A cozinha japonesa é conhecida pelas suas peculiaridades e alguns dos seus pratos constituem um desafio para muitos. Em baixo vão encontrar 5 pratos para os mais corajosos e não se esqueçam de deixar nos comentários quais destes pratos estariam dispostos a comer.
Antes de passarmos para os 5 pratos fica aqui uma menção honrosa: Fígado cru
Outra hora uma iguaria, o governo japonês acabou por banir em 2012 Fígado cru de vaca nos restaurantes japoneses após 5 pessoas terem morrido de E. coli e em 2015 o Fígado de Porco também foi banido.
Habushu
Que tal para ajudar a escorregar melhor a comida um copo de habushu – vinho de cobra de Okinawa? Habu são cobras incrivelmente venenosas de Okinawa e shu significa “vinho / sake”.
Esta bebida tornou-se quase numa marca da região e é muito comum nas lojas que exibem as suas garrafas com as cobras lá dentro.
O álcool da bebida acaba por dissolver o veneno das cobras pelo que a bebida é relativamente segura, isto é, se beberem com moderação. Mas existe sempre uma exceção e na China uma das cobras após três meses ainda estava viva dentro da garrafa e acabou por morder uma mulher.
Habushu é também conhecido como um potenciador da virilidade masculina.
Ovo cru
Este não é só exclusivo do Japão mas é utilizado frequentemente pelos japoneses. O problema está no risco de intoxicação alimentar por salmonela, o que se traduz em vários dias de dores de estômago, vómitos e náuseas. Em casos extremos pode mesmo levar à morte.
Claro que vai depender sempre da origem dos ovos e o tempo que estiveram expostos aos elementos. Em casos como a colocação de um ovo cru no vosso tsukimi udon ou arroz quente, o calor da comida é suficiente para matar a bactéria.
Mas, mergulhar num ovo cru noodles ou carne aumenta significativamente os riscos.
Suzumebachi
Conhecem ou já viram alguém comer gafanhotos, larvas e besouros anteriormente. Nenhum problema, certo? Mas e que tal tentar comer um insecto que mata seres humanos?
Conheçam as suzumebachi, a vespa gigante asiática ou vespa mandarina. Estas vespas são dos insectos mais perigosos do mundo, bastam algumas para destruir uma colmeia de abelhas e a sua picada pode ser fatal para os seres humanos.
Que tal vingarem-se e comerem estas assassinas? Cozinhar as suzumebachi remove o veneno e tal como o habushu é uma alimento perfeitamente seguro.
No Japão existem bebidas energéticas de saliva de suzumebachi, bolachas de suzumebachi e claro suzumebachi ligeiramente passadas comidas praticamente cruas.
Fugu
Um dos pratos mais notórios não só no Japão, mas em todo o mundo: peixe-balão.
O peixe-balão tem um poderoso veneno que pode induzir náuseas, paralisia, asfixia e até morte se não for tratada imediatamente. Não há antídoto para o veneno, e a única opção para salvar uma vítima é drenar o conteúdo do seu estômago, encher o estômago com carvão ativado e colocar a pessoas nos cuidados intensivos.
No Japão o risco de ficarem envenenados é extremamente baixo. Chefs que preparam fugu têm que passar por anos de treino e passar um teste para obter uma licença. A maioria dos casos de envenenamento por fugu vieram de pessoas que apanharam o seu próprio peixe-balão e o cozinharam.
Shirako
Será que são suficientemente corajosos para comer um gigante saco de esperma de peixe?
Shirako pode vir de um número de diferentes espécies de peixe, os mais frequentemente no menu são bacalhau, xarrocos, salmão, lula e peixe-balão.
No Japão não é um preto consensual e embora muitos japoneses comam fugu ou fígado cru com delicadeza vão recusar Shirako.
Só eu estou me perguntando quem teve a ideia de colocar uma cobra dentro de um vidro com álcool e beber? Cada ideia absurda.
5 de muitas outras.