo da placa gráfica. É por isso que a ASUS também implementou o seu design de bloqueio Q-DIMM de um só lado em muitas das suas motherboards Z790. Com esta disposição, os utilizadores não têm de se preocupar com um trinco que possa estar demasiado perto da sua placa gráfica. Um único trinco no lado de mais fácil acesso do socket DIMM é tudo o que é necessário para manter os módulos de memória firmemente no lugar. Instalar a RAM – e atualizá-la no
futuro – é muito mais fácil. As mais recentes motherboards Z790 até ajudam no caso dos utilizadores não instalarem corretamente um stick de RAM. O indicador Q-LED acende-se – mesmo antes do arranque – para informar os utilizadores se os sticks de memória estão corretamente inseridos. A ASUS também simplificou o processo da instalação de uma unidade M.2 com o Q-Latch. Nunca mais terão de lidar com outro parafuso M.2 minúsculo, dado que podes prender ou soltar uma unidade M.2 apenas com a ponta dos dedos. Vais encontrar o M.2 Q-Latch em todas as motherboards ROG Maximus, ROG Strix e TUF Gaming Z790.

A ROG Maximus Z790 Dark Hero duplica os tons sombrios para criar uma estética única. A iluminação Polymo na cobertura de I/O dá-lhe o destaque perfeito. Este conjunto microestrutural de luz e cor apresenta duas camadas separadas de iluminação RGB, permitindo que os construtores exibam um estilo RGB luminoso imersivo e incrivel. A ASUS apoia a boa aparência furtiva da ROG Maximus Z790 Dark Hero com um conjunto de funcionalidades de topo. Os dois conectores Thunderbolt 4 no painel traseiro estão prontos para suportar periféricos da próxima geração a toda a velocidade, e o áudio ROG SupremeFX da próxima geração emparelhado com um Quad-DAC ESS ES9218 para ligações no painel frontal proporciona um áudio gaming nítido, independentemente dos auscultadores ou colunas que os utilizadores liguem a um PC. Um conector USB 20 Gbps dá aos utilizadores uma porta USB Type-C de elevada largura de banda para o painel frontal – e o suporte Quick Charge 4+ significa que esta porta também pode
recarregar rapidamente um dispositivo ligado, como um smartphone. Três conectores Addessable RGB LED Gen 2 e um conector de iluminação tradicional de quatro pinos coordenam perfeitamente a iluminação de uma construção com a Aura Sync.
Para quem planeia fazer overclock a um processador Intel de topo, a ROG Maximus Z790 Dark Hero oferece uma topologia de 20+1 fases de energia para alimentar o Vcore do CPU e o processador gráfico incorporado. Cada fase de energia está classificada para até 90A de saída, e fornece a alimentação mais limpa possível ao processador, mesmo sob as cargas mais elevadas. O suporte M.2 amplo da ROG Maximus Z790 Dark Hero dá aos utilizadores opções topo de gama para construírem um sistema de armazenamento rápido e espaçoso. O socket PCIe 5.0 M.2 integrada permite-lhes instalar uma das unidades mais rápidas do mercado, e quatro sockets PCIe 4.0 M.2 adicionais permitem-lhes complementar ainda mais o seu armazenamento com unidades adicionais.

A ROG Maximus Z790 Dark Hero também oferece aos utilizadores opções de rede topo de gama. O suporte para a norma WiFi 7 permite-lhes aceder à última geração de redes wireless quando emparelham esta motherboard com um router WiFi 7. Para quem ainda prefere ligações com fios, pode encontrar nas traseiras uma porta Ethernet de 2.5 Gb de elevada largura de banda. Finalmente, esta motherboard simplifica o processo de construção e fornece ferramentas de diagnóstico úteis. O escudo de I/O pré-instalado facilita um passo importante da instalação, e o botão PCIe Slot Q-Release e o sistema M.2 Q-Latch simplificam o processo de instalação e atualização de placas gráficas e
unidades de armazenamento.

As motherboards ROG Strix pegam no ADN básico da série ROG Maximus e destilam-no em designs mais acessíveis que proporcionam um desempenho gaming excecional e um estilo inigualável. A ROG Strix Z790-A Gaming WiFi II faz avançar a série com mais conectividade, arrefecimento VRM refinado e mais opções de armazenamento.

A ROG Strix Z790-A Gaming WiFi II está pronta para servir como base para uma construção com temática branca com a sua impressionante cobertura de I/O e dissipadores de calor brancos e prateados, cada um com um contraste apelativo com a PCB preta. Até a antena ASUS WiFi Q-Antenna é revestida de um branco luxuoso para que a construção tenha uma estética coesa. O suporte WiFi 7 está no topo da lista de especificações desta motherboard, mas está longe de ser a única atualização oferecida pela ROG Strix Z790-A Gaming WiFi II. A ASUS aumentou o número de sockets M.2 para cinco, e cada uma destas sockets tem um arrefecimento robusto com um dissipador de calor incorporado. A seleção de I/O traseira inclui agora um total de doze portas USB para garantir que os utilizadores têm a conectividade de que necessitam, e a ASUS reforçou a solução de arrefecimento VRM com dissipadores de calor maciços e almofadas térmicas de alta condutividade.

Os construtores de PC em todo o mundo confiam na TUF Gaming para fornecer funcionalidades essenciais para jogos, uma estética simples e uma performance fiável. A TUF Gaming Z790-Pro WiFi abre um novo território para a família com funcionalidades que costumavam ser do domínio exclusivo das motherboards ASUS mais avançadas.
A TUF Gaming Z790-Pro WiFi oferece acesso ao AI Overclocking, uma novidade para a família TUF Gaming das motherboards ASUS Intel. Os construtores principiantes irão apreciar a forma como esta funcionalidade lhes permite elevar facilmente a performance da sua construção. Os entusiastas de PC avançados podem tirar partido do AI Overclocking para estabelecer uma linha de base para os seus esforços de afinação. E todos podem apreciar a forma como esta funcionalidade pode atuar como um sistema de segurança, reduzindo a performance de acordo com o necessário se algo inesperado
acontecer, como uma falha da ventoinha.

Muitos utilizadores de PC adoram usar uma porta do painel frontal para recarregar o seu smartphone enquanto usam o PC. A TUF Gaming Z790-Pro WiFi permite aos utilizadores ligar uma porta de alta velocidade no painel frontal de uma caixa com o seu conetor USB 20 Gbps Type-C equipado com USB Power Delivery 3.0. Finalmente, a ASUS também está a oferecer a sua novíssima ASUS WiFi Q-Antenna com a TUF Gaming Z790-Pro WiFi. Emparelhada com um router WiFi 6E, a conectividade WiFi 6E desta motherboard
permite aos utilizadores tirar partido da recém-aberta banda de 6 GHz para ultrapassar a interferência que pode estar a abrandar a sua rede doméstica sem fios. A ASUS WiFi Q-Antenna dá-te as ferramentas necessárias para obteres o melhor sinal possível.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments