Em meados de 1994 a Sony lançava no mercado nipônico seu primeiro console, Playstation. A gigante japonesa, que hoje passa por algumas dificuldades criativas e financeiras, entrava de cabeça em uma das maiores guerras do mercado de eletrônicos: a guerra dos consoles. Na época Sega e Nintendo dominavam o mundo dos games não só apenas pelo fato de possuírem consoles fortes e interessantes, mas também por suas extensas bibliotecas de exclusividades. Mario e Sonic eram, sem sombra de dúvida, os gigantes daquela batalha, abocanhando cada vez mais mentes e mercados onde a Sony tentaria arriscar algo. Por não possuir uma biblioteca de personagens e sagas formados e trabalhados dentro da própria casa, a Sony fez uma das ações mais significativas do mercado.
Para brigar de igual para igual contra Nintendo e Sega, a casa do Playstation apostou altíssimo primeiramente em estúdios primários e em contratos de exclusividade com estúdios secundários, para trabalhar em jogos originais e potencializar a até então inexistente biblioteca Playstation. Em segundo, investiu agressivamente na divulgação da ideologia e da marca Playstation, para que, em conjunto dos jogos, a nova plataforma pudesse abrir com sucesso caminhos para todos os principais mercados do mundo. Foi a partir disto que a história Playstation começou a ser fundada. E hoje, mesmo que não possuindo a mesma força de antes, vemos a Sony colhendo belos frutos com sua recente plataforma. A Sega e a Nintendo, por sua vez, foram perdendo o fôlego e tiveram que assistir a Sony conquistar os mercados que um dia fora disputado por ambas. E a partir deste ponto, o momento crucial bateu a porta da casa de Sonic e a Sega abandonou de vez o mundo dos Hardwares para se dedicar totalmente aos games como uma Third-Party.
Neste meio tempo também foi aberta mais uma vaga para um novo desafiante, a Microsoft. Na mesma situação da Sony, a empresa de Bill Gates também apostou em fechar o maior número de contratos de exclusividade possível para que seu console pudesse apresentar uma biblioteca interessante e atrativa. E assim surgiu a principal das franquias que quebrou recordes não só no meio dos games, mas também no mercado do entretenimento em geral: Halo. E desta forma, depois de passados 7 anos após o lançamento dos atuais consoles, as gigantes Sony, Microsoft e Nintendo começam a trabalhar e a investir na próxima geração. Das três, apenas a Nintendo vem de uma derrota com o seu fraco, mas necessário Nintendo Wii.
A plataforma foi necessária do ponto de vista de libertação da forma como entendíamos a nossa interação com um game, e também da forma como aproximou o maior número de pessoas que antes repudiavam os jogos. Entretanto, por mirar tantos esforços no seguimento de jogos casuais, a Nintendo perdeu feio na guerra dos blockbusters, vendo Sony e Microsoft guerrearem de igual para igual com lançamentos cada vez mais astronómicos e dedicados ao mercado que, no final das contas, realmente interessa e traz os maiores lucros às empresas, o gamer Hardcore. Outro ponto desgastante foi as excessivas investidas em seus personagens clássicos, apostando exageradamente em sagas e tramas, que mesmo atraindo os fãs, expulsava qualquer possibilidade de a Nintendo apresentar novas ideias. E este ponto é o que quero discutir com vocês.
A Nintendo, perto das outras duas, é a empresa que menos possui contratos de exclusividade. E isto é resultado direto do comodismo adotado por possuir uma biblioteca tão vasta e rica em personagens cult e que funcionam, mesmo que momentaneamente, em qualquer situação abordada pela empresa.
Também é interessante ressaltarmos que a Microsoft é a responsável por manter esta sétima geração rendendo lucros (pelo menos para ela) até agora, pois se não fosse o Kinect, nós já estaríamos assistindo a guerra dos novos consoles e com certeza vendo Sony (por estar passando por momentos de transformação em sua administração) e Nintendo apanhando feio. Mas, retornando ao assunto Nintendo, está mais do que na hora de Satoru Iwata investir em contratos de exclusividade para tentar emplacar uma saga que leve a Nintendo ao posto que um dia já a pertenceu.
Outra estratégia é efetuar a compra de novas desenvolvedoras e de novas empresas que trabalhem com hardware; existem tantos estúdios de pequeno porte, mas com ideias magníficas! Imaginem o futuro sucesso “Hawken” exclusivo na casa do Mario! Imaginem um game de corrida para brigar de igual para igual com Gran Turismo; imaginem uma franquia de lutas, uma franquia de RPG e também uma franquia blockbuster de FPS!
Vejam quantas possibilidades a Nintendo poderia trabalhar e que, por falta de visão e até por apego a uma ideologia que não funciona mais, a marca vai perdendo seu espaço e vai assistindo num lugar de luxo suas rivais brigando e guerreando em um nível cada vez mais alto.
Espero que a Nintendo acorde para estas questões e saia às compras rapidamente, pois se continuar neste ritmo “Super Mario”, Sony e Microsoft irão passar por cima sem dó, e veremos futuramente um Super Mario no Playstation 5 ou no Sucessor do Xbox 720. E é claro, ambas (Sony e Microsoft) brigando por esta exclusividade.
E vocês, o que acham das atitudes da Nintendo? Comentem!
Mesmo? Honestamente acho que esse foi um dos post mais ridiculos que eu já li aqui. Fico até envergonhado pelo site.
Vc mostrou um total desrespeito e preconceito contra a nintendo. Se vai fazer um post sobre duas empresas, então seja imparcial e procure o maximo de informações sobre ambos os lados.
Seu post foi muito anti-profissional e sem um total de argumentos validos, da parte da nintendo.
Concordo com tudo o que Shepherd disse. Realmente seu post soou de forma a atacar a nintendo pelo seu sucesso. Pq não apreciar ambos os lados? Pq discutir qual é o melhor se todos possuem seus pontos altos e baixos? Esse é o tipo de post que leva a discussões por favoritismos q não levam a lugar nenhum.
Apesar de tudo teve uma coisa boa sobre o seu post. Ele deu a chance de o usuario Shepherd responder e esclarecer muitas duvidas q eu tinha.
Sem querer ofender, mas está bem claro que Shepherd seria mais indicado para escrever o post do que vc.
FUI!
Wii foi um risco que a nintendo decidiu depois dos fracassos tecnológicos do N64 e GameCube, ambos muito superiores que seus concorrentes sofreram com a falata de apoio de third parties e afundaram a Nintendo.
Nintendo sempre foi famosa pela inovação da jogabilidade, só ver o histórico shoulder buttons, analog sticks, vibration, presure sensitive controls, montion contol, dual e touch screen gameplay.
Wii foi um movimento arriscado que deu certo, numa situação que poderia levar ela para os rumos da sega, a solução era fazer um hardware barato que impedria ela de perder dinheiro com a venda de consoles, que acontece com a Sony e Micorsoft, com desenvolvimento fácil e inovador, com sérios problemas financeiros como a Big N faria contratos com terceiros?
É verade que a M$ é quem está ditando a duração dessa geração, mas não pelo kinect, aliás o kinect só existe por causa do wii, o mesmo vale para PS Move a Nintendo estava devorando um mercado que a Sony e M$ queriam: Casuais e novos gamers! Se você sabe que não pode competir no mesmo mercado que tal mudar o foco e tentar resurgir depois?
O wii conseguiu reerguer a gigante japonesa junto com seus portateis que seguem o mesmo conceito (hardware limitado, mas inovador), basta ver DS vs PSP e 3DS vs Sony, números de vendas e quantidade e qualidade dos jogos.
Agora que ela conseguiu se recuperar ela quer tentar criar algo novo, mas com um hardware mais robusto (Wii U) e começa a conversar com tp, veja Assassin’s Creed 3 e outros. Quanto exlusividades a Nintendo tem o próprio estúdio e faz os próprios jogos, ela exagera em alguns reusos? SIM, mas outros foram aclamados pela crítica especializada tais como Mario Galaxy, Zelda: Skyward Sword, Metroid Prime, e Donkey Kong e poucos porém excelentes exclusivos como Xenoblade aclamado como o único JRPG épico dos ultimos 5 anos (FFXIII e XIII-2 foram nada mais que decepções…) e vários exclusivos de Wii foram anos depois portados para Xbox360 e PS3 tais como No More Heroes e a série chronicles do Resident Evil.
A Sony sofre com um prejuizo de mais de 5 bilhões esse ano e as vendas do PS Vita e a biblioteca limitada estão piorando a situação. A M$ teve sim uma estratégia agressiva e continua mas ela tem caixa para isso, seus investimento com kinect extrapolam o mundo dos games.
A Nintendo por sua vez finalmente pode resirar tranquila nos últimos 10 anos e começa a se levantar, acho muito cedo para esse tipo de reclamação abusiva e claramente preconceituosa em relação a Nintendo, sou fánatico por games e vejo as vantagens e desvantagens de cada, minha decisão foi ter um Wii e Xbox durante esses anos eu abandonei meu Xbox por PC com hardware superior pois não vi nada de exlusivo realmente bom. Já meu Wii segue firme e forte. Tive um DS e um PSP e meu DS me deu muito jogos melhores e mais divertimento que PSP.
Na minha humilde opinião esse post veio é apenas para atacar a empresa pelo seu sucesso mesmo com a baixa qualidade do hardware e o reuso das suas séries tradicionais, uma pessoa que realmente aprecia jogos como uma arte deveria perceber que a nintendo tem simplesmente um estilo diferente e não é melhor ou pior que as suas concorrentes e que pode e vai enquanto durar trazer a inovação do mundo dos games como nenhuma outra empresa e não apenas criar personagens mais redondos e histórias mais e mais complexas.
Apreciem todos os jogos e a arte dentro deles, simplicidade pode ser épica do mesmo jeito que a complexidade pode ser um lixo!
A meu ver, Nintendo perdeu a batalha deste geração em termos de popularidade dos fãs ditos ‘hardcore’ mas ganhou a guerra desta geração ao vender MUITAS mais consolas e gerando muito mais dinheiro que Microsoft e Sony juntos tendo agora liquidez mais que suficiente para estar durante muito mais tempo nesta industria
Acho a wii a melhor consola do mercado. Não pelos excelentes gráficos porque não os tem mas por causa da “jogabilidade” só não tenho uma porque não há recursos, se é que me faço entender. A wii tem imensa potencialidade e a meu ver não há um jogo no mercado que faça jus à consola.
O que eu e muitos adoravam seria um jogo Pokemon para a wii onde se pudesse fazer batalhas na internet.
Já imaginaram um dos melhores RPG de sempre na consola wii onde pudesses andar livremente pelo mundo e encontrar outros treinadores? Imagino um jogo em tempo real com um elevado grau de dificuldade no qual terias de passar um bom bocado para nivelar os teus pokemons e a realizar quests.
Pois é… era tudo muito bom não fosse o director da gamefreak (editora do pokemon) dizer que os próximos titulos serão unica e exclusivamente para consolas portáteis, o que me dá um certo desgosto.
Se a Nnintendo pudesse pressionar a gamefreak a fazer um titulo desses seria óptimo. Com um estudo de mercado acho que a opinião dos gamers iria ser unânime.