EuRecomendo! – Star Wars: The Clone Wars

Sejam muito bem-vindos a coluna EuRecomendo!, criado para que eu e outros criadores de conteúdo aqui do site possamos recomendar nossos gostos sobre inúmeras culturas e diferentes mídias para que vocês, nossos queridos leitores, possam adentrar ao nosso meio e também se divertir com aquilo que recomendamos.

VALE LEMBRAR QUE: Essas recomendações são particulares daqueles que o escrevem, não representando a opinião geral do site OtakuPT, mas sim somente o gosto e opiniões pessoais daqueles que o fazem.

Hoje é dia 4 de julho, para os fãs da franquia Star Wars está data é importante pois representa a frase “May the Force be with you”, uma das frase mais celebres de toda a saga criada por George Lucas. Para celebrar esta data decidi recomendar para os leitores do OtakuPT a série animada Star Wars: The Clone Wars, que inclusive teve seus episódios finais lançados recentemente.

Star Wars: The Clone Wars foi lançado pela Lucasfilm em 2008 e teve suas cinco primeiras temporadas exibidas no Cartoon Network, sua sexta temporada lançada pela Netflix em 2014 e sua sétima e ultima temporada foi lançada semanalmente com exclusividade no Disney+ em fevereiro deste ano.

Os acontecimentos da série ocorrem entre os filmes Star Wars: Episode II – Attack of the Clones e Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith. Mostrando tudo o que ocorreu antes da queda da Republica Galática e da Ordem Jedi.

The Clone Wars começou inicialmente como uma série animada focada para o publico infantil e com um tom bastante humorado, porém no decorrer de suas sete temporadas a série vai ganhando um formato mais adulto, tocando em temas e dilemas típicos de séries de guerra e chegando ao ponto de gerar cenas mais pesadas. A série faz questão de explorar diversos buracos deixados nos filmes originais da segunda trilogia e dando destaque a diversos personagens que possuem alguma importancia nos filmes e séries da franquia. O maior destaque com toda certeza é dado aos Clones, a série faz questão de mostrar a historia de diversos deles e revelando que, mesmo tendo rostos iguais, eles possuem personalidades completamente diferentes. A série consegue no decorrer de suas sete temporadas fazer com que você importe com alguns membros do exercito clone, mesmo sabendo qual será destino deles.

Outra personagem com um grande destaque no decorrer da série é Ahsoka Tano. A única aprendiz do Cavaleiro Jedi Anakin Skywalker antes dele se tornar Darth Vader, Ahsoka começa a série como uma jovem aprendiz, passando por diversos questionamentos sobre a guerra, até se tornar uma pessoa totalmente independentes. Todos os acontecimentos envolvendo a personagem no decorrer de The Clone Wars apenas enriquecem a personagem, inclusive colocando uma maior importância em sua participação em outras séries animadas da franquia.

Se nos filmes da segunda trilogia o personagem de Anakin Skywalker não possui um grande desenvolvimento, mas em The Clone Wars podemos dizer que temos a versão definitiva do personagem. No decorrer da série vemos Anakin amadurecer como mestre de Ahsoka ao mesmo tempo que o seu Lado Sombrio cresce junto. Isso acaba gerando cenas em que o personagem mostra violencia e iniciativas fora dos aceitáveis para a Ordem Jedi. Já Obi-Wan Kenobi é outro personagem clássico da franquia Star Wars que ganha um grande destaque no decorrer da série. Em The Clone Wars vemos o personagem já com uma áurea total de Mestre Jedi e ajudando Anakin no aprendizado de Ahsoka, porém é na série que temos muito mais de seu passado e de uma rivalidade com um personagem dos filmes que muitos achavam que estava morto.

A animação de The Clone Wars possui muitos altos e baixos, inicialmente a série possui uma animação bastante precária e com os bonecos dos personagens bastante duros. Porém a evolução na produção da animação da série veio ocorrendo aos poucos até ao ponto dos episódios finais da sétima temporada serem incrivelmente cinematográficos e com cenas de luta de tirar o folego. A trilha sonora segue para a mesma linha, em seu inicio era utilizada muitas musicas meio genéricas (com excessão de alguns acordes de musicas clássicas da franquia), seguindo para a criação de temas que acabaram se tornando bem conhecidos entre os fãs da animção, até o uso de musicas que anteriormente foram criadas para os filmes da franquia.

No geral, se você é fã dos filmes de Star Wars e deseja ter mais conteúdo da franquia enquanto que não chega um novo filme ou uma nova temporada de The Mandalorian, Star Wars: The Clone Wars é a recomendação.