そうです。
予定の期日通りに制作が進んでいたのがロックマンだけだったので、年末の売り上げを見込んでディスクからロムカセットに変更されました。— AK (@ak_blueprints) May 17, 2024
Akira Kitamura, o diretor do primeiro jogo de Megaman, partilhou recentemente na X um elemento desconhecido até ao momento sobre o primeiro jogo da série do robô azul da CAPCOM. Megaman foi originalmente concebido para ser um jogo para a Famicom Disk System.
Anteriormente Kitamura referiu que Megaman era o único título da CAPCOM na altura que estava a progredir de acordo com o calendário, contudo o seu formato foi alterado de um jogo em disquete para um cartucho ROM, devido às vendas de final do ano. Esta mudança refere-se à data de lançamento do Megaman que foi no dia 17 de dezembro de 1987.
A ideia de mudar Megaman de uma disquete Famicom Disk System para um cartucho ROM deveu-se ao facto da Famicom original (ou NES fora do Japão) ter uma base de jogadores maior do que o dispositivo periférico exclusivo do Japão. Ao contrário da Famicom ou da NES, o dispositivo Famicom Disk System permitia inserir jogos em disquete no sistema Famicom através de um periférico na sua base.
Isto pode explicar o facto dos Robot Masters, Bond Man e Time Man estarem planeados e tiveram de ser excluídos do jogo, porque um cartucho ROM possui menos armazenamento disponível. A dupla de Robot Masters estava planeada para estrear no remake de 2006 para PlayStation Portable, Megaman: Powered Up, porém como sabemos essa honra apenas foi entregue a Time Man.