A NVIDIA anunciou durante a transmissão GeForce Community Update de 18 de agosto de 2025 que a próxima atualização da NVIDIA App vai oferecer aos utilizadores um controlo mais amplo e robusto sobre o desempenho e as definições de qualidade de imagem.
A atualização da aplicação integra mais opções herdadas do antigo Painel de Controlo que incluem filtro anisotrópico, anti-aliasing, oclusão ambiental e ferramentas de configuração para a NVIDIA Surround.
Contudo, a alteração mais importante é que a opção de DLSS Override vai passar a funcionar globalmente em todos os jogos para permitir aos jogadores ativar a DLSS Multi-Frame Generation ou a DLSS Super Resolution em títulos suportados sem a necessidade de configurar cada jogo individualmente, algo muito requitado pela comunidade.
Outra novidade de destaque é a Smooth Motion, uma funcionalidade baseada em IA semelhante à Fluid Motion Frames da AMD, que é essencialmente uma geração de fotogramas através do driver. Até ao momento esta tecnologia é exclusiva para os utilizadores das placas gráficas RTX 5000, mas quando o próximo Geforce Game Ready Driver for lançado, a mesma também vai ficar ao dispor dos utilizador em posse de RTX 4000.
A tecnologia Smooth Motion foi concebida essencialmente para os jogos que não têm suporte nativo para DLSS Frame Generation. Funciona com a DLSS Super Resolution, renderização nativa e até com outros upscalers, tais como a AMD FSR e Intel XeSS sendo que a NVIDIA afirma que a tecnologia pode quase duplicar a taxa de FPS sem perdas significativas de qualidade. Infelizmente, não há qualquer indicação de que esta tecnologia também chegue às placas gráficas RTX 2000 e RTX 3000.
As novas funcionalidades da NVIDIA App começam a ser disponibilizadas em beta a partir do dia 19 de agosto e o lançamento completo está previsto para a semana seguinte.