Mais...
    InícioReviewAnálise de anime: Yosuga no sora

    Análise de anime: Yosuga no sora

    untitled

    Sinopse: 

    A história é sobre o estudante Kasugano Haruka que se tornou orfão junto com sua irmã gêmea Kasugano Sora que perderam seus pais em um acidente de carro. Devido à tragédia, os dois voltaram para a cidade do interior chamada Okukosome e agora vivem na antiga casa o­nde o pai deles trabalhava como médico. Ainda em luto pela perda dos pais, Haruka passava todo tempo preso em casa sem conseguir se adaptar ao novo ambiente, mas, graças ao apoio do seu novo amigo Ryouhei, da vizinha Nao, da antiga amiga de infância Akira e de sua amiga Kazuha, ele consegue superar a tristeza e volta a viver feliz.

    Gêneros: Drama, ecchi harém, romance

    Bom algumas pessoas me pediram para fazer deste anime por conta de toda a polêmica que tem sobre ele, fora muita enganação também, existem centenas de memes do haru (protagonista da história) que mostram coisas que não é bem assim que acontece, na maioria das vezes os que viram o anime apenas pelo fanservice que é até o hoje o de maior nível que se tem na indústria de animes para tv, que pode até não ser considerado um a depender de quem esteja falando ( afinal as cenas tem sentido).

    untitled

    Primeiramente,  é uma adaptação de VN (visual novel) que um dia eu pretendo fazer um guia ainda de como são, mas por hora saibam que são games na maioria das vezes de relacionamentos, tem a história principal e tem as protagonistas, de acordo com suas escolhas você entra na rota da qual você mais achou interessante na história principal (chama de commum route) então o que fez? ele adaptou todas as heroínas ou quase todas da obra  ( ainda não zerei o game) cada uma dentro de um arco de 3 episódios aproximadamente como normalmente se tem 4 heroínas então 3 episódios para cada totalizou 12 episódios.

    Ai que entra o que eu disse antes sobre os memes dele, toda vez que o anime completava uma rota de uma das protagonistas ele retornava ao último ponto da commum route para outra protagonista, ou seja a história voltava para o passado, mas em outra linha temporal ( confuso não?) e por isso ele nunca foi um protagonista que “pegava geral” como muitos dizem, e sim sempre ficava somente com uma pessoa.

    untitled

    * O que poderia dar errado?…

    História:

     A história da obra envolve de coisas leves a situações bem pesadas do que vemos em slice of lifes, mas em geral ela envolve o drama de todas as protagonistas separado com arcos como eu disse antes, isso de certa forma é um diferencial afinal conhecemos melhor o mundo e as situações dele no anime em questão, mas ai que temos um problema.

    Como alguns sabem visual novels que geram animes costumam ser grandes e ao tentar comprimir-las em um formato de anime e ainda por cima 12 episódios significa que de uma forma ou de outra iremos sacrificar informações, e tentar adaptar um arco inteiro de uma protagonista em 3 episódios é quase impossível, por isso a história acabou sendo adiantada e por conta disso fraca, o leitor ou seja nós não sentimos muita empatia pelo que acontece o que faz parecer um drama forçado, e logo depois disso temos de ver esta situação acontecendo várias vezes no anime, o que peca com a história.

    O ponto “positivo” que muitos dizem é que ela foi a adaptação de visual novel mais fiel as cenas “H” nenhum outro anime para tv como eu disse antes foi tão longe de mostrar a cena mesmo acontecendo de uma maneira tão sutil que não foi preciso censura, apenas movimentos de câmera, o que merece ao menos respeito pela audácia da produção, mas como eu disse acabavam servindo como fanservice, afinal se você não criou empatia com a história por ela ser muito rápida então não dá para sentir a naturalidade da cena que deveria ter.

    Mais um detalhe que eu diria que defendo é que é um dos poucos animes que existe que levou a temática do incesto a sério, mostrando que não é só o amor que supera todas as situações tem várias questões éticas e biológicas envolvendo isso, e por isso por muitos o último arco do anime que adapta esta rota é considerado o melhor do anime, onde vemos um pouco mais de seriedade na obra, o que faz ela não ser totalmente desmerecida.

    untitled

    Personagens:

    Não tem muito o que se dizer deles afinal é uma obra de curta duração, mas vamos ao esquema de ponto positivo e negativo:

    Positivo: O anime ao apresentar o esquema de adaptar todas as rotas, tema a vantagem as personagens porque vemos bastante sobre as individualidades de cada uma, então para aqueles que gostam de uma em específico que não foi abordada ao menos este anime não tem este problema, cada uma tem o seu drama a tentar ser resolvido.

    Negativo: Ele segue o que eu disse antes na história e contradiz um pouco o positivo, porque como eu disse de novo 3 episódios apenas para você começar uma relação inteira, resolver os problemas da protagonista e ainda ter “aquelas” cenas com ela, forçado não? por isso não dá para simpatizar muito com as personagens, cada rota vai focar apenas em uma e raramente vemos outra, então as pessoas tinham de aproveitar os poucos episódios em que uma era apresentada…

    Ou seja mesmo que tenhamos mostrado todos os personagens e suas relações com eles como ponto positivo, por ser muito apresado e parecer forçado por isso faz com que não criemos empatia por eles o que mais uma vez enfraquece um pouco a história, mas ao menos isso é para aqueles que analisam demais o que veem, como são poucos creio que não deve ter problemas para a maioria.

    untitled

    Músicas: 

    Devo dizer que não muitas se destacam no anime, mas algumas em especial como a openning,”hoyoku no hane” pelos “Eufonius” é uma música linda que combina bastante com boa parte do clima leve do anime, então como sempre irei por aqui a OP e ED do anime para ver o que vocês podem pensar sobre.

    OP

    * Devo dizer é bem bonita

    ED 1 ( tem dois eds)

    Parte técnica:

    foi animado pelo estúdio   que para fazer este esse tipo de obra focado mais em slice of life é um estúdio excelente o que é bastante notado em   que é um anime que eles fizeram que foi considerado um sucesso. 

    untitled

    O aspecto que eu provavelmente mais gosto deles é como variam bem o design dos personagens a depender da obra, se olharem o estúdio ele não tem um padrão definido, aqui mesmo neste anime é bem límpido e bem feito, o que eu acho bastante interessante e positivo, por este motivo este anime não tem preocupação quanto a sua animação XD.

    Conclusão:

    Nota final: 6/10

    No my anime list eu deixei 7 mesmo por questão de gosto, mas aqui não eu demostrei que o anime mesmo se auto estragava com sua história por falta de aproveitamento, dizendo isso não há como dar uma nota maior, o que é uma pena mesmo porque como eu citei a produtora teve tanta audácia nas cenas “H” mas se o anime tem uma história mal feita não adianta muita coisa.

    Extras:

    Tem uma coisa engraçada, eles colocaram algumas mini rotas de personagens nas endings do anime em forma de comédia se vocês repararem bem.

    untitled

    * Tem cenas chibi mas muitas na animação normal também, fora algumas “cenas” que eu não posso nem pensar em postar aqui XD.

    Bom e foi isso, espero que tenham gostado e digam o que acham sobre o anime em questão, porque para mim ele tentou algo novo, e até conseguiu, mas pecou em fazer nós sentirmos algo com isso.

     

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    15 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    15 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    João Pedro Meschiatti
    João Pedro Meschiatti
    11 , Julho , 2019 21:14

    O anime tem uma carga meio pesada, pela depressão da Sora, e tudo mais… É bem bizarro os 2 ultimos Eps, mas sei lá… experincia muito estranha…me sinto mal de ter assistido kkkkk

    debrinha
    debrinha
    Reply to  João Pedro Meschiatti
    29 , Abril , 2021 21:21

    2 KKK tambem me senti assim, achei que iria terminar de outro jeito. CHOCADA! https://media0.giphy.com/media/242vmw6fH2woaWTHTp/giphy.gif https://media1.giphy.com/media/3o72F8t9TDi2xVnxOE/giphy.gif

    Wellington Alves
    Wellington Alves
    13 , Julho , 2019 3:12

    Eu amei esse anime
    Não muito pelas as outras rotas mas sim por causa da rota da Sora
    Sempre amei esse tema
    E a Sora é linda demais
    Se alguém poder indicar outros animes ou mangás com esse tema, vou agradecer muito…
    Mas provavelmente já assistir todos
    Eu acho…..

    Xerloque
    Xerloque
    Reply to  Wellington Alves
    13 , Julho , 2019 3:47

    Mangá se yosuga no sora é a adaptação, mais detalhada, da rota da Sora, que tem um final mais fechado para ela.

    ladghelson
    ladghelson
    13 , Julho , 2019 23:42

    Eu não achei tão ruim assim, já que foi um dos primeiro que vi do gênero não tive preconceito e aproveitei ao máximo o anime!

    Alexandre Skywalker
    Alexandre Skywalker
    13 , Julho , 2019 23:42

    Kodomo no Jikan >>>>>>Yosuga no sora e Aki Sora

    Weslley de Sousa
    Weslley de Sousa
    13 , Julho , 2019 23:42

    Se eu tivesse que dar uma nota para Yosuga no Sora, definitivamente:

    Nota: 1.5 de 5.

    Por que 1.5? É pelo menos bem animado, bem dirigido, bem dublado e também com mixagens de som bem colocadas. De resto, rapaz…

    Weslley de Sousa
    Weslley de Sousa
    13 , Julho , 2019 23:42

    Hahahaha! Chegamos nele.
    O anime Ecchi que eu mais amo e mais repúdio ao mesmo tempo. Para quem quer os comentários fazendo piadinhas ou algo assim, pule para parte onde eu deixo bem explicito o início dos meus comentários sarcásticos e irônicos em volta desse anime.

    ————————- CRITICAS:

    Por que é o anime que eu mais amo e repúdio? Foi minha primeira vez com animes Ecchi, after all. E u já tinha experiência com alguns outros animes antes, eu não era ranzinza como eu sou hoje pois eu ainda não tinha assistido muitos filmes do Miyazaki, muito menos começado a trabalhar como jornalista.

    O lance é: Esse é o “pior melhor anime de Ecchi” que eu já vi na minha vida. Quem não entendeu eu explico: Ele consegue ser o menos ruim da industria se tratando de um anime de Ecchi e Romance. Eu não joguei as Novels, eu não vou me dar o trabalho de “jogar” as Novels… mas o que eu vi dos episódios já foi o suficiente para afirmar que “Okay, não existe Ecchi que sabe contar uma boa história de romance melhor do que Yosuga no Sora… mesmo sendo essa bagunça esquisita sendo baseada em arcos de Visual Novel”.

    POR QUE? Eu vou dizer aqui argumentos de uma pessoa que entende como funciona a industria de animação, narrativa e construção de enredo. (Lembrando sempre que ENREDO é uma sequência de atos que geram uma ação e uma NARRATIVA é como a história é contada, Enredo por exemplo ele é um ELEMENTO da narrativa, assim como DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGEM, CENÁRIO, DIÁLOGO e etc;)

    O “Por que” é simples: Ele se limita em 3 episódios ou até mesmo 4 episódios no máximo em te contar um arco de algumas personagens possuindo um arco narrativo romântico com o protagonista da série. E é incrível como em todos os 4 arcos, ele sempre parece estar induzindo o personagem a ter um relacionamento com sua irmã menor – se bem que nenhum deles tem idade para isso, mas enfim – e quando quer desenvolver outras personagens ao seu redor, a narrativa parece ser apressada a ponto de não entendermos bem quem são essas pessoas e eles apelam para estereótipos de animes.

    E é ai que vem o repúdio dele: Como uma obra animada e sequenciada em episódios, ele não utiliza o seu tempo em tela para desenvolver PESSOAS e RELACIONAMENTOS, ainda mais ADOLESCENTES. Sinceramente, existe uma idade melhor para se desenvolver relacionamentos amorosos do que adolescentes? Você não precisa de muito e qualquer escritor consegue fazer isso, afinal adolescentes estão com seus hormônios a flor da pele. Eles se aproximam muito a pessoas, principalmente personagens frágeis como o protagonista. Ponto muito fraco do anime, na minha opinião. Desde a época que eu assistia ele pela primeira vez eu sempre achei estranho.

    ————————- É HORA DA BAGUNÇA:

    Sinceramente? É aqui que o repúdio entra, mas ao mesmo tempo entra o amor. É impressionante a quantidade de coisas erradas que acontecem nesse anime. Nós temos: “Tentativa de Estupro”, “Incesto”, “Sugestão a Pedofilia”, “Menores de Idade realizando atividades proibidas, não me refiro a sexo”. É impressionante como esse anime é… ERRADO, SABE? E É POR ISSO QUE EU SEMPRE RECOMENDO, VEJAM ISSO E APRENDAM O QUE É ERRADO!

    E vamos comentar da famosa cena entre dois personagens na PORTA DE CASA? Especificamente – eu NUNCA vou me esquecer – episódio numero 11 da primeira temporada: Os dois irmãos na porta de casa.

    Gente… É MUITO ERRADO AQUILO! Não eles estarem fazendo aquilo, mas sim a idade e o local. Gente… É MUITO ERRADO.

    Por que a guria que abriu a porta não bateu neles? Pelo amor de deus. E os pais deles?

    Ah… Ah é.
    Okay.
    Esquece.

    Shiba
    Shiba
    13 , Julho , 2019 23:42

    É um anime ok , tem seus altos e baixos. Só nao acho o elenco simpatizante.

    inespeachyy
    inespeachyy
    13 , Julho , 2019 23:42

    eita, logo esse anime polémico xD
    o que posso dizer? Vi até ao episódio 2 e parei por aí xd
    eu avancei logo para a rota da irmã dele em que acontece o incesto e pronto, foi no mínimo agradável de assistir pelo menos essa parte.

    CrazyWolf
    CrazyWolf
    13 , Julho , 2019 23:42
    Fernando
    Fernando
    13 , Julho , 2019 23:42

    Faltou mais tempo para desenvolver o relacionamento entre os personagens e no
    relacionamento do haruka com a Sora, faltou um pouco de culpa e angústia enquanto são atraídos um pelo outro, culpa pq sabem que é errado dois irmãos se relacionarem e angústia é o medo de serem descobertos e julgados socialmente, como aconteceu no anime Koi kaze, o Koshiro se sentia culpado por ter uma atração por sua irmã mais nova Nanoka e lutava contra esses sentimentos.

    Hollowfied
    Hollowfied
    13 , Julho , 2019 23:42

    Estou surpreso que o Lucio que é viciado em VN não jogou esse jogo.

    Véi eu ria muito na época que esse anime foi lançado,quando chegou num episódio polêmico geral se surpreendeu na época.

    Lucio
    Lucio
    13 , Julho , 2019 23:42

    Os argumentos usados na história e personagens são parecidos pelo fato de ser uma adaptação de visual novel e então é muito mais entrelaçado do que o normal ambos, bom eu tentei ser um pouco mais crítico eu acho procurando pontos que de fato são negativos na obra ao invés de usar muito minha opinião, se não deu certo vai ter de ser assim mesmo.

    Bunny
    Bunny
    25 , Agosto , 2020 10:16

    Cara, este é um dos melhores animes que já assisti, classifico ele como em segundo lugar na minha lista. Tanto pelo fato da animação ser ótima, a trilha sonora é linda e bem planejada, e sobre a abertura todos vocês já sabem: É EXTREMAMENTE PERFEITA.

    Eu particularmente me apaixonei pelo anime pelo fato de eu ser experiente com animes que retratam arcos no tempo e afins. É claro que, não irei passar pano para a trama em alguns pontos, como “Tentativa de estupro” e o famoso “Sexo entre irmãos na porta de casa”.

    Mas sinceramente, não tenho o que falar, este anime é simplesmente incrível. Ele passa longe de ser igual ao deplorável, repugnante e lamentável anime KissXSis.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares