Mais...
    InícioAnimeDizem que o anime era melhor quando não era popular

    Dizem que o anime era melhor quando não era popular

    "É estranho, mas agora que a cultura otaku é mais conhecida, pode ser um lugar mais difícil para os próprios otakus"

    Um desabafo de um fã de anime acabou por se tornar viral e dar lugar a uma interessante discussão. Com um tom nostálgico e crítico, o fã comentou como a popularização da cultura otaku trouxe consigo mudanças para o anime, algumas delas não tão positivas.

    Sei que sou jovem, mas os mangás e animes da época em que os otakus eram marginalizados tinham coisas muito mais ousadas, como cenas eróticas, o grotesco e até mensagens políticas. Agora está tudo muito mais controlado.

    De seguida, explicou que, ironicamente, embora a cultura otaku seja agora muito mais aceite, também criou um ambiente no qual os próprios otakus já não se sentem confortáveis. “É estranho, mas agora que a cultura otaku é mais conhecida, pode ser um lugar mais difícil para os próprios otakus.” Mas depois mencionou algo que fez muita gente pensar:

    Antes, os otakus entusiasmavam-se com as suas personagens favoritas em particular, aproveitando essa ligação pessoal. Mas agora as coisas mudaram e tudo se tornou muito mais público. Agora já não pode simplesmente “amar” a sua personagem; tem de ‘apoiar’ o seu ídolo em público. A cultura deixou de ser individualista para passar a ser algo muito mais massivo.

    As suas palavras rapidamente provocaram diversas reações no Twitter, gerando um debate entre aqueles que apoiam as suas opiniões e os que veem a ascensão da cultura otaku como algo positivo.

    • É uma verdade irrefutável. A cultura Otaku era interessante porque era underground. Agora que se tornou popular, os otakus de hoje já não têm valor.
    • As músicas de anime de hoje são muito aborrecidas. Costumavam ser muito mais loucas e divertidas.
    • Nem sequer se pode colocar essas músicas malucas de anime como aberturas nos animes de hoje em dia. As músicas de hoje também são aborrecidas, e isso só mostra que os animes de hoje também são aborrecidos.
    • Vá lá, não diga isso. Desfrute de Kimetsu, Jujutsu e Conan.
    • A censura era muito mais relaxada antes.
    • O termo ‘otaku’ tornou-se tão popular que o seu significado foi sendo distorcido ao longo do tempo.
    • Mais do que uma popularização, é uma comercialização. Até mesmo os trabalhos de fãs estão agora focados em géneros que geram dinheiro.
    • É verdade. A era dos escritores de fanfics e das pequenas empresas de eroges a competir modestamente acabou. Agora, grandes agências como a Dentsu e editoras de TV estão envolvidas em tudo isto e a direcionar tudo para a monetização.
    SourceYaraon!
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    7 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    7 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Jonas
    Jonas
    26 , Fevereiro , 2025 19:01

    “Gatekeeping” à parte, esta cultura do anime e do manga era de facto mais de nicho, mas a malta era mais genuína quando falava das séries e das personagens. E não precisávamos de eventos grandiosos anuais nem de merchandise em tudo o que era canto.

    Blu3s
    Blu3s
    26 , Fevereiro , 2025 19:23

    Anime e mangá sempre foram produtos de cultura de massa, a diferença é que agora ao invés de ser restrito só ao Japão, ganhou um alcance mais global.

    Se esses otakus não lidam bem com isso, eles que arrumem coisa melhor pra fazer da vida como algum outro hobbie, um trabalho, um relacionamento ou até simplesmente saírem de seus quartos imundos onde ficam discutindo esse tipo de bobagem na internet pra irem tomar um banho

    Caveira_Berserker
    Caveira_Berserker
    Reply to  Blu3s
    27 , Fevereiro , 2025 17:29

    Olha, eu não vou concordar e nem discordar do que você disse mas é estranho ler isso e tentar acreditar no que você falou quando os próprios anime e mangás mostram claramente que personagens otakus sempre foram meio marginalizados e tratados como “gente estranha” nas histórias que eles protagonizam… tanto que ano passado teve até um anime que “satirizava” alguns dos estereótipos do mundo otaku contando uma história em que os protagonistas seguiam de forma bastante exagerada e carocada alguns desses estereótipos em suas personalidades… o anime é 2.5-Jigen no Ririsa, pode conferir se quizer ter certeza…

    rygar
    rygar
    27 , Fevereiro , 2025 2:12

    Na verdade Não a comunidade deixou de ser mais toxica e insuportável graças a anime ser mainstream me vejo menos estressado hoje em dia do que antigamente que você tinha que lidar com elitismo escessivo na Internet e com uma grande massa de crianças que seguiam tudo o que o youtuber favorito diziam como se fosse Lei hoje em dia olhando pra tras não me arrependo de ter se tornado popular mesmo não assistindo anime pra ver garotas moe ou o que viraliza no twitter assistindo muito menos do que o normal não me arrependo e menos insípido hoje em dia falar sobre anime do que antigamente.

    Daniel
    Daniel
    27 , Fevereiro , 2025 18:08

    Otaku tem a cultura vista como impopular, não tem dinheiro pra animar o que quer ver na qualidade que quer ver e chora
    Otaku tem a cultura vista como popular, consegue finalmente que certas obras virem obras de arte da animação, mas chora que agora é mainstream
    Ou seja, Otaku não está infeliz com o cenário, esse povo só é triste com a vida mesmo e nada nunca vai ser bom o suficiente.
    Perda de tempo ouvir choro sobre isso.

    Sakura Hibiki
    Sakura Hibiki
    28 , Fevereiro , 2025 18:18

    Eu concordo. Antes os animes eram mais experimentais e mais libertários…

    Hoje está aí pra agradar todo mundo e fazer propaganda para o mangá e só.

    É só ver como até 2010 tinha umas piadas (e cenas) pesadas sobre lolicon, ecchi e outras dessas paradas.
    Mas depois que os animes foram pra streaming mundial em 2011, os animes passaram por uma “limpeza” geral.

    Hugo
    Hugo
    7 , Março , 2025 16:03

    Verdade, se fosse hoje obras como o haiyore nyaruko-san, Seikon no Qwaser e talvez High School DXD nunca teriam anime

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares