Como parte das comemorações do 50° aniversário do manga Black Jack de Osamu Tezuka, a Tezuka Productions está co-produzindo um novo manga da obra junto de uma IA (Inteligência Artificial) baseada em ChatGPT-4. O novo manga da série será lançado no Japão na revista Weekly Shōnen Magazine no outono de 2023.
O manga está sendo desenvolvido sob contrato entre a New Energy and Industrial Technology Development Organization (NEDO), uma agência de pesquisa e desenvolvimento no Japão, e possui participação do professor Satoshi Kurihara, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Keio University, e Makoto Tezuka (conhecido também como Macoto Tezka).
Esta não é a primeira vez que um manga baseado em uma obra do Deus do Manga é produzido por uma IA (Inteligência Artificial), em 2020 uma IA foi utilizada para aprender e imitar o estilo de arte de Tezuka e produzir um manga, que foi intitulado “Paidon”.
Black Jack foi publicado de 1973 a 1984 na Weekly Shōnen Champion da Akita Shoten. No site oficial podemos ler:
Este é um drama médico no qual um cirurgião sem licença, mas talentoso, Black Jack, é o personagem principal. Dotado de excelente técnica cirúrgica, Black Jack sempre salva milagrosamente pacientes gravemente enfermos e aqueles à beira da morte. Mas ele sempre reivindica um preço exorbitante por cirurgia, razão pela qual a sua presença é rejeitada nos círculos médicos.
Black Jack vive em silêncio numa clínica com a sua assistente, Pinoko, cuja vida ele salvou. Pacientes dos quais outros médicos desistiram vêm vê-lo todos os dias; ele representa a última esperança deles.
O mangá inspirou várias adaptações anime, bem como spinoffs de outros criadores. O mangá também inspirou várias adaptações japonesas live-action, incluindo um filme em 1977, uma série em 1981, um vídeo em 1996, um especial em 2000 e outro especial em 2011.