Mais...
    InícioJogosBIG Festival é um ótimo evento para quem quer entrar no mundo...

    BIG Festival é um ótimo evento para quem quer entrar no mundo dos jogos

    O BIG Festival (Best International Games Festival (anteriormente, Brazil’s Independent Games Festival) teve sua primeira edição realizada no Brasil em 2012 na cidade de São Paulo e com a premissa de apresentar jogos produzidos por estúdios brasileiros de portes indies e de estúdios de diversos lugares do mundo. No decorrer dos anos o evento foi ficando maior, se tornando um hub de negócios, de oportunidade para pessoas que desejam entrar profissionalmente no mundo dos jogos e se tornando um dos maiores eventos de jogos da América Latina.

    Realizado atualmente pela Omelete Company (a mesma empresa que produz a CCXP), a edição 2023 do BIG Festival foi realizada entre os dias 28 de junho a 02 de julho na São Paulo Expo. O OtakuPT recebeu do evento a oportunidade de estar pela primeira vez e conferir de perto o Big Festival 2023.

    Esta edição do BIG Festival contou com um grande espaço dentro do São Paulo Expo, possibilitando um deslocamento fácil entre os estandes. Foi possível ter acesso a demonstrações de jogos de diversos tipos e gêneros, foram mais de 200 estações de jogos disponíveis, incluindo jogos da competição BIG Awards, os games do Panorama Brasil e o das maiores publishers (como Nintendo, XBOX, Warner Bros. Games, Wargaming, Ubisoft, Devolver, Epic Games, Bandai e Konami). Praticamente era possível se divertir por diversas horas seguidas passando pelos muitos jogos disponíveis, além de poder participar de ativações exclusivas e ganhar brindes nos estandes.

    Nesta edição do evento houve a inclusão de novas áreas. A mais interessante era a BIG Artists (um tipo de Artists’ Valley) com artistas visuais voltados aos jogos, mesmo sendo um espaço bem modesto (em comparação com um Artists’ Valley de evento de cultura pop) foi possível ver o acolhimento dos artistas junto ao público. Para os fãs de Realidade Virtual (os populares VR), o evento contou com um espaço com diversos jogos de movimento. Já os fãs de jogos off-line também tiveram seu espaço no evento com um espaço de Board Games (jogos de tabuleiro!) e Sinuca (talvez a área mais deslocada dentro do evento).

    Contando com os estandes oficiais da Twitch e do TikTok, o BIG Festival trouxe muitos influenciadores e streamer de diversos tipos e tamanhos de públicos variados. Muitos estavam disponíveis no pavilhão do evento e acessíveis ao público, já outros o público teve acesso em um momento de Meet & Greet no estande dos serviços de streaming. Nesta edição o evento também contou com a participação de dois grandes profissionais da área dos jogos, Chance Glasco (criador do Call of Duty) e Takashi Tokita (designer chefe de Final Fantasy). Os dois foram entrevistados em um dos palcos principais do evento e contaram suas trajetórias como profissionais dentro do mundo dos jogos.

    O lado profissional foi um grandes destaques nesta edição do evento, três dos palcos do BIG Festival eram destinados a palestras com profissionais de diversas áreas dos jogos, como jornalistas, chefes de estúdios, social media, produtores de conteúdo, entre outros tipos de profissionais. Os animes foram utilizados como base na palestra do estúdio Sue The Real, usando o anime/manga One Piece como reflexão para apresentar o estúdio ao público. Já o Cosplay foi o tema para uma palestra sobre a importância da divulgação ativa de jogos.

    Um fato bastante interessante em assistir as palestras do BIG Festival é que os três palcos estavam ligados um ao lado do outro, porém, era possível acompanhar eles em um único espaço de auditório. Isso só era possível pois não existia caixas de som transmitindo as palestras, cada pessoa que entrava no auditório recebia um rádio com fone e cada canal no rádio transmitia o áudio referente a um dos três palcos. Pelo rádio também era possível acessar um canal de tradução simultânea em inglês ou em português brasileiro. Isso possibilitou acompanhar diversas palestras nos três palcos sem precisar me deslocar.

    Mesmo tendo uma estrutura bem mais simples em comparação com a BGS, a BIG Festival consegue cumprir o seu objetivo de ser um evento divertido, que apresenta novos estúdios e jogos para o público e ainda traz conhecimento de pessoas de dentro do mundo dos jogos para quem está começando na área.

    Para quem não conseguiu ir ao evento, ainda está disponível no site da BIG Festival na área Auditório as lives das palestras do evento. Já nas áreas Jogos Festival e Jogos Panorama Brasil é possível jogar as demos que estavam disponíveis dentro do evento.

    Veja mais fotos do evento na próxima pagina.

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares