Shonen Jump pede desculpa pelos comentários de Eiichiro Oda (One Piece)

19

Shonen Jump pede desculpa pelos comentários de Eiichiro Oda (One Piece)

O departamento editorial da Shonen Jump publicou um pedido de desculpas relacionado com os comentários do criador do mangá One Piece, o mangaka , no 89º volume que foi lançado a 4 de junho. A declaração cita uma “falta de consideração” nos comentários de e que tanto o departamento editorial quanto Oda estão a refletir sobre a situação.

Os comentários controversos de surgem na parte interna da capa do volume do mangá. No comentário, Oda descreveu a sua refeição juntamente com um grupo de pessoas quando apenas um pedaço de karaage (frango frito ao estilo japonês) foi deixado no prato. Alguém decidiu nomeá-lo “Sargento Yokoi” como que a dizer: “O Sergent Yokoi foi deixado para trás! Alguém acabe com a guerra!” Oda aconselhou então os leitores a procurarem a referência. Ele fechou os seus comentários a afirmar: “Com embaraço!! O volume 89 começa!!!”

As observações de parecem referir-se a Shōichi Yokoi, um sargento do Exército Imperial Japonês durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi um dos últimos redutos do Exército depois da guerra terminar em 1945, e foi descoberto a viver nas selvas de Guam em 1972. Depois de voltar ao Japão, ele afirmou: “É com grande vergonha que volto”.

Embora algumas pessoas on-line acreditem que os comentários de Oda foram inócuos, muitas pessoas disseram acreditar que as suas observações foram insensíveis e inadequadas. Alguns comentadores acreditam que os comentários foram despropositados e desrespeitosos para Yokoi porque ele era um soldado que decidiu permanecer fiel ao Japão como foi instruído, ao invés de retornar ao seu país de origem com vergonha. Algumas pessoas afirmaram que a determinação de Yokoi é louvável e ele merece compaixão por viver em dificuldades por quase 28 anos pelo bem do seu país. Estão assim a criticar Oda por fazer uma piada que eles acreditam zomba e despreza Yokoi.