Mais...
    InícioJogosEstúdio de Mighty no.9 fecha oficialmente as portas

    Estúdio de Mighty no.9 fecha oficialmente as portas

    Segundo um aviso publicado na Gamebiz, a comcept, a empresa fundada em dezembro de 2010 por Keiji Inafune, o proclamado “pai” de Megaman, foi oficialmente dissolvida por deliberação dos acionistas no dia 13 de janeiro de 2026.

    Esta controversa empresa ficou conhecida sobretudo pelo infame Mighty No. 9, um “run and gun” apresentado como sucessor espiritual de Megaman. Embora o jogo tenha sido financiado com grande sucesso através do Kickstarter em 2013, com 4 milhões de dólares no total, os inúmeros adiamentos, mudanças de parceiros de desenvolvimento, conduziram-no a uma recepção muitíssimo negativa quando foi lançado para PC e Consolas em 2016. Diversos problemas técnicos, decisões artísticas controversas, múltiplos projetos multimédia, promessas não cumpridas, e expectativas não correspondidas conduziram-no a um produto fraco e de pouca qualidade.

    Por estas razões Mighty No. 9 acabou por se tornar um exemplo frequentemente citado das dificuldades associadas a projectos financiados por crowdfunding de grande escala. Como não podia deixar de ser todo este vendaval de controvérsia acabou por afetar de forma duradoura a reputação da comcept e do próprio Inafune. Porque além de ser visto com algum desdém pelas produtoras no Japão, inclusive no jogo Hyperdimension Neptunia MK II para a PlayStation 3 podemos encontrar uma hilariante paródia onde surge como uma espada e um navio, onde a sua cara dispara um enorme laser da boca, também muitos fãs e produtoras afirmam que tentou ocidentalizar o Japão no início de 2010 quando este território perdeu o seu rumo e identidade.

    Em 2017, a comcept colaborou com a LEVEL-5 para fundar a LEVEL5 comcept, uma subsidiária de desenvolvimento da LEVEL-5 com sede em Osaka, que viria a ser dissolvida e integrada no actual LEVEL-5 Osaka Office após a saída de Inafune da LEVEL-5, em meados de 2024.

    Embora Mighty no.9 não tenha atendido às expectativas dos fãs do robô azul da CAPCOM, é seguro pensar que foi um dos responsáveis pelo lançamento das várias colectâneas de jogos Megaman Legacy Collection, Megaman 11, e a eventual ressurreição de Megaman que segundo parece começa em 2027 com o seu quadragésimo aniversário, e o seu regresso ao universo dos videojogos, com Megaman Dual Override.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares