InícioJogosGTA 6 pode levar 1,5 milhões de americanos a faltar ao trabalho

GTA 6 pode levar 1,5 milhões de americanos a faltar ao trabalho

GTA 6 pode custar mil milhões de dólares à economia dos EUA só no dia do lançamento

Com o lançamento marcado para 19 de novembro, depois de dois adiamentos, GTA 6 já está a ser discutido para lá do mundo dos videojogos. Um economista espanhol estima que o dia de lançamento possa custar cerca de mil milhões de dólares à economia norte-americana, por causa dos trabalhadores que vão faltar para jogar.

A projeção é de José García Montalvo, professor de Economia na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, e foi divulgada pelo International Business Times. Montalvo apresenta-a como uma estimativa académica, não como uma previsão oficial.

Segundo o IBTimes, o cálculo parte de cerca de 1,5 milhões de ausências e de uma produção anual média de aproximadamente 70 mil dólares por trabalhador norte-americano. Os homens entre os 18 e os 30 anos seriam a maioria dos ausentes, e o setor tecnológico deverá ser o mais afetado. A publicação aponta ainda que quem for trabalhar poderá render menos, com conversas sobre o jogo, sessões noturnas e transmissões em direto a roubarem atenção nos escritórios.

Há um precedente. Quando GTA 5 chegou, em 2013, alguns relatórios indicaram que até 6% dos trabalhadores entre os 18 e os 35 anos em cidades como Los Angeles e Nova Iorque faltaram ao trabalho no dia do lançamento.

O IBTimes destaca uma coincidência, o prejuízo estimado para as empresas norte-americanas é quase igual ao que a Take-Two, dona da Rockstar Games, espera arrecadar. O CEO da empresa, Strauss Zelnick, disse aos acionistas que a Take-Two prevê mais de mil milhões de dólares de fluxo de caixa operacional neste ano fiscal, com GTA 6 como principal motor. Ou seja, o valor que as empresas perdem num dia de trabalho é, em larga medida, o que a editora ganha com as vendas dessa semana.

Do lado das vendas, a consultora Newzoo estima que GTA 6 possa vender pelo menos 37 milhões de cópias na primeira semana, com receitas globais de retalho que podem chegar aos 4,5 mil milhões de dólares.

Helder Archer
Helder Archer
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

Artigos Relacionados

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
- Publicidade -

Notícias

Populares