A MAGES. e a Spike Chunsoft divulgaram um novo trailer de Steins;Gate Re:Boot que apresenta a “Gamma Worldline”, uma rota narrativa completamente inédita criada especificamente para este remake. A novidade não estava presente no jogo original de 2009 nem em qualquer versão subsequente, e o que o trailer mostra levanta sérias questões sobre o estado psicológico de Rintaro Okabe nesta linha temporal alternativa.
Uma linha temporal sem Hououin Kyouma
O trailer, divulgado pela Spike Chunsoft, adianta que a Gamma Worldline é um lugar onde a máquina do tempo nunca chegou a ser concluída e onde os D-Mails, mensagens capazes de alterar o passado, simplesmente não existem. Mas o elemento mais perturbador é outro, a persona de Hououin Kyouma, o alter ego excêntrico que define grande parte da identidade do protagonista ao longo da história principal, não existe nesta linha temporal.
De acordo com a descrição oficial: “Depois de suportar inúmeras provações brutais, o protagonista Rintaro Okabe encontra-se lançado para uma nova linha temporal. Neste mundo, a máquina do tempo nunca foi concluída e os D-Mails, mensagens capazes de alterar o passado, não existem. Divergindo amplamente da linha temporal que conhece, Okabe debate-se para compreender a situação. Em busca de ajuda, corre para o laboratório, apenas para ser recebido com olhares hostis dos próprios membros do laboratório que deveriam ser os seus amigos”.
Nesta rota adicional, segundo a Spike Chunsoft, Okabe acaba por sujar as mãos ao lado de Moeka Kiryu, confrontado com uma solidão e desespero de um nível que a franquia nunca chegou a explorar. A Gamma Worldline foi originalmente conteúdo de drama CD, sendo agora adaptada pela primeira vez para o formato de visual novel.
Steins;Gate Re:Boot não é uma simples remasterização. O cenário parte de Steins;Gate Elite, a versão de 2018 que incorporou sequências da série anime, mas foi revisto para uma leitura mais equilibrada e fluída, com novo texto de diálogo e narrativa. Toda a arte dos personagens, os cenários e as ilustrações foram redesenhados de raiz, sendo que o número de ilustrações praticamente duplicou em relação à versão original para Xbox 360 e os cenários aumentaram cerca de 20%.
O designer de personagens huke, responsável visual da franquia, não só supervisionou as novas ilustrações como redesenhou os fatos e acessórios de todos os personagens. Os cenários reproduzem a Akihabara de 2010 com um nível de detalhe renovado, incluindo localizações que não constavam do jogo original. A banda sonora foi igualmente recriada pelo compositor da série, Takeshi Abo, e todos os atores de voz japoneses regressaram para regravar as suas falas.
O sistema de animação E-Mote da M2, já utilizado em Anonymous;Code, é outra das novidades técnicas, permite adicionar expressões faciais detalhadas e movimentos fluídos aos sprites dos personagens, dando vida a ilustrações 2D de forma que as visual novels tradicionais raramente conseguem.
![]()
Datas de lançamento e edições físicas
No Ocidente, o lançamento está dividido em dois momentos. A versão para Xbox Series X|S e PC via Steam chega a 20 de agosto de 2026. As versões para Nintendo Switch 2, Nintendo Switch e PlayStation 5 estão marcadas para 29 de outubro de 2026. No Japão, todas as plataformas, incluindo PlayStation 4, recebem o jogo na mesma data, 20 de agosto. O jogo estará disponível em japonês, inglês, chinês tradicional e simplificado, com áudio exclusivamente em japonês.
Serão lançadas edições físicas em versão standard e em edição Steelbook. A edição Steelbook inclui uma nova arte de capa desenhada por huke e, como bónus de primeira tiragem, um autocolante transparente de 4,5 polegadas com os personagens do jogo.
Steins;Gate Re:Boot foi anunciado originalmente para 2025, tendo sido adiado para 2026.
O jogo original de Steins;Gate foi lançado em 2009 como o segundo projeto da Science Adventure Series pela MAGES. (então conhecida como 5pb.). Inspirou uma série anime em 2011, um filme continuação em 2013, Steins;Gate – The Movie – Load Region of Déjà Vu, e um anime alternativo, Steins;Gate 0, em 2018. A franquia expandiu-se entretanto com vários jogos e adaptações mangá.
Em outubro de 2024, um filme especial de aniversário dos 15 anos da franquia começou a ser transmitido, encerrando com a frase “Steins;Gate continuará”. Steins;Gate Re:Boot parece ser a resposta concreta a essa promessa. Uma adaptação live-action por Hollywood foi anunciada em 2020, mas sem desenvolvimentos públicos desde então.









