Mais...
    InícioO que estamos a verO que estamos a ver – 19 de Março de 2023

    O que estamos a ver – 19 de Março de 2023

    De uma forma resumida, falamos um pouco sobre o que vimos e deixamos o convite para em baixo nos comentários dizerem o que viram e jogaram na última semana.

    Bruno Reis

    The Last of Us (09)

    O último episódio da primeira temporada de The Last of Us foi essencialmente um início do fim. O mesmo abriu com um parto bizarro que explicou porque a Ellie é imune ao vírus Cordycepts. Após este breve momento Joel e Ellie chegam finalmente ao fim da sua longa viagem. No entanto, esta está longe de ser a que idealizavam. Joel viveu e cresceu imenso junto de Ellie e sem se aperceber desenvolveu laços muito fortes com a jovem. Com base nestes teve de fazer uma dura decisão que não só colocou a sua cabeça a prémio como ditou o fim de uma esperança para um mundo decadente.

    O fim da primeira temporada adaptou com mestria e respeito o último capítulo do primeiro jogo. A série da HBO demonstrou uma versão mais condensada do resgate da Ellie. Os momentos de gameplay que tivemos foram retratados com cenas violentas onde o Joel não mostrou um pingo de perdão a quem se cruzava no seu caminho. A referida violência com o som abafado dos tiros e gritos ao som do tema da série não só honrou ambos os media como demonstrou a resolução de um herói “cinzento”. Isto porque Joel teve a oportunidade de livrar o mundo da escuridão. Porém, escolheu não o fazer para salvar quem o salvou dessa mesma escuridão. Quem jogou e conhece a Parte II sabe que este evento fez com que o Joel se torne num dos alvos a abater pelos Fireflies. Aqui temos a ponte perfeita para juntar esta e as outras temporadas que vamos ter o prazer de acompanhar no futuro.

    Mas será que The Last of Us foi uma adaptação imaculada? Na maioria dos casos sim, a série adaptou os eventos principais do célebre jogo da Naughty Dog. O meu único senão foi a própria caracterização da Ellie e a omissão de alguns elementos dramáticos. Não me interpretem mal, Bella Ramsey surpreendeu imenso e demostrou estar à altura de um papel arrojado. O problema aqui e o que senti, é que esta Ellie tem um propósito diferente no jogo. A jovem pode ser arruaceira, mas ao mesmo tempo demonstra ser frágil. Nesta adaptação além de ser desrespeitosa para quase todos, conseguiu muitas vezes ser mais corajosa e capaz que o próprio Joel, o que por fez com que sentisse em algumas instâncias uma dinâmica menos orgânica entre os dois. Penso que este efeito foi devido à produção já estar a preparar na parte II do jogo, porque vai evocar uma Ellie muitíssimo diferente. Aliás Joel até referiu que vai ensinar Ellie a tocar guitarra e já assistimos aos seus treinos.

    Vinland Saga Season 2 (10)

    Thorfinn e Einar finalmente derrubam a última árvore da floresta para a transformar num abundante campo de trigo. Como a dupla conquistou a sua liberdade, interroga-se como a vai aproveitar. Este é o fim e inicio da série. O fim do Thorfinn guerreiro, e o inicio do Thorfinn explorador, um elemento já se sentiu neste episódio.

    Urusei Yatsura (2022) (22)

    Ten-chan conhece um espantalho extraterrestre que lhe pede para trocar o seu chupa-chupa por uma garrafa que faz com que o que coloca no seu interior seja miniaturizado. O menino todo entusiasmado mostra a garrafa à Lum e faz com que a este atinja proporções…bem menores. Ataru como não podia deixar de ser vê esta situação como uma oportunidade para caçar miúdas. Porém, quando descobre que Lum pode nunca mais voltar a ser o que era, embarca com Ten-chan numa corrida contra o tempo. Em seguida temos a célebre história da raposinha e da Shinobu, que essencialmente existe para desenvolver a dualidade entre inocência e força bruta da jovem. Por último assistimos a um vislumbre do próximo arco, o festival da Miss Tomobiki. A primeira parte do episódio obviamente revelou que Ataru tem sentimentos fortes pela Lum. Quando descobre que nunca mais poderá estar com quem ama (mas não admite) emerge como outra pessoa que demonstra que verdadeiramente se preocupa com a sua mulher. Quanto ao mini arco que vai fechar este cour, senti um sabor agridoce. Isto porque saltou por muitos acontecimentos bastante divertidos -que quem leu o mangá decerto se lembra destes. Contudo, este arco ficou fora da adaptação de 1981, o que me por si só é um fator muito positivo nesta adaptação moderna.

    Finalmente assistimos a uma Lum mais “demoníaca”. A desta adaptação tem sido bastante fofa

    The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel: Northern War (11)

    As últimas horas do ultimato dado pelo Império de Erebonia estão prestes a esgotar-se. Ciente da sua missão a jovem Lavi e Izeria dirigem-se ao palácio onde Rogan aguarda. Felizmente Lavi e o seu povo derrubam o general e imediatamente todos concordam com um cessar fogo, isto porque Lavi expõe que Rogan foi apenas uma peça para iniciar a guerra. No entanto, uma chegada inesperada pode voltar a inflamar as chamas do conflito. Este foi sem dúvidas, um episódio servido para os fãs. Não só abre com a Sra. Sara como no decorrer do mesmo encontramos a Aurelia no campo de batalha com o seu Soldat dourado, o Llyod e a Rixia na Geofront, e até os Bracers mais poderosos de Liberl. Este é mesmo o rumo e acontecimentos que esperava assistir neste série. No entanto, a mesma continua a mostrar acontecimentos do mais macabro e estranho possível com uma animaçao hedionda. Onde já se viu destruir um Archaism poderoso como o Gespard Gerrod com uma tabua de madeira? Impressão minha ou o anime também já está a divergir um pouco dos acontecimentos relatados nos The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel? Este episódio adaptou os eventos da revolução e o golpe de estado dos Jaegers do norte. Isto significa que este episódio decorre por volta de 12 de julho, ou seja, quando a guerra iria oficialmente começar. No entanto, no anime o conflito já começou há semanas atrás. Também como Lloyd e Rixia encontrarão o Rean e a Altina na Geofront se não estão nesse local e estão a participar na guerra?

    Rixia!

    SPY x FAMILY dos Chineses (BUDDY DADDIES) (10)

    O natal está a chegar e Miri está entusiasmada por participar no espetáculo natalício da sua escolinha. Sensivelmente um ano se passou deste que a criança foi viver com os seus dois papás e juntos desenvolveram laços muito fortes. Contudo, o regresso da mãe da Miri, fez com que o que parecia sólido aos poucos se desmorone. Este foi um dos episódio mais dramáticos até ao momento. A inocência da Miri contribuiu ainda mais para que sentimentos do Rei e do Kazuki fossem sentidos também pelos espetadores. Também foi sentido o efeito da antiga P.A Works, visto que voltou a polvilhar-nos com cenas emocionais, que felizmente não entraram num plano melodramático. Cá para mim a mãe foi contratada pela máfia para que a dupla volte a ser assassinos a tempo inteiro.

    Trigun Stampede (11)

    Knives tenta manipular as memorias de Vash para despertar e tornar todas as plants em seres independentes. Trigun Stampede, é uma boa série não discuto, o problema é que gradualmente se afasta de uma série Trigun. Enquanto o foco de ficção cientifica foi deixado em segundo plano na série de 1998, nesta encarnação moderna é o principal destaque, e o mundo (wild west) e a caracterização de personagens não são praticamente desenvolvidas. O Studio Orange continua a demonstrar que é uma das referencias em anime CGI. Este episódio teve uma animação incrivelmente fluida nas cenas entre a Rem e as crianças.

    NieR Automata Ver.1.1a (08)

    2B e 9S chegam à cidade submersa, uma das mais belas localizações do jogo. No local destapam o metal das suas vestes e banham-se nas problemáticas do sentir e o que é um ser humano. Um efeito muito interessante que tivemos neste episódio foi a possível origem da androide A2. Como é uma unidade Yorha e o seu nome conota primeiro modelo, é possível que seja a que foi apresentada no episódio anterior. Também como revelou emoções quase humanas e possa ter desertado, fez com que o comando proíba os androides revelarem emoções.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    2 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    2 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Marco Caixeta
    Marco Caixeta
    20 , Março , 2023 0:28

    Ver essa thumb com Lloyd e Rixia… Queria um anime de Crossbell bem feito kkkkkk

    Um OVA adaptando a história da Rixia já estaria de bom tamanho

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares