A Apple revelou no evento It’s Glowtime os smartphones iPhone 16 e iPhone 16 Plus. Segundo a empresa norte americana estes modelos vão ser uma evolução dos seus telefones em todos os sentidos.
Embora esteticamente mantenham a mesma aparência, os novos aparelhos vão ser mais resistentes à água e ao pó e também vão ser vendidos com 3 novas cores, ultramarino, azul petróleo e rosa. Enquanto o iPhone 16 vai ter ecrã OLED de 6,1″, o iPhone 16 Plus vai estar equipado com um ecrã OLED de 6,7 polegadas e ambos vão poder atingir até 2.000 nits de brilho e podem descer até um nit no escuro, este são essencialmente os mesmos tamanhos dos modelos 15 atuais. O botão de ação também recebeu uma atualização em ambos os modelos e continua tão personalizável como o iPhone 15 Pro.
Contudo, também foi incluído um novo botão lateral na parte direita que permite o controlo da câmara para fácil acesso e aceder rapidamente às suas funções com um simples deslizar de dedos. Os utilizadores também podem utilizar esta ferramenta para aceder à Inteligência Visual, uma funcionalidade alimentada por IA que será disponibilizada no iOS 18 e que pode informar sobre qualquer coisa que a câmara aponte, esta parece ser a resposta da Apple ao Google Lens. Porém, a empresa norte americana foi mais longe ao incorporar uma funcionalidade para adicionar datas de eventos ou locais ao calendário do telefone quando a câmara é apontada a um panfleto ou localização. O conjunto de câmaras nestes iPhone 16 inclui um disparador principal de 48 megapixéis, uma teleobjetiva de 12 MP e uma nova câmara ultra larga com focagem automática. Este conjunto também será capaz de captar fotografias espaciais que podem ser visualizadas na Vision Pro.
Ambos os modelos do iPhone 16 funcionam com o novo chip A18 Bionic, que possui um motor neural de 16 núcleos otimizado para IA generativa. Os modelos vão estar equipados com um processador de 6 núcleos emparelhado com um chipset gráfico de 5 núcleos (30% mais rápido) que serão cruciais para alimentar todos os novos recursos da Apple Intelligence que vão chegar ao iOS 18, com suporte à língua portuguesa em 2025, para já em 2024 só vão estar disponíveis em inglês no nosso país. Os novos iPhones 16 também representam uma evolução significativa para o gaming pois além de uma superfície de alumínio na carcaça do telefone para reduzir a temperatura dos chips, também estão equipados com ray tracing com aceleração por hardware que é cinco vezes superior a ray tracing por software dos modelos iPhone 15.
De acordo com a Apple, quer o iPhone 16 como o iPhone 16 Plus possuem baterias maiores do que seus antecessores e, quando combinados com as eficiências adicionadas do chipset A18 e melhorias do iOS 18, devem tornar a bateria muito mais duradoura no geral. Tanto o iPhone 16 como o iPhone 16 Plus vão estar disponíveis para pré-reserva dia 13 de setembro pelas 13h e poderão ser adquiridos por 989€ e 1139 €, respetivamente, sendo que o seu lançamento em todo o mundo vai acontecer dia 20 de setembro.