Mais...
    InícioMangaJBC responde às críticas (Scanlations)

    JBC responde às críticas (Scanlations)

    Recentemente a  viu-se alvo de críticas de alguns elementos da comunidade após forçar uma scanlator a abandonar os seus projetos que a editora tinha licenciado no Brasil.

    No mais recente Henshin Online não fugiu ao tema e explicou a sua decisão.

    Foi explicado que a  recebeu várias denúncias de leitores relacionadas com o comportamento da scanlator e que a  como empresa que licencia no mercado brasileiro essas obras é também responsável por cuidar da imagem dessas obras e de prestar contas sobre essas obras aos detentores dos direitos no Japão.

    optou assim por notificar a scanlator sem no entanto recorrer à via judiciária para que removesse do seu site os mangas licenciados pela editora no Brasil.

    Antigamente a comunidade de scanlators e fansubbers trabalhava de fã para fã e quando uma obra era licenciada no pís paravam de a traduzir e tentavam trazer uma outra obra, no entanto atualmente existem grupos que tentam obter lucro com a introdução de por exemplo acessos vip ou outros métodos onde os fãs pagam para verem o trabalho das scanlators e fansubs.

    No vídeo é também referido o Henshin Drive, a plataforma digital da anunciada há dois anos e cuja demora a implementar está relacionada com negociações com os japoneses sendo que um dos factores que é um entrave é mesmo a pirataria e como todos nós sabemos os japoneses levam muito a sério esse problema e protegem muito as suas franquias.

    É também referido que é muito difícil avaliar o impacto das scanlators no mercado, existindo situações pontuais em que ajudam a divulgar uma obra mas que também existem muitas situações em que os leitores optam depois por não comprar obra licenciada.

    está a trabalhar para melhorar o mercado de mangas e que ao obter as licenças tem depois de pagar à editora japonesa e ao autor da obra e que quando surgem problemas com uma franquia no Brasil a editora japonesa espera que a  resolva esses mesmos problemas.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    19 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    19 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Kaneki Ghoul
    Kaneki Ghoul
    13 , Julho , 2019 3:20

    sei de uma coisa… no brasil scans é igual traficante d droga, prende um e surge dois na esquina…?????
    Querem acabar com a pirataria, aonde no BRASIL!!!…?????? isso até soa cm piada…????

    Dougfulll
    Dougfulll
    13 , Julho , 2019 3:20

    Pra mim a causa deles terem feito isso foi o VIP que os scans (project e union ) compravam das pessoas pra tirar as propagandas do site.
    Mas pra mim tirar a pirataria é praticamente impossível. E aqui no Brasil mesmo esse mundo Otaku só explodiu em popularidade mesmo por causa dos scans e fansubs e ainda é assim :v Eu mesmo só compro um mangá depois que eu leio online tudo pelos scans :v E eu coleciono mangás kkkkkkk
    Pra mim eles deveriam se unir com os scans e fazer propaganda pra aumentar ainda mais a demanda.
    Outro ponto é a qualidade dos mangás no Brasil que é péssima e muito cara… Aqui cada volume está berrando nos 15reais e a qualidade não é nada boa e fora também da dificuldade de achar mangás em muitos lugares e ainda quando acha o período é muito curto…

    Hikaru Sakata
    Hikaru Sakata
    13 , Julho , 2019 3:20

    Eu apoio a JBC, se foi licenciado e tem gente de má fé tentando ganhar dinheiro com isso de forma desonesta, eles tem todo direito de pedir que parem com isso. Acredito que seja algo bom para que essa cultura aumente pra cá. Acredito que o que eles poderiam fazer… É pedir para as scans que não cobram, deletar os capítulos correspondentes do volume lançado…
    Eu acompanho o mangá desde o capítulo 8, e posso ler em inglês tranquilo. Mas ainda assim, eu comprei os volumes lançados aqui Brasil, porque dá uma satisfação ter um volume de uma obra querida e eu leio várias vezes porque gosto. Mesma coisa com One Piece, Ansatsu Kyoushitsu, Hunter X Hunter, etc.

    Scar
    Scar
    13 , Julho , 2019 3:20

    Br na vdd ta muito mal acostumado por isso tem gente que ainda acha ruim, já cansei de ver mangas e principalmente novels do US sendo paradas de traduzirem pois a obra foi licenciada. Acho certissimo o que a JBC fez e o fato dr vc comprar a obra é realmente dar valor ao autor. Não pagar um VIP de um speedy sub com legenda porca que nem é revisada depois.

    É claro que concordo com varios pontos que precisam ser melhorados aqui.
    > Qualidade do material, (o papel )
    > Valor absurdo de algumaa obras
    > E o fato de vc não achar para compra determinado volume e obra que foi lançado 5 meses atrás. Sendo assim ninguem consegue começar uma coleção quando bem quiser. O maior caso disso foo TG que em menos de 2 meses não se achava em lugar o vol 1 e os poucos que tinham eram um preço absurdo no ML.

    Tomi Knust
    Tomi Knust
    13 , Julho , 2019 3:20

    Se uma obra é lançada oficialmente no país pra que continuar? nunca entendi isso, raramente tinha um anime dublado e a Netflix começou a lançar vários e em vez do pessoal não postar eles, vão la e fazem, com o mangá a mesma coisa, tem que fazer isso mesmo, tem que fazer eles retirar do site, só assim que o mercado brasileiros começa a crescer de verdade.

    abel viegas pereira
    abel viegas pereira
    Reply to  Tomi Knust
    13 , Julho , 2019 4:17

    A pirataria já está tão intrínseca na essência do brasileiro que eles já acham que isso é certo , é de dar pena isso https://uploads.disquscdn.com/images/efcfae5847faacdd8300e7505fb62e7aae4e8cbf4d86fc3cffde0d73efac0312.jpg

    Carlos Silva
    Carlos Silva
    13 , Julho , 2019 3:20

    A Panini se envolveu no mesmo problema recentemente só que no caso foi com scans de hq’s.

    Sou daqueles que lê e não compra, não porque sou a favor da pirataria, mas a JBC ,e também a Panini, mantém uma péssima qualidade em seus mangás: tradução mal feita, papel horrível e algumas vezes amassado, e com uma distribuição que não cobre o Brasil todo.

    Engraçado e que a editora não responde a essas críticas e aparentam não fazer nada para melhorar.

    Noire Nep Nep
    Noire Nep Nep
    Reply to  Carlos Silva
    13 , Julho , 2019 4:17

    nesse ponto eu concordo totalmente, o formato e o papel são extremamente diferentes dos japonês original,japonês tem duas capas o brasileiro só uma e uma bosta ainda por cima,papel higiênico foi por isso que parei de comprar mangas do Brasil e me arrependo por tal qualidade lixo

    Guaxinim Florestal
    Guaxinim Florestal
    13 , Julho , 2019 3:20

    Isso que acontece quando não tem ideia de fazer tal coisa e outro site faz, se chama inveja kk :p

    Robert Leone
    Robert Leone
    Reply to  Guaxinim Florestal
    13 , Julho , 2019 4:17

    ?
    Cara eles tem essa ideia, mas você fazer isso de uma forma LEGAL, com aval dos Japoneses e legalizar OBRA por OBRA é diferente compreende? não é só pegar um monte de raw pirata pegar por scan e colocar online e pedir até VIP para ”manter” o site em funcionamento, e se você acha que isso é só para pagar o site, você é um palerma, puta que pariu os cara tem até advogado para defender pirataria você tem ideia disso?

    Ajoo
    Ajoo
    13 , Julho , 2019 3:20

    Em vez de arrumarem briga com as plataformas de scan eles deveriam se juntar com elas e tentar se encaixar no padrão que vivemos hoje, a própria JBC devia montar uma plataforma de streaming tipo o Spotify para liberar as scans, vendo que eles não possuem uma distribuição que consiga pegar o Brasil inteiro.

    Robert Leone
    Robert Leone
    Reply to  Ajoo
    13 , Julho , 2019 4:17

    Heshin Drive é exatamente isso, mas para legalizar isso é um processo demorado como você ouviu do cara, as negociações estão até agora desde o anúncio, 2 anos para conseguir legalizar algo desse tipo, se prestou atenção no vídeo vai entender.

    Ajoo
    Ajoo
    13 , Julho , 2019 3:20

    A questão é um pouco mais complexa do que “quem está certo ou errado”, JBC está certa quando se refere a liberação grátis de produtos protegidos com direitos autorais, mas sobre o VIP e falar que eles são o fator do sucesso de alguns mangás aqui no BR é pura besteira.

    A reclamação do VIP está totalmente fora do contexto que eles estão tentando colocar, VIP faz parte de uma questão ética do site, não tem ligação com ler ou não as scans, até pq vc não paga para ler, você para para um melhor funcionamento do site, não que eu concordo com isso, mas é completamente errado dizer que eles cobram para disponibilizar um produto pirata.

    E sobre o sucesso, bem, todo mundo sabe que a distribuição da JBC é horrível e a qualidade é péssima, sem contar os preços altíssimo dos produtos que eles disponibilizam, eles não entendem que a cultura do BR e do Japão são completamente diferentes, no japão existe as revistas semanais onde você lê os mangás e dali vc compra os volumes daqueles que você gosta, aqui não funciona assim, ninguém vai pagar 30, 40 ou até 70 reais em um mangá que não conhece apenas para conhece-lo, sem falar que paga 40 reais em um livro com folhas de papel higiênico.

    Novamente digo, não julgo quem está certo ou errado, mas se a JBC quer alavancar as vendas e acha que os scans são o motivo dela não vender bem, mude totalmente a qualidade dos produtos que lançam, tenham uma distribuição boa dos mangás que possuem e lancem com preços acessíveis para as pessoas, até pq eles não devem gastar nem 10 reais para montar aquela porcaria que chamam de manga.

    Robert Leone
    Robert Leone
    Reply to  Ajoo
    13 , Julho , 2019 4:17

    Sobre o VIP discordo, você é muito ingênuo se acha que o dinheiro é para pagar o funcionamento do site sendo que eles tem dinheiro até para pagar advogado e tem mais, não é qualquer advogado não, é um para defender pirataria.

    Discordo, nunca tive problemas com a distribuição se eu tenho algo reclamar com a entrega seria com o correios assim como a qualidade do papel do manga eu teria que ir reclamar com a empresa terceirizada que eles pagam para fazer isso, 40 é justificável em nosso país dado a alta de imposto sobre o produto e o custo de direitos autorais da obra, e olha que é caro hein, muito caro.

    O motivo dela não vender é a de mangas não serem populares no Brasil, simples, aqui a gente tem uma cultura muito preconceituosa com a cultura Japonesa, no máximo de 150 milhões de adolescentes e adultos no Brasil apenas 1 a 2 milhões acompanham animes e mangas e apenas umas 50 mil sendo otimista fazem a compra de mangas, entenda que o inicio de um mercado novo no Brasil e onde você pega a fonte de um país totalmente conservador com seus produtos do outro lado do mundo é algo complicado.

    [̲̲̅̅ʜ̲̅ɪ̲̅ʀ̲̅ᴏ̲̅s̲̅ʜ̲̅ɪ̲̅]
    [̲̲̅̅ʜ̲̅ɪ̲̅ʀ̲̅ᴏ̲̅s̲̅ʜ̲̅ɪ̲̅]
    13 , Julho , 2019 3:20

    Treta tá boa hehe

    Koiy
    Koiy
    13 , Julho , 2019 3:20

    Isso tá melhor do que política.

    abel viegas pereira
    abel viegas pereira
    13 , Julho , 2019 3:20

    Nossa , é serio que ainda tiveram a cara de pau de criticar a JBC ? Ridículo.

    Flávio
    Flávio
    Reply to  abel viegas pereira
    13 , Julho , 2019 4:17

    Não acho ridículo nem um pouco, por exemplo em Portugal não tem jbc e muitos não manjam o inglês. Muitos ficaram lixados com isso, e muitos compram mangás devido o que as scans trazem para o pessoal só assim muitos compram.

    Pedro
    Pedro
    13 , Julho , 2019 3:20

    vai em 4:44 pra ver o que interessa.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares