Mais...
    InícioReviewAnálise de anime: To aru majutsu no index

    Análise de anime: To aru majutsu no index

    untitled

    Sinopse:

     Situado em uma cidade de estudantes sobre-humanos cientificamente avançados, mas em um mundo onde a magia também é real. A mão direita de Kamijou Touma, a Imagine Breaker, vai negar todos os poderes mágicos, psíquicos, ou divino, mas não a sua própria má sorte. Um dia ele encontra uma jovem garota pendurada em sua varanda corrimão. Ela acaba por ser uma freira da Igreja da Inglaterra, e sua mente foi implantado com o Index-Librorum Prohibitorum– todos os textos mágicos da Igreja retiradas de circulação.

    Gêneros: Ação, magia, sci-fi, super poderes

    Geral:

    E ai gente quanto tempo, desculpe sumir assim, estou com muito pouco tempo na atualidade por isso demorei muito, mas irei trazer aqui uma análise de um dos animes que eu mais gostei de ver em 2013, de cara isso afeta minha crítica eu sei, mas esse anime tem muitas coisas o que se possa debater, então vamos lá.

    untitled

    Antes de mais nada sós uns dados:

    1º) O anime vendeu bem nas duas temporadas, então porque não continuou? Porque não fez o original vender mais com a segunda temporada, o que fez a editora perder o interesse por hora( anos né)

    2º) Mas isso não significa que nunca vá a ter, como foi uma LN que até 2012 dominava a editora vendia muito e tinha fama, considerando que o anime deu lucro é quase certo por mim que no futuro quando a LN estiver acabando anunciaram, só é aguentar até lá já que isso não tem previsão hahahaha.

    3º) Mesmo que não seja o foco principal, vale lembrar que a rainha das tsunderes no japão, ou seja a personagem assim que eles mais gostam vem deste anime a Misaka mikoto ( a de cabelo curto entre os dois personagens masculinos) e olha que ta difícil alguém passar ela.

    untitled

    História:

    Mas vamos ao que interessa, será que o anime merece a fama que tem? olha ele tem ponto positivo e negativo, vou resumir a um de cada segundo minha visão, e desta vez é realmente subjetivo por isso podem dizer se concordam ou não nos comentários.

    1º) Positivo: Já pensou o quanto um mundo onde se aborda magia( religiões) e a ciência( tecnologia) em um mundo semi-futurista, o quanto isso poderia ser interessante? ou o quanto aberto este mundo é? realmente algo que eu considero inovador, normalmente um autor escolhe uma das duas e tenta desenvolver, mas este não ele opinou por abordar as duas ao mesmo tempo, mostrando suas divergências e confrontos de uma forma bastante interessante e legal de se assistir, ou seja a possibilidade de rotas que a história tem é enorme e além disso temos um tema bastante interessante que é magia e tecnologia e o autor sabe como lidar com isso, então o ponto positivo é a amplitude da história que a faz interessante. Vale lembrar também do ótimo desenvolvimento de personagens, ele sabe muito bem lidar com a grande quantidade de personagens dando  eles importância mesmo quando não estão em tela, algo que merece mérito, ou seja ele tem uma boa narrativa ao meu ver, e além disso bastante criatividade neste quesito.

    2º) O negativo: Aqui é opinião minha até onde o anime foi, não sei se isso acontece depois na LN porque eu ainda pretendo ler, mas a fórmula que eles usam para derrotar os inimigos na história acaba sendo bastante repetida as vezes, o que pode fazer as pessoas não gostarem/emocionarem tanto cada vez que tem um clímax na história, claro que não é sempre mas tem muitas vezes que tudo se resolve pelo nosso protagonista, “mas lucio não tem de ser o protagonista a resolver mesmo?” sim, mas parece que sempre é da mesma fórmula, e como se vc conseguisse não prever os oponentes e sim como as coisas irão terminar, sei que vocês entendem(  e que por sinal não pode ser ajudado, afinal ele tem “peculiaridades”), esse ponto é bastante discursivo por isso não afirmo como certeza de que é negativo, bem subjetivo mesmo. Mas não confundam, isso não atrapalha o entretenimento a não ser que você realmente queria fazer uma crítica, porque eu mesmo quando assisto não vejo problemas, apenas citei ´para ser junto quanto as vantagens, até porque o problema mais “aparente” em index não é na história…

    Enfim, é um mundo enorme, com história e premissa interessante, só por isso já não desaponta ver, mas em minha opinião, mesmo sendo fã da franquia percebo que ele tem de variar mais na maneira como abordava a história e suas conclusões, bom o anime só adaptou 13 dos quase 40 do total da light novel, por isso nem tem como eu saber o que acontece depois ( tanto que aceito spoilers). Resumidamente, é criativo, é inovador, bem apresentado, porém meio repetitivo, mas em geral mais acertos que erros então não há muitos problemas.

    untitled

    Personagens:

    Aqui que temos o maior problema de index, na verdade chega a ser engraçado, personagem é opinativo cada um tem o seu, mas em index tem uma divergência quase que inacreditável, praticamente todos os vilões ou anti-heróis da série, são mais aturáveis que o protagonista e a própria index, pra início de conversa, a index é uma loli que vive no é do touma a vida toda exigindo coisas dele, claro que ela tem as suas qualidades, mas para a maioria das pessoas ela soa super irritante, e no final seu drama que envolve sua história acaba não dando tanta emoção afinal se você não gosta o personagem não liga pro que acontece com ele, não é exatamente opinião minha afinal ela ajuda ele e tal, mas com certeza eu não diria que é uma das minhas preferidas…Mas não posso negar, ela é bem apresentada tem um drama bem lidado, e sua personalidade combina com o tipo de personagem, ou seja narrativamente é uma boa personagem, mas não são muitos que vão gostar de uma loli irritante né…então deixo isso a vocês decidirem.

    Ai vem o nosso protagonista que é um azarado de nascença o que faz boa parte das cenas de comédia, olha ele é um personagem que dá pra simpatizar sim, mas o problema dele e que ele tenta dar uma herói todas as vezes que encontra um oponente, ele tipo tenta convencer todos os vilões a pararem o que fazem na palavra e se não dar certo ele fala a sua frase famosa “Eu vou quebrar a sua ilusão” ( isso remetendo ao poder que ele tem), Se ele não agisse assim com todos que ele vê eu acho que não teria problemas, mas de resto é um bom personagem, dizem que na LN original tem mais pensamentos dele que justificam suas ações e que as pessoas o reconheceriam mais, bom só lendo para saber, no anime ele tenta sempre a mesma coisa e aqui envolve aquilo que eu disse da história ser repetitiva de vez em quando, mas como personalidade ele por mim é muito mais aceito que a index, por isso posso dizer que gosto do personagem, seus defeitos são aturáveis.

    Agora o ponto forte são os vilões, eles sim tem a carisma, muitos você chega a torcer as vezes que não sejam derrotados, existe um certo personagem que não é exatamente vilão, mas chegou a ser e depois virou um anti-herói que esta sempre disputando com o protagonista na fama, vou evitar spoilers mas já digo que se fosse para termos um padrão de como esse tipo de personagem tivesse que ser eu escolheria ele para isso.

    Ou seja é muito divergente, enquanto temos ótimos personagens que seguem o protagonista, e ótimos vilões, os de principal foco não são tão bons quanto por isso muita gente acaba não simpatizando com a obra, e talvez por isso a LN não tenha aumentado mais as vendas, mas é só um chute, não vou falar aqui da misaka porque pretendo fazer uma anális no futuro do railgun por isso irei esperar.

    untitled

    * Conversa não deu certo? então é isso que dá, nem liga pros gêneros, fez errado já era.

    Músicas:

    Depois da amplitude da história temos o ponto de maior destaque em index que são suas músicas. A maioria são lindas e bonitas de se ouvir, até porque temos ops pela diva Mami Kawada que sei que muitos de vocês conhecem, e algumas eds pela Maon kurosaki ( no caso as da segunda temporada) por isso o anime neste quesito se destaca muito, desta vez irei por a primeira ed da segunda temporada, creio que não conte exatamente como spoiler.

    OP

    * Bate uma nostalgia só de ouvir

    ED ( segunda temporada)

    * Melhor só ouvirem a música mesmo, ai deixa no hype de chegar logo na segunda temp XD.

    Parte técnica: 

    Index foi adaptado por um estúdio até famoso a   que é um estúdio mediano e as vezes consegue algo bom, mas em geral eles te entregam o necessário, não tem muitos erros na animação, eu pessoalmente gosto dele, mas ainda não esta no meu top.

    978c067c22ae3d575d02d503927b90aeb3695d89_hq

    Bom mas se tem uma coisa que eu gosto mais neste estúdio é seu design de personagens, que costuma ser bem bem feito e bom de se observar, fora que o estúdio pode fazer ótimos trabalhos a depender do diretor e da staff..mas por este motivo mesmo tem um anime nesta temporada que esta bem cagado por eles, por este motivo sempre que um anime deles é anunciado eu espero a staff para poder comentar depois.

    Conclusão:

    Nota final: 8.5/10 ( aproximo para 9 no MAL pela importância que ele teve na minha vida otaku)

    Index merece sua fama?…olha talvez sim talvez não.

    É algo inovador, com uma história bem feita e em geral bons personagens ( com algumas exceções) por isso é compreensível, a fama que tem é que melhora ainda mais com o “new testament” que é a continuação da novel, então por isso não posso julgar em geral, mas creio eu que foi um anime que entregou o que prometia e foi divertido de se ver, se um dia tiver continuação vou ver de ótimo grado. Tecnicamente bem feito, ou ao menos entregou tudo que devia, com ótimas músicas que eu nunca esqueço.

    Extras:untitled

    Um dia pretendo analisar o spin-off muitas pessoas pensam que ele somente serve de fanservice a história orginal, quando não é bem assim ele introduz quase que uma visão de mundo totalmente diferente da série original, afinal se é magia e ciência, enquanto o majustu aborda a magia este aborda a ciência e tem como protagonista a rainha tsundere que eu já mencionei antes, mas isso é conversa para outro momento e.e

    untitled

    Muitos queriam ele como protagonista, e acreditem eu entendo bem o pensamento de vocês…e olha a ironia até a imagem pesou exatamente 666 kbytes credo….

    Bom e é isso, ainda sou novo na área de analisar a história em quesito a sua narração e em referências a contextos históricos, mas creio que eu deixei claro meu pensamento sobre a obra, estejam livres para concordar ou não, afinal isso que gera boas discussões XD, então até a próxima.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    15 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    15 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    disqus_zfRTsqFg2D
    disqus_zfRTsqFg2D
    11 , Julho , 2019 18:42

    E agora, em 2018, essa incrível obra finalmente ganha sua terceira temporada.

    Akkua Magunusu
    Akkua Magunusu
    11 , Julho , 2019 18:48

    Depois de um bom tempo voltei pra esse Post, xD
    Já tinha lido antes, mas só agora pode dar uma maior atenção
    Como a 3° Temporada do Anime está pra começar (19 Dias), decidi colocar isso aqui… Vai que alguém olha :v
    (Vai ficar meio grande pois vai ter Sinopse e Respostas da Analise)

    ——Como um Membro, onde me considero, muito Ativo dentro da Fandom:
    Fiz minha própria Sinopse para Index III:
    “A estória situa-se num Mundo Dominado pela Ciência, onde a Magia também existe mas mantendo-se desconhecida a Sociedade.
    Continuando os acontecimentos do Velho Testamento, temos dessa vez Kamijō Tōma, Accelerator e Hamazura Shiage como Protagonistas. Esses três garotos não deveriam ter conexões entre si, mas por junção de peças como Marionetes, tiveram seus caminhos alinhados anteriormente por consequências das ações de um Level ZerØ, o Menino Azarado, Touma.
    Agora a realidade começa a se mostrar mais perigosa, a Magia começa a tomar destaque aos olhos humanos, e Kamijou tem sua vida visada pelo Assento Direito de Deus, a maior autoridade cristã. Enquanto Accelerator, o Mais Forte Esper, e Shiage, o Inútil Level Zerø, são jogados em meio a Escuridão da Cidade Acadêmica, uma batalha pela sobrevivência e por desejos, os Level 5 começam a aparecer um após o outro. No fim de tudo, o maior dos perigos levanta, o destino é à Rússia, e esses 3 garotos terão suas vontades e personalidades testadas, em uma eminente Guerra Mundial.
    Quando a Ciência e a Magia se encontram pela terceira vez, a história toma um rumo nunca antes visto.”

    ① O Anime não parou por problemas de Vendas da Novel, foi por questão pessoais da Staff e sua relação com a Dengeki/KADOKAWA
    ② Atualmente “To Aru Series” é a Obra da Editora que mais vendeu, isso contando só no Japão, passando até mesmo de SAO (Contando Globalmente)
    ③ Sim, Misaka Mikoto ainda é a Personagem Feminina de Light Novels Favorita do Japão; Mas vale-se destacar que Kamijou Touma também está sempre no Topo dos Favoritos entre os Chars Masculinos! Ele já ficou em 1° Lugar pro 3 Anos, e esse ano é possível que ele ganhe…

    Respondendo o Ponto Negativo da Estória… Não se preocupe, isso muda, e sim, eu concordo, o começo tem tal Ritmo mesmo, na Novel é mais detalhado, mas mesmo assim é simplório! Nos Volumes 12 em diante, a Novel chega a níveis absurdos de escrita, o Autor só evoluiu desde então!!
    Kamijou Touma teve muitos de seus pensamentos cortados no Anime, e o próprio Autor & Staff reconhecem e não gostaram do resultado disso…

    Personagens, isso vai mudando com o tempo, o que muitos veem como Accelerator & Mikoto como os Melhores Personagens, eu vejo como Touma e TOUMAN… Porquê? Ele é o personagem que precisamos, e quem leu o Velho & Novo Testamento entende tranquilo, no começo da Obra ele era SOMENTE um PROTAGONISTA que era Manipulado, ele tinha que resolver com sua JUSTIÇA— Acontece que isso muda, Kamijou Touma não se vê como um Herói e sabe que seu senso de Justiça não é absoluto, ele não pode simplesmente resolver tudo na base do Punho, e ele entende isso, ele é o personagem mais bem desenvolvido durante toda a obra, tanto que o nome da obra deveria ter Touma ou Kamijou no meio, não Index (Analisando desse ponto)

    Notas (Não gosto de dar Notas, mas Okey…)
    Direção ↓
    Index II>>>Railgun S>>Kagaku>Majutsu
    Animação ↓
    Railgun S>>>Index II>>Kagaku>Majutsu
    Trilha Sonora ↓
    index II=Railgun S>>Majutsu>Kagaku
    Roteiro ↓
    Index II>>>Majutsu=Railgun S>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Railgun (Não presta, a não ser que você considere como um Slife of Life)
    Seyuus ↓
    Railgun S>>>Index II>>Majutsu=Kagaku

    (Se você leu até aqui… ÉS UN SOLDADO, rss— Arigatoyo) https://uploads.disquscdn.com/images/80a65c2c14145a7f29cd7155483c2575e46b48edca2f98a920fb2f721d54a551.gif

    MestreUssop
    MestreUssop
    13 , Julho , 2019 4:23

    Index é totalmente irritante. Eles deviam ter acabado com ela em algum arco, mas eu acredito que ela está envolvida com o personagem principal, Aleister(Grande Vilão do anime). Assim, a persuasão em se livrar do personagem.

    ladghelson
    ladghelson
    13 , Julho , 2019 23:49

    Princialmente o raigun manga

    ladghelson
    ladghelson
    13 , Julho , 2019 23:49

    Eu gostei muito do anime foram muito bem feito

    Charles
    Charles
    13 , Julho , 2019 23:49

    Bela análise até. A primeira temporada é um 9/10 e a segunda 10/10. Claro, levando em conta que eu amo o mundo e os personagens desse anime, então é opinião totalmente pessoal.
    Já li somente o Old Testament da LN (que é o que tá completo). Posso te dizer que a história só melhora. No momento que tudo começa a se dividir entre os ” protagonistas “, Touma, Accelerator e o nível 0 Hamazura. Cada um deles com seus próprios problemas, todos divertidos de se ler.

    Franco Denis
    Franco Denis
    13 , Julho , 2019 23:49

    https://www.change.org/p/j-c-staff-a-certain-magical-index-3-anime ¡suporte para a terceira temporada de Índex.!

    Weslley de Sousa
    Weslley de Sousa
    13 , Julho , 2019 23:49

    Eu não consigo me acostumar com suas análises, mas bem: Well done!

    Eu só aguentei assistir metade da primeira temporada mas não por ela estar me irritando, mas sim por eu não estar gostando. Eu assistia e ficava pensando: “Nossa, que qualquer coisa… acho que eu vou ligar pros boy e marcar encontro”. Eu não gostava, eu não odiava… eu só assistia e era algo tão passivo que chegou uma hora que eu desisti.

    E depois de ler sua análise, eu sinto… que eu não perdi nada, acho que eu absorvi o que eu tinha que absorver dessa obra, tanto que nem consigo criticar ela.

    Se eu tivesse que dar nota? Sei lá… Eu não dou, simplesmente assim. Hahaha

    iv11M
    iv11M
    13 , Julho , 2019 23:49

    Index sem duvida é um dos meus animes preferidos sem duvida, já vi as 2 temporadas 3 vezes e com certeza vou assistir um 4 vez e provavelmente um 5 também.
    Foi uma boa analise, quanto a mim eu adoro o enredo e sobretudo a quantidade de facções que há de cada lado (tanto da magia como da tecnologia), quanto aos personagens já nisso discordo em parte (porque como dissestes personagem são opinativos, então dá para discordar) já que quando a mim eu adoro tanto o Touma como a Index, foram os meus personagens preferidos quando vi pela primeira vez e provavelmente continuarão a ser até ao final da historia. Quando as musicas concordo, adoro todas as openings (sobretudo a opening 1 da 2 temporada) e grande parte das endings (sendo essa que está no post a minha preferida), a qualidade técnica para mim está boa (não é nada de glorioso mas já está bom assim)
    Já eu dei 9,5/10

    Alexandre Skywalker
    Alexandre Skywalker
    13 , Julho , 2019 23:49

    To aru majutsu no index – Eu, como muitos outros, ficamos intrigado com o fantástico mundo descrito nos primeiros episódios, um mundo onde toda a gente tem uma superpotência, assim como o mistério que envolve o personagem-título. Infelizmente, a série não entregar uma única história sólida após o primeiro arco e tropeça cegamente para a frente a um final quase insignificante ou inútil.
    O anime realmente tinha me ligado nos primeiros minutos do primeiro episódio. O caráter de Touma, que inexplicavelmente possui o poder de anular qualquer força sobrenatural com a mão direita (e também parece atrair desgraça), foi muito atraente. Após seu encontro com Index, uma menina que inexplicavelmente tem recuperação da memória perfeita, as coisas realmente começaram a decolar. Agora havia dois personagens misteriosos e um enredo decente para ir com um deles. No terceiro episódio, eu estava convencido de que eu estava em uma obra-prima rara.
    É certo que eu estava preocupado com Touma, porque o seu poder misterioso é essencialmente deus-mode, e vencido personagens tendem a arruinar uma história. Eu definir essas preocupações de lado, porém, o raciocínio de que o personagem-título é Index, não Touma. Mal sabia eu que, após o primeiro arco concluído, o personagem-título teria pouca ou nenhuma influência na trama global, em alguns casos, mal conseguindo fazer uma aparição na maioria dos episódios mais tarde.
    Muito poucos dos personagens passado as duas principais são genuinamente simpático. Eu tenho que admitir que eu gostava do professor de Touma, Komoe. Ela forneceu alguns dos melhores alívio cômico, mas não fazer muito mais além de atuar como um dispositivo do lote. Dois guardiões do índice, centrais para o enredo do primeiro arco, também estavam entre as melhores personalidades. No mínimo, eles não foram completamente antipático. O mesmo não pode ser dito para o resto do elenco: quase ofensivamente maçante personagens de apoio; uma série de meninas super-poderosas, cada um que acha que sua vida é o pior e que ela estaria melhor morta; um seleto de poucos vilões para fazer batalha com Touma; e por trás das cenas ruins homens que nunca fazem nada, mas fazem referências vagas para a história. Antes de eu seguir em frente, eu gostaria de dar uma menção honrosa para Accelerator. Ele tinha provavelmente o poder mais legal de todos eles, e teria feito a minha lista de personagens simpáticos se ele tinha deixado cair o ato emo-criança angustiado e revoltado com tudo . Apenas mais um desperdício de caráter entre muitos. Se há uma coisa que eles fizeram certo, no entanto, era a arte e animação. Mas se todo o seu anime pode fazer é olhar bem, não há praticamente nenhuma razão para isso. Em geral, eu tenho que dizer que fiquei muito decepcionado com Toaru Majutsu no Índex. Ele tinha um grande acúmulo tal de informações e eles poderiam ter feito grandes coisas com ele, mas uma vez Index já não era uma parte central da história tudo caiu por terra. Eu não recomendo esta série a ninguém. Eu assisti-lo do início ao fim, e foi uma grande decepção .
    Nota 4.8

    Hollowfied
    Hollowfied
    13 , Julho , 2019 23:49

    Index é um anime bem divertido,Touma é um dos poucos protagonistas de light novel que se sobresai,de resto não tenho que reclamar é um bom anime.

    Espero um dia ter uma terceira temporada e adaptar o tal arco da Terceira Guerra Mundial que achei bem interessante.

    CrazyWolf
    CrazyWolf
    13 , Julho , 2019 23:49

    Desse eu não sei o que falar, então vou me manter no básico…

    Eu gosto muito do anime, ele com certeza estaria presente no meu top20 animes preferidos, alguns personagens são simplesmente inesquecíveis!

    Bom… agora é ficar a espera de uma continuação >_<

    Dougfulll
    Dougfulll
    13 , Julho , 2019 23:49

    Essa serie de vários títulos diferentes feitos por vários olhares de personagens diferentes do mesmo período é muito bom.
    E esse enredo da mistura de religião com ciência é sensacional e é um assunto contemporâneo até hoje…
    Dessas series Prefiro o Index mesmo… Uma pena que ainda não tem uma continuação ainda em animação ;-;

    Shiba
    Shiba
    13 , Julho , 2019 23:49

    Index é um otimo anime mesmo. O autor consegue trabalhar muito bem o tema religiao vs ciencia. E o universo da serie é bem rico.

    Concordo que os conflitos em sua maioria sao resolvidos de forma repetitiva.

    Eu gosto dos personagens nao acho nenhum irritante. A animacao é boa no geral o anime tem uma direcao consistente.

    Acho legal citar Railgun porque considero o anime mais que um spin-off bobo como muita gente deve pensar. Vejo Railgun como um complemento do original. O arco das Sisters é muito melhor no Railgun por mostrar o ponto de vista da Misaka. Algo que em Index fez parecer que ela nao se importava.

    Espero que tenha uma terceira season um dia. O editor chefe da Dengeki promoteu uma. Pois o roteiro deixou muita coisa em aberto , se nao tiver o jeito é criar coragem pra ler a LN.

    Lucio
    Lucio
    13 , Julho , 2019 23:49

    Desculpem a demora gente, ocupado e tals com a facul, fora que este anime necessita pensar um pouco mais para analisar, um dos que marcou meu melhor ano de animes (2013) por isso esta ai o que penso sobre a obra.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares