A mais recente edição da revista Famitsu publicou uma reportagem sobre o 35.º aniversário da série Ys. Nesta os destaques foram uma entrevista com Toshihiro Kondo, o atual presidente da Nihon Falcom Corporation, e a arte concetual do próximo jogo da série.
Na mesma podemos ver um Adol jovem a lutar contra uma criatura gigante junto de uma mulher empunhando um machado e um escudo. Os braços de ambos estão ligados por uma corda como se fosse uma fonte de energia, e os ataques também formam um “X”, um efeito que foi certamente conotado para dar rumo à futura décima entrada de um dos “RPGs” mais contemporâneos da história.
Kondo indicou em entrevista os seguintes pontos:
- Esta será a décima entrada (numerada) na saga Ys.
- Embora mantenha a jogabilidade suave e emocionante da série, outras áreas estão a ser examinadas. Embora não seja exatamente um Soulslike, o desafio passará por implementar um combate semelhante num ritmo constante em que o jogador possa observar os movimentos do inimigo. Basicamente dará uma sensação mais leve, de estilo hibrido Soulslike com Ys.
- Adol tem aproximadamente a mesma idade que tinha em Ys e Ys II.
- A história pode decorrer fora do Império Romun.
- Alterar os atributos das armas trocando entre os membros do grupo mudará significativamente.
- “Embora não possamos dizer plataforma(s) neste momento, queremos que uma ampla gama de jogadores se divirta, e tornar Adol mais jovem pode ter sido para esse propósito. O jogo receberá lançamento enquanto trabalhamos em várias plataformas.”
Kondo quer transitar os títulos Ys lançados anteriormente para as plataformas modernas. - Fornecer novos elementos de jogabilidade serão vitais.
- Sejam cenários, ações ou sistemas, os jogos incorporarão novidades.
Essa serie está precisando é de uma renovada no visual, os gráficos estão muito datados.