
Na tarde desta terça-feira, 06 de janeiro, o mercado editorial de quadrinhos no Brasil foi pego de surpresa com o anúncio de que Sidney Gusman, editor da MSP Estúdios (antigamente conhecida como Mauricio de Sousa Produções), estava deixando a empresa responsável pela marca Turma da Mônica após 20 anos.
Responsável pela edição de muitos quadrinhos da marca Turma da Mônica, Sidney Gusman participou de muitos projetos diferentes relacionados à obra criada pelo quadrinista brasileiro Maurício de Sousa. O destaque é claramente para a linha GraphicMSP, que possui 47 edições já publicadas e mostra releituras de personagens da Turma da Mônica pela visão de outros quadrinhos brasileiros.
Em suas redes sociais Sidney Gusman afirmou que ainda vai continuar editando obras do selo GraphicMSP a pedido da MSP Estúdios, mas agora como freelancer.
Além da MSP Estúdios, Sidney Gusman também trabalhou em editoras como Globo, Panini e Conrad, onde participou da edição do primeiro lançamento dos mangás Os Cavaleiros dos Zodíacos e Dragon Ball no Brasil no início dos anos 2000. Em 2025 ele lançou o quadrinho Domingos, que conta com ilustrações de Jefferson Costa, em que ele narra sua relação com seu pai.
Ver essa foto no Instagram
Lembrando durante o período em que Sidney Gusman esteve a frente da editoria da MSP Estúdios a marca Turma da Mônica também teve obras em estilo mangá, como o lançamento de Turma da Mônica Jovem (lançado em outubro de 2008), a obra chegou inclusive a ganhar um crossover oficial com os personagens Kimba, Astro Boy e a Princesa Safiri (criações do mangaka Osamu Tezuka) em 2012. A marca também teve a criação do selo Mangá MSP, que publicou o quadrinho Turma da Mônica: Geração 12 em 2019. Recentemente foi lançado o selo Paródias MSP, que traz os personagens da Turma da Mônica em paródias de obras populares de diversas mídias, os animes One Piece, Dandadan e Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba são algumas das obras que receberam historias paródia através deste selo.









