Twitch suspende indefinidamente o ex-presidente Donald Trump

Twitch desativou a conta de Donald Trump

O Twitch, uma plataforma de streaming maioritariamente vocacionada para os videojogos, há muito que também tem recebido a presença de políticos que naquela plataforma tentam alcançar um publico mais jovem.

No entanto, depois de ver a sua conta desativada no início de janeiro, o Twitch vem hoje revelar que suspendeu indefinidamente a conta do ex-presidente Donald Trump.

No dia em que Trump abandonou a presidência dos USA o Twitch emitiu o seguinte comunicado:

As declarações do presidente continuam a ser interpretadas como apelos à ação, e estamos tomando esta medida para remover o potencial de dano à nossa comunidade e ao público em geral. O Twitch tem regras claras que proíbem conduta odiosa, assédio ou incitação à violência no nosso serviço, e consideramos eventos fora do serviço ao aplicar decisões. No entanto, os eventos das últimas semanas destacaram uma lacuna em relação à retórica que incentiva a violência, independentemente de ter sido transmitido diretamente no Twitch ou não. Vamos atualizar as nossas políticas como resultado da nossa consideração desta situação.

Após o Ban, o ex-presidente não poderá apelar da sua suspensão na plataforma, nem poderá abrir uma conta diferente. Donald Trump foi banido permanentemente de uma série de outras plataformas nas últimas semanas, após alegações de que incitou uma tentativa de golpe no edifício do Capitólio dos USA. Esse evento resultou em cinco mortes, levando ao segundo impeachment de Trump.

Trump recebeu anteriormente Bans na plataforma por conduta odiosa, depois de exibir dois clipes de campanha: um de um comício de campanha de 2016 e o outro de um comício recente em Tulsa. A sua conta foi restabelecida duas semanas após a suspensão, mas desta vez, o Twitch decidiu afastar permanentemente o ex-presidente.

Embora o Twitch seja predominantemente conhecido como uma plataforma para streaming de videojogos, tornou-se um meio de comunicação que muitos políticos procuram cada vez mais, a fim de alcançar mais espectadores. No ano passado, a congressista Alexandria Ocasio-Cortez usou a plataforma para transmitir Between Us enquanto arrecadava 200 mil dólares para várias instituições de caridade. No mês passado, Stacey Abrams usou o Twitch de forma semelhante com o propósito de chamar a atenção para as eliminatórias da Geórgia durante o streaming de Animal Crossing: New Horizons.