InícioMangaShogakukan admite ter contratado dois autores condenados por crimes sexuais

Shogakukan admite ter contratado dois autores condenados por crimes sexuais

A editora japonesa revelou que dois autores condenados por ofensas sexuais estavam a publicar obras na plataforma Manga ONE com pseudónimos. A reação da indústria foi imediata e devastadora.

Seisou no Shinrishi vol 1 cover (1)

Num comunicado divulgado esta segunda-feira, a editora japonesa Shogakukan confirmou que um segundo autor com registo criminal por crimes sexuais estava a publicar na sua plataforma digital Manga ONE com um pseudónimo sem que os leitores o soubessem. A revelação acontece apenas dias depois de o mesmo ter sido admitido relativamente a outro autor, e o efeito combinado das duas notícias desencadeou uma onda de indignação sem precedentes na indústria do mangá.

O segundo caso envolve Tatsuya Matsuki, conhecido dos leitores da Shonen Jump como o autor de Act-Age, série cancelada em agosto de 2020 após a sua detenção por agressão sexual a uma aluna do ensino básico. Matsuki foi condenado e recebeu uma pena suspensa de um ano e seis meses. O departamento editorial do Manga ONE contratou-o sob o pseudónimo Itsuki Yatsunami para escrever o mangá Seisō no Shinri-shi (Seisou no Shinrishi), uma série cujo tema central é, ironicamente, a psicologia e o aconselhamento.

Autor de Act-Age condenado a um ano e seis meses de prisão

A Shogakukan explicou que a decisão de contratar Matsuki foi tomada após confirmar que a sua pena tinha sido cumprida e que se encontrava em processo de reintegração social com apoio psicológico. O pseudónimo teria sido escolhido, segundo a editora, para evitar que as vítimas fossem confrontadas com o nome do agressor. No entanto, a empresa admitiu que o departamento editorial devia ter ponderado melhor “se esta decisão era verdadeiramente no interesse das vítimas e se poderia ter causado mais sofrimento às pessoas afetadas.” A serialização foi suspensa esta segunda-feira.

Mas este caso é apenas uma parte de um escândalo que se instalou ao longo da última semana. O ponto de partida foi a confirmação, a 25 de fevereiro, de que Kazuaki Kurita, que publicou a série Daten Sakusen no Manga ONE sob o pseudónimo Shōichi Yamamoto, estava de volta à plataforma com um novo pseudónimo, Hajime Ichiro, a escrever o mangá Jōjin Kamen. Kurita tinha sido multado em 2020 por criação e posse de material de abuso sexual de menores, e um tribunal de Sapporo ordenou a 20 de fevereiro deste ano que pagasse 11 milhões de ienes (cerca de 70 mil dólares) em indemnizações a uma mulher que afirma ter sido alvo de abuso sexual repetido desde os 15 anos, quando Kurita era seu professor de desenho. O tribunal rejeitou os argumentos de Kurita de que a relação tinha sido consensual.

Escândalo na Shogakukan: editora publicou mangá de autor condenado por crimes sexuais

O caso ficou ainda mais grave com as revelações sobre o papel de um editor do Manga ONE nas negociações extrajudiciais. De acordo com múltiplas fontes, o editor Takuya Narita terá participado num grupo de mensagens entre a vítima e Kurita, propondo um acordo no valor de 1,5 milhões de ienes que incluía a condição de a vítima não tornar o caso público e retirar o seu recurso judicial. A vítima recusou. Narita continuou a trabalhar com Kurita após a condenação, incluindo encontros pessoais documentados até novembro de 2025.

A reação dos criadores foi rápida e pública. O autor de One-Punch Man, ONE, escreveu no X: “Não consigo colaborar com pessoas que não condenam claramente os danos sexuais cometidos contra menores. Isso é evidente. Aguardo a divulgação das circunstâncias pelas partes envolvidas. Quero também que a Shogakukan apoie quem tome essa posição”. A publicação foi partilhada pelo ilustrador de One-Punch Man, Yusuke Murata. Rumiko Takahashi, autora de Inuyasha, Ranma ½ e Urusei Yatsura, retirou todas as suas obras da plataforma. Haro Aso (Zom 100), Ryuhei Tamura (COSMOS) e vários outros autores pediram a suspensão das suas séries no Manga ONE. Obras como Frieren: Beyond Journey’s End também deixaram de estar disponíveis na plataforma, embora não tenha sido confirmado oficialmente se as indisponibilidades estão diretamente relacionadas com o escândalo.

A Shogakukan anunciou a criação de uma comissão externa de investigação para apurar as circunstâncias que levaram à contratação de ambos os autores, o papel do editor nas negociações com a vítima, e os processos internos de seleção de criadores no Manga ONE. A cerimónia de entrega do 71.º Prémio de Mangá Shogakukan, prevista para 3 de março, foi adiada.

Sumi Eno, autora de After God e criadora publicada no próprio Manga ONE, foi das vozes mais diretas sobre o caso: “Se as pessoas que tentaram encobrir os crimes do Sr. Kurita continuarem envolvidas no Manga ONE, será impossível continuar a série”.

Helder Archer
Helder Archer
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

Artigos Relacionados

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -

Notícias

Populares