Mais...
    InícioAnimeGintama - Curiosidades

    Gintama – Curiosidades

    34676_gintama

    Ryuuji de novo aqui. Hoje vim trazer algumas curiosidades sobre gintama, aproveitando o fim do anime. Já consigo imaginar o trabalho que isso vai dar, já que, apesar de eu ter uma boa ideia do que abordar, vai precisar uma grande pesquisa para falar em detalhes…

    Bem, antes de qualquer coisa, vou me ater apenas a assuntos relacionados com a obra propriamente dita. Nada de coisas como paródias e afins, porque daria para fazer um post inteiro só com elas.

     

    Período e Amanto

    gintama-gintama_00382213

    Como muitos devem ser, Gintama se passa durante o período Edo (Xogunato Tokugawa) que durou entre 1603 e 1868. Muitos dos personagens presentes na obra são baseados em figuras que existiram nessa época. No entanto, o motivo pelo qual eu gostaria de tocar nesse assunto é relacionado aos Amantos. Eu não acho que isso deveria ser bem uma “curiosidade”, já que é muito mais uma interpretação minha, mas acho interessante colocar aqui de qualquer forma. Vocês já pararam para ver que durante a obra, a terra praticamente se resume a Edo? Isso pode parecer algo normal, já que esse tipo de coisa acontece frequentemente em animes, mas aqui o significado pode ser outro.

    Durante o período Edo o Japão se reclusou da maior parte do mundo, tendo seus portos fechados e praticamente qualquer estrangeiro que chegasse ao porto era executado. Já bem no final desse período, em 1853, houve a abertura forçada dos portos japoneses quando uma esquadra de navios dos Estados Unidos chegou a Edo exigindo que o Japão o fizesse. Apesar da abertura dos portos terem se dado por diversos motivos, pode se dizer que esse foi um dos grandes gatilhos que levaram a vários eventos.

     

    Gintama

    Agora, por que eu estou dizendo isso? Bem, isso é porque precisamos lembrar que o Japão tinha certa desvantagem tecnológica se comparada aos estrangeiros devido a sua reclusão. Agora, vocês conseguem lembrar como foi a invasão dos Amantos em Gintama? Eles chegaram na terra (para ser mais exato, em Edo) em navios flutuantes com uma tecnologia superior o suficiente para esmagar os samurais. Os próprios motivos da invasão também foram os mesmos.

     

    Gintama_xogum

    Além disso, durante a invasão dos Amanto, quem estava no poder era o 12° xogum. Apesar de eu não ter visto o nome dele ser mencionado, ele muito provavelmente é baseado em Tokugawa Ieyoshi, que era também o xogum de quando os navios americanos chegaram à baia de Tóquio no incidente já mencionado. Ele veio a adoecer e falecer no mesmo ano. Além disso, durante a série, nós somos apresentados a 3 xogum. Tokugawa Sada Sada (baseado no 13° xogum, Tokugawa Iesada), Tokugawa Shige Shige (baseado no 14° xogum, Tokugawa Iemochi) e Hitotsubashi Nobu Nobu (baseado no 15° xogum, Tokugawa Yoshinobu). Em outras palavras, todos os xogum que aparecem na série batem também com o período da chegada dos americanos, deixando claro o fato de que os amantos são uma representação dos estrangeiros no mundo de Gintama.

     Eu posso falar mais sobre outros eventos que ocorrem na série e algumas relações com eventos reais, mas acho que a grande maioria não vai querer ler esse post procurando uma aula de história. Caso isso se prove contrário, digam nos comentários, mas a princípio eu vou me manter apenas a detalhes como personagens e organizações.

     

     

    Shinsengumi

    Shinsengumi.(Gin.Tama).full.506414

    É impossível fazer uma curiosidade de Gintama sem mencionar sobre o Shinsengumi. Vou falar sobre os membros do grupo posteriormente, agora eu pretendo me focar na organização em si.

    O Shinsengumi foi uma força da polícia especial fundada em 1864. A origem de seus principais membros foi o shieikan, um dojo administrado por Kondo Isami (figura da qual foi usada como base para a criação de Kondo Isao). Dentre os principais alunos de Kondo, temos Hijikata Toshizou (usado como base para Hijikata Toushirou), Inoue Genzaburou e Okita Souji (usado como base para Okita Sougo). Além deles haviam outros como Nagakura Shinpachi, Harada Sanosuke e Toudou Heisuke. É, o Shinpachi foi baseado em um membro do Shinsengumi, e o ‘Sanosuke’ aqui é o mesmo usado como base para o personagem de Rurouni Kenshin (a ironia), mas isso é outra história.

    Eles foram até Kyoto devido aos problemas que o país enfrentava para poder oferecer sua ajuda, onde foram aprovados nos testes.

     

    Shinsengumi-gintama-20037265-2096-1408

    Se vocês leram a parte sobre período, devem saber um pouco sobre a situação política que o país enfrentava. O país abriu espaço para a entrada de vários estrangeiros, o que causou o descontentamento de muitos, já que o Japão os via como bárbaros que trariam a desgraça ao país. Então vários grupos revolucionários se formaram com o objetivo de assassinar os estrangeiros e tirar o poder da mão do xogum e o devolvendo ao imperador. A formação do grupo em que os membros do shinsengumi se juntaram era, na verdade, justamente essa. O verdadeiro objetivo deles era treinar soldados para fazer parte do exército revolucionário. Bem, isso não durou muito tempo já que essas pessoas foram descobertas e assassinadas. Ainda assim, os membros do dojo insistiram em servir o xogunato, o que deu origem ao Shinsengumi.

     

    Shinsengumi5

    Diferente do que se vê em obras fictícias, o shinsegumi era um grupo bem… Digamos que cruel e violento. Mas eles eram sim, bem fieis ao xogunato. Devido aos problemas iniciais com a formação do grupo, eles vieram a usar o kanji de “fidelidade” na sua bandeira. Durante a existência do shinsengumi houveram vários corruptos dentro do grupo, mas a maioria deles foi assassinada ou obrigada a cometer seppuku pelos próprios membros do grupo. O Kyokuchuu Hatto, as regras do shinsengumi, impediam que alguém deixasse o grupo por exemplo, o que veio a causar diversas mortes. Eles também obrigavam qualquer um que desobedecesse o bushido a cometer seppuku. Pode se dizer que o grupo se auto filtrou, eliminando os corruptos e aqueles que não tinham a força de vontade suficiente para continuar ajudando o xogunato. Eles também capturaram e torturaram diversos revolucionários. Durante o incidente da hospedaria de Ikeda, um dos maiores atos do grupo, há diversos relatos que contam que eles caminharam pelas ruas cobertos de sangue.

     

    Shinsengumi.(Gin.Tama).full.1332572

    Uma característica marcante do Shinsengumi é o fato de vários dos seus membros não terem nascido samurais. Bem, para isso é importante que as pessoas entendam bem o que é um samurai. Eles eram a classe de guerreiros do Japão, e seguiam o bushido, o código de honra dos samurais. Desde o século XII os samurais eram uma grande classe social, eles até mesmo tinham o direito de eliminar qualquer um das classes mais baixas que lhe faltassem respeito.  Até antes do Xogunato Tokuwaga, qualquer um podia se tornar samurai, apenas tendo a habilidade para tal. Mas isso veio a mudar na Era Edo, onde apenas aqueles que faziam parte da família de samurais podiam ser um. Dessa forma, o título de samurai era passado de forma hereditária. O Shinsengumi, no entanto, foi o primeiro grupo da Era Edo que conseguiu que membros de outras classes se tornassem samurais.

     O Shinsengumi também é conhecido por terem sido os últimos grandes espadachins do Japão.

     

     

    Mimawarigumi

    Mimawarigumi

    Bem, não há muito a falar sobre o Mimawarigumi. Eles foram criados também como uma força especial para conter as forças antigovernamentais. A grande diferença deles para o Shinsengumi era na verdade os seus membros e a origem deles. Eles eram todos samurais de alta classe, vindo de famílias com grandes históricos. Justamente por isso eles foram encarregados de proteger o palácio imperial e o castelo Nijo, enquanto o shinsengumi cuidava mais das áreas onde os “plebeus” viviam. Bem, no final das contas o shinsengumi acabou tendo muito mais feitos realizados e se tornaram muito mais conhecidos que o Mimawarigumi. É por causa disso que em Gintama eles frequentemente se chamam de elite, elite, elite, elite, elite, elite… O Shinsegumi seriam os vira-latas, enquanto o Mimawarigumi seriam os cachorros de raça do xogunato.

     

     

    Jouishishi

    gintama-gintama-2839494-640-512

    Nos textos anteriores já foi bem explicado, então não vou me alongar aqui. Jouishishi é escrito com os kanjis de expulsar, bárbaros (estrangeiros) e patriotas (referindo a si mesmos). Em gintama o Jouishishi é basicamente o grupo radical antigoverno. O nome também fica claro que o objetivo deles eram expulsar os estrangeiros, digo, os Amantos.

     

     

    Acho que já deu pra citar as principais organizações da série. Esse post ficou muito mais sobre história que qualquer coisa, mas não tinha jeito, considerando o tema do anime. A próxima parte vai conter sobre os personagens em si, então pode agradar mais a grande maioria. Esse ‘curiosidades‘ provavelmente vai ficar dividido em umas 3 partes (muita coisa pra falar) e devo trazer uma por semana.

    OBS: Pode ser que eu traga um curiosidades de Bungou Stray Dogs ao invés de alguma das partes de Gintama. Só assisti o primeiro episódio, mas vi várias coisas interessantes para comentar. Não sei se existe alguma menção mais tarde na obra, mas acho que seria legal falar disso antes do anime terminar.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    14 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    14 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares