O que estamos a ver – 30 de Janeiro 2022

De uma forma resumida falamos um pouco sobre o que vimos e deixamos o convite para em baixo nos comentários dizerem o que viram e jogaram na última semana.

Bruno Reis

Kimetsu no Yaiba – Entertainment District Arc

Gyutaro e Daki enfrentam Usui. Mesmo em menor número o Hashira do Som leva uma clara vantagem sobre os seus adversários, mas acaba sendo envenenado pelo demónio invejoso. Para equilibrar esta balança de poderes chegam ao local o trio composto pelos guerreiros Tanjiro, Zenitsu e Inosuke. Enquanto Usui e Tanjiro enfrentam Gyutaro, o belo adormecido e o guerreiro javali enfrentam a sua irmã. Sem surpresa este foi mais um episódio frenético repleto de ação, com (felizmente) doses mínimas de retrospetivas onde apenas foi apresentado o essencial. Rengoku faleceu, mas o seu espírito continua a mover as personagens e as suas convicções.

Attack on Titan: The Final Season

A batalha para determinar o destino da humanidade atinge novos desenvolvimentos quando todos os Eldianos que beberam o líquido cefalorraquidiano transformam-se em Titãs no interior das muralhas, enquanto o Eren continua a enfrentar os Titãs Mandibula, Armadura e Transporte. Falco quase se torna o sucessor do Titã de armadura, contudo decide tornar-se num titã saído de um jogo bugado. Respeitante ainda a jogos a Gabi claramente andou a jogar Overwatch e recebeu o prémio de “Play of the Game” da semana, acreditem foi mesmo de perder a cabeça. Para finalizar os irmãos conhecem Ymir a fundadora, e Eren revela as suas ambições. Esta última parte foi outra clara referência a lendas nórdicas, onde um ser chamado Ymir criado diretamente de Ginungagap pelo calor de Muspelheim e pelo gelo de Niflheim deu origem aos Jötunn (Gigantes) e foi morto por Odin. Este acontecimento acabou por inundar as superfícies de Niflheim com o seu sangue extinguindo os restantes gigantes.

Sabikui Bisco

Enquanto Bisco combate contra a irmã do seu novo amigo médico, aproveita a ocasião para revelar-lhe a verdade sobre os cogumelos, o que se estende para lá das muralhas da cidade e o propósito da sua missão. Este foi mais um episódio frenético com interessantes coreografias de luta, e um olhar mais profundo num enredo que parecia simplista. Começo a supor que a produção inspirou-se em Super Mario Bros., pois não bastavam os cogumelos como os guardas também montam pequenos dinossauros.

Orient

Os nossos heróis conhecem uma tribo de Bushis e Tsugimi, a sua futura companheira, que, no fundo, encontra-se presa a um líder manipulador e cruel. Orient continua a percorrer as estranhas mais comuns dos “shounens” da atualidade não só através das suas temáticas como também em momentos de fanservice bem característicos das obras de Hiro Mashima.

Hakozume – Kouban Joshi no Gyakushuu

Preparem-se porque o Inspector Max chegou à divertida esquadra das “PSPzitas”.
O agente canino da televisão é convocado para encontrar um senhor idoso que se perdeu nas montanhas. Mais um episódio que se dedicou a apresentar novas personagens numa narrativa simples, mas envolvente.

Ousama Ranking

Um antigo traidor aparece diante de Bojji. O nosso corajoso amigo com a sua inocência e benevolência conquista o seu coração e fortifica o seu grupo na conquista do reino. Realmente não consigo perceber as motivações do Rei Desha, julgo que não foram muito bem explicadas.

Shaman King (2021)

Yoh viaja até ao inferno para tornar-se um dos detentores dos cinco grandes espíritos. No local descobre o aliado mais improvável e o inimigo mais inesperado.

Dragon Quest: The Adventure of Dai (2021)

Devido a uma circunstância inesperada, o Popp finalmente desperta a sua “alma” e descobrimos porque a mesma num treino “á lá Vegeta” não se acionava. Solidifico a minha opinião, embora Bojji tenha vencido o prémio de “Melhor personagem masculino de 2021 pelos leitores do Otakupt” na minha ótica o nosso corajoso Mago vai sempre arrecadar esta distinção. O desenvolvimento desta personagem foi tremendo, diria mesmo um das melhores que tive o prazer de assistir. Embora seja a figura mais normal no contexto da série é a mais desenvolvida, devido a ser o elemento do humano quando todas as outras personagens perderam o seu rumo. Até mesmo quando Dai, deambulou na sua mente foi o Popp que esteve presente. Popp por excelência simboliza a qualidade que nos torna também mais humanos, e a que nos permite evoluir como espécie. O meu único senão neste episódio foram os excessivos momentos CGI, mas como foi um episódio tão rico fecho os olhos. Não é à-toa que temos um detergente chamado “Super Pop”.

Sono Bisque Doll wa Koi wo Suru

O nosso artesão descobre o que é a vida adulta quando tenta conciliar os estudos, com uma condição inesperada da família e o fabrico do cosplay para a Marin. Embora sejamos de mundos indentifiquei-me imenso com o Gojo, visto que também quando tenho compromissos não sou capaz de os evitar ate que estejam entregues ou concluídos.

Quanto aos jogos terminei a “playthrough” em Normal de Final Fantasy VII Remake Intergrade no PC e imediatamente comecei outra na dificuldade “Difícil”. Com ainda mais “Mods” não me canso de admirar certas paisagens (e ficar desiludido com outras).

Hélder Archer

Kimetsu no Yaiba – Entertainment District Arc

Todos os nossos heróis estão agora em combate com Tengen Uzui claramente envenenado. Episódio frenético cheio de ação e houve ainda tempo para conhecer um pouco mais do passado de Uzui.

Attack on Titan: The Final Season

Um episódio de perder literalmente a cabeça com a história a aproximar-se cada vez mais do seu fim. Como não conheço a história do mangá, mal posso esperar pelo próximo episódio.

Felipe Soares

Kimetsu no Yaiba – Entertainment District Arc

Não estava esperando que Kimetsu no Yaiba pudesse entregar mais um episódio extremamente bem produzido e animado. A mescla entre animação 2D é CG ocorreu de uma forma surpreendente e traz um clímax que eleva muito a série em questão de produção.

Por outro lado, a questão da história de arco vai seguindo para um lado bem clichê. Mas espero que a série possa ter alguma surpresa que quebre a expectativa que já possuo para o final deste arco.

Dragon Quest: The Adventure of Dai (2020)

Agora faz todo sentido os motivos para Popp ter dificuldades para acionar seu pingente. Todos os acontecimentos do episódio recente da série é muito mais sentimental e com uma conclusão que achei muito corajosa.  Coragem é literalmente a palavra que define a jornada de Popp, afinal ele era o que menos tinha motivos para sair em jornada e se meter em uma batalha que vai definir o destino do mundo humano. Este episódio acaba mostrando o quanto o personagem é realmente humano, afinal ele teve coragem diversas vezes contra inimigos mais poderosos mas temia expressar seus reais sentimentos.

Gosto muito como o episódio consegue ser épico e intimista em sua edição. Mostrando a urgência e os sentimentos dos personagens com diversas expressões e uma trilha muito boa.

My Dress-Up Darling

Hora de falar do anime do momento nesta temporada. Gosto como a série aborda de uma forma bastante divertida, e um pouco picante, sobre o mundo do Cosplay. Não sei até onde a parte técnica da construção de um cosplay do zero é verídico dentro da história, mas gosto que nos três primeiros episódios a série tenta passar todo um processo, que inclui até a parte da correria para terminar o cosplay em um prazo apertado. 

As partes mais picantes não chegam a ser ruins, mas fiquei um pouco incomodado com toda a cena do segundo episódio das medidas que poderia apresentar melhor as habilidades de Wakana Gojou como artesão de bonecas, mas a cena acaba sendo interrompida para colocar uma piada de cunho sexual.

Em questão técnica os três primeiros episódios da série são muito bons, principalmente o terceiro, que em diversos momentos coloca um tipo de rotoscopia com os personagens interagindo no local. A trilha também é bastante interessante, apesar de um ter ainda uma música tema marcante.

Akebi’s Sailor Uniform

Este foi outro anime que me pegou de surpresa nesta temporada. Sua história é bastante simples, mostrando situações que podem parecer simples, mas que possuem uma interação entre os personagens bastante interessante.

Em questões de animação temos aqui a série com momentos ótimas fotografias desta temporada. Praticamente temos diversas cenas que podem ser usadas normalmente como wallpapers no PC ou celular.

Ricardo M.

Kimetsu no Yaiba – Entertainment District Arc

Mesmo com veneno a dar de si, Tengen Uzui, o Deus dos Festivais, não perde a sua postura extravagante como era de esperar face à situação em que se encontra. Ainda assim, neste oitavo episódio atribuo os meus elogios a Zenitsu, e também aos efeitos incríveis que sobressaem no auge da luta. Obviamente que Ufotable não perde oportunidade para impressionar, superando constantemente a qualidade da produção e animação que tem vindo a progredir desde o começo de Kimetsu no Yaiba.

Ousama Ranking

Enquanto no castelo recuperam da invasão, Bojji aproxima-se do submundo e os ânimos voltam a aquecer com a presença do rei Desha, que com a sua natureza, mais parece retirado da mente de Eiichiro Oda. Por outro lado, continuam a dar seguimento ao desenvolvimento emocional dos personagens, mantendo a minha opinião anterior que a evolução da narrativa está a progredir devagar. A determinado momento, não deixo de pensar se no fim da temporada, o pequeno não sentirá empatia com a história da antagonista.

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
Subscreve
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments