Mais...
    InícioJogosProdução de Marvel's Spider-Man 2 detalha as opções de acessibilidade do jogo

    Produção de Marvel’s Spider-Man 2 detalha as opções de acessibilidade do jogo

    A Sony Interactive Entertainment e a Insomniac Games divulgaram no PlayStation Blog algumas características de acessibilidade que vão estar presentes no jogo Marvel’s Spider-Man 2, a continuação de Marvel’s Spider-Man que vai receber lançamento em exclusivo para a PlayStation 5 no dia 20 de outubro.

    A Insomniac Games quis referir que não só vai utilizar tudo o que aprendeu com as opções de acessibilidade implementadas em Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte, como também nos anteriores jogos da serie Marvel’s Spider-Man para criar novas funcionalidades que sirvam de ajuda e que se adaptem a todo o tipo de jogadores. Por exemplo em Marvel’s Spider-Man 2 os jogadores podem contar com modificadores de nível de desafio, que vão permitir aos jogadores personalizar aspetos do jogo como a saúde dos inimigos, o dano gerado e causado aos inimigos e a perceção/consciência de furtividade.

    O jogo vai contar ainda com algumas funcionalidades de jogo importantes para ajudar no combate e na travessia, que visam reduzir a utilização de botões ou dar mais tempo para reagir aos vários cenários do jogo, como por exemplo, a ajuda na perseguição, que já foi introduzida em Marvel’s Spider-Man: Miles Morales e Marvel’s Spider-Man Remastered em resposta à dificuldade dos jogadores em completar a história no lançamento original de 2018, e que em Marvel’s Spider-Man 2 vai funcionar essencialmente da mesma forma, ou seja, ao reduzir a velocidade máxima do alvo e aumentar as janelas de tempo antes de fugir.

    Michele Zorrilla da Insomniac Games comentou que o jogo vai contar ainda com duas opções aclamadas pelo público:

    Os nossos atalhos permitirão aos jogadores atribuir uma variedade de opções aos botões de direção esquerdo ou direito. Se tiveres dificuldade em pressionar vários botões ao mesmo tempo, se quiseres uma forma rápida de ativar ou desativar as opções de jogo de Alto Contraste, ou mesmo se quiseres abrir o Modo Foto pressionando num único botão, podes atribuí-los aos botões direcionais esquerdo ou direito para uma utilização rápida durante o jogo. Introduzido em Ratchet & Clank: Uma Dimensão à Parte e agora presente em Marvel’s Spider-Man 2, os jogadores poderão atribuir velocidades de jogo de 70%, 50% e 30% da velocidade real aos botões de atalho. Isto permitirá desacelerar a ação, dando-lhes mais tempo para reagir a vários cenários de jogo.

    Outras opções adicionais de acessibilidade incluídas em Marvel’s Spider-Man 2 são também os controlos de frequência de áudio que vão permitir aos jogadores desativar sons incómodos/ desconfortáveis com a Eliminação de Altas Frequências (como um zumbido agudo), ou a Eliminação de Baixas Frequências (como os graves de uma explosão), ou fazer uma configuração personalizada com o Ajustar Filtro de Frequência para que possam desfrutar melhor das piadas clássicas do Peter enquanto lança uma granada que está pronta a explodir.

    Mas não é tudo, a Sony Interactive Entertainment e a Insomniac Games anunciaram que em dezembro de 2023 vão ser incluídas outras opções de acessibilidade ao jogo, através de uma atualização gratuita. Algumas destas opções serão as descrições de áudio, que vão proporcionar contexto visual e adicionar uma narração às cenas e até mesmo aos eventos de ação rápida; o leitor de ecrã, que vão ler várias itens para ajudar os jogadores a navegarem pelos diferentes elementos do ecrã, como tutoriais, menus de jogo, menus do painel tátil, etc; e as legendas, que estarão disponíveis para as cinemáticas e os momentos de áudio importantes do jogo.

    Sam Schaffel acrescentou:

    Ofereceremos legendas para os efeitos sonoros fora do ecrã e ambientais, música e muito mais. As legendas também são altamente personalizáveis e incluem tamanho, cor, opacidade do fundo e cor de fundo separadamente das legendas.

    Também nunca é demais mencionar que os jogadores também vão poder jogar Marvel’s Spider-Man 2 com o Access, o novo comando acessível e altamente personalizável para a PlayStation 5 que estará disponível a partir do próximo dia 6 de dezembro. Para saber mais informações sobre este comando poderão encontrar um exemplo da sua utilização em Marvel’s Spider-Man 2 no PlayStation Blog.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares