Like a Dragon: Infinite Wealth é o nono jogo na série Yakuza da SEGA e do Ryu Ga Gotoku Studio que tem vindo a crescer desde os tempos da PS2 como um género de sequela espiritual/spin-off de Shenmue, e tomou recentemente o nome “Like a Dragon” como uma tradução directa do seu nome japonês “Ryu ga Gotoku”. Infinite Wealth é uma sequela directa à história do nosso novo protagonista, Ichiban Kasuga, apresentado no jogo anterior, Yakuza: Like a Dragon. Retomando as suas aventuras dois anos depois, com Kasuga a ser falsamente acusado de intenções criminosas e despedido do seu actual emprego devido às antigas ligações com a yakuza, alguns dos seus contactos acabam por levá-lo a deixar as ruas de Isezaki Ijincho em Yokohama e os seus parceiros para visitar o Hawaii e a cidade de Honolulu em busca da mãe que nunca conheceu.

É em Honolulu que acabamos por nos cruzar com o próprio “Dragon of Dojima”, Kazuma Kiryu, cujo capítulo mais recente da sua história pudemos experienciar há pouco no spin-off Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name, que desta vez toma um lugar completamente secundário em relação a Kasuga, apenas como parte do seu grupo de amigos que o irá ajudar na busca da sua mãe. Infelizmente acabamos por descobrir (algo que já tinha sido mencionado nos trailers do jogo) que Kiryu sofre de cancro, e esta poderá ser efetivamente a sua aventura definitiva.

Infinite Wealth retoma o gameplay de Yakuza: Like a Dragon, com combates por turno ao estilo RPG clássico em vez do típico gameplay de brawler associado aos Yakuza de Kiryu. Com cada personagem a ter um job associado que altera as suas habilidades e equipamento disponível ao estilo Final Fantasy, sendo possível desbloquear novos jobs com novas habilidades mais tarde. Neste sentido, Kiryu apresenta um novo job completamente único chamado “Dragon of Dojima” em homenagem ao seu título que permite que ele use vários dos seus estilos de luta clássicos.

Como sempre, são vários os minigames disponíveis para queimar tempo (e ganhar recompensas) como os já clássicos Karaoke, Mahjong, Shogi e setas, mas também novidades como Crazy Delivery, um jogo de entregas em bicicleta pelas ruas de Honolulu inspirado em Crazy Taxi; Sujimon Battle, uma paródia de Pokémon utilizando alguns dos inimigos mais estranhos que Kasuga vai encontrando nas suas aventuras; Miss Match, onde Kasuga usa uma dating app para conhecer potenciais namoradas; um management minigame chamado Happy Resort Dondoko Island, onde podemos criar e gerir uma ilha com um resort paradisíaco; e claro, o regresso dos jogos arcada, com mais alguns títulos clássicos da SEGA a terem direito a novos ports ajudando à sua preservação, desta vez com Virtua Fighter 3tb, Sega Bass Fishing e SpikeOut (um jogo de Toshiro Nagoshi que nunca tinha saído das arcadas).

Ao bom jeito da série, também há montes de sidequests e substories para resolver, incluindo algumas relacionadas com os nossos novos parceiros de aventuras e que ajudam a desenvolver os nossos laços com eles (desbloqueando novos ataques), com Kiryu a ter direito ao seu próprio conjunto de actividades chamado Bucket List, que o reúne com velhos amigos e aliados de ao longo da série.

A streamer/VTuber KSon aparece no jogo como a personagem secundária Kei depois da competição Cabaret Club Grand Prix, onde cinco modelos finalistas ganharam a oportunidade de aparecer como hostesses em Like a Dragon Gaiden, que KSon acabou por vencer e é agora a imagem e voz (inglesa e japonesa) da sua própria personagem que, tal como a streamer, é uma fangirl completa de Kazuma Kiryu, o seu autoproclamado husbando.

Há também uns quantos cameos por parte de algumas celebridades japonesas como o lutador de MMA Mikuru Asakura, as apresentadoras de notícias Saya Hiyama, Yui Komaki e Risa Unai, Utamaru do grupo de hip-hop Rhymester, a modelo e cosplayer Sophie, também conhecida como PeachMilky e até as mascotes de TV Gachapin e Mukku. Um dos vilões do jogo, Dwight Mendez deve a sua voz e bastante da inspiração do seu design ao actor veterano Danny Trejo, e a dobragem inglesa do jogo conta também com participações dos actores Johnny Yong Bosch e Daniel Dae Kim, assim como David Hayter, a voz de Solid Snake. Já de uma forma mais criticada na internet, a nova voz inglesa de Kiryu é dada pelo youtuber Yong Yea, que não terá gostado da recepção um pouco fria que alguns dos fãs tiveram.

Infinite Wealth é assim mais um capítulo numa já longa série que se tem tornado cada vez mais impactante, com uma história interessante e cheia de twists, personagens que nos prendem e muitas e muitas horas de actividades para nos ocupar. Enquanto Ijincho é claramente reciclado de jogos anteriores, Honolulu é uma área enorme, cheia de novos recantos para explorar, e com um ambiente completamente inédito na série. É clara a intenção do RGG Studio de avançar com Ichiban Kasuga como o novo protagonista da série, o homem que vive para o futuro, mas Infinite Wealth é um excelente ponto final nas aventuras de Kazuma Kiryu (apesar do seu destino ser deixado em aberto), o homem que vive para o passado, com bastante nostalgia em todas as suas interações com outras personagens importantes ao longo do tempo a ajudar neste culminar da sua carreira como antigo protagonista que é a sua Bucket List.

Decididamente uma excelente experiência de jogo que continua a subir a fasquia da série e nos deixa curiosos sobre o que virá a seguir. Absolutamente recomendado!

Review por Tiago Vasconcelos.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments