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A Google já tinha anunciado que iria hoje apresentar o seu novo projeto com a sua nova tecnologia de streaming de videojogos na Game Developers Conference em San Francisco.
A Stadia vai assim ser a nova plataforma de jogos baseada na cloud para fazer concorrência à Xbox, PlayStation e PC. Tem lançamento previsto para o final deste ano, primeiro nos EUA, Canadá, Reino Unido e Europa.
Stadia vai ser uma plataforma que estará acessível pela internet em diversas plataformas: navegadores, computadores, TVs e dispositivos móveis. Não será necessário qualquer tipo de download e vai ser possível usá-la com baixa latência. A Stadia permitirá que os jogadores entrem num jogo em apenas alguns segundos diretamente do YouTube.
Stadia pode transmitir jogos em 60 fps, com resolução HDR e 4K e no futuro, alcançará resoluções de até 8K e taxas de frames de até 120fps. A Google mostrou a correr na plataforma jogos triple A como Assassin’s Creed Odyssey da Ubisoft e Doom Eternal da id Software.
A Google terá um componente de hardware, chamado Stadia Controller . É um gamepad de aparência tradicional, com dois joysticks analógicos, quatro botões de face e botões de ombro. O controlador vai conectar-se à cloud via wi-fi e incluirá um botão “compartilhar” para se conectar ao YouTube e um botão do assistente do Google.
A Stadia será equipada nos data centers mundiais da Google, que estão situados em mais de 200 países e territórios, distribuídos por centenas de milhões de quilómetros de cabos de fibra ótica.
A Stadia irá ter como base uma máquina em cloud com as seguintes especificações:
- 1080-8K
- GPU – 10.7 teraflops (PS4 Pro 4.2 / Xbox One X 6.0)
- CPU (x86) – 2,7 GHZ
- Memoria – 16GB (RAM) – 484GB/s velocidade de transferência
A Stadia, traz consigo uma grande mudança do paradigma na industria atual . Muitos já questionaram a Google, se haverá um serviço de assinatura, como o PS Now? Por enquanto, não há quaisquer informações oficiais a respeito, mas Yves Guillemot, CEO da Ubisoft, parece já ter algumas ideias em mente, e eis um excerto da sua entrevista à Gamespot:
“Acredito que haverá uma grande variedade de opções de assinatura. Pode ser que os jogadores paguem o preço completo de um jogo. Ao mesmo tempo, talvez seja possível registar-se para jogar uma ou duas horas por dia. Há diversas maneiras possíveis”.