8 pessoas presas por vender figura falsificadas de Kimetsu no Yaiba no Japão

Problema da venda de material baseado em Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer) sem a autorização dos detentores dos direitos (Aniplex) estende-se também a Portugal e Brasil onde sites e youtubers vendem camisetas, cadernos, etc... da franquia sem autorização

Capa do volume 22 de Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer)
Capa do volume 22 de Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer)

O jornal japonês Mainichi Shimbun revelou que as forças policiais de Kyoto, Hyogo e Akita prenderam 8 pessoas residentes em seis prefeituras pela suspeita de venderem artigos falsificados de Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer) numa clara violação dos direitos de autor.

A Polícia da Prefeitura de Kyoto prendeu cinco suspeitos. De acordo com a polícia, os suspeitos foram acusados de vender entre quatro a 12 figuras anime num leilão online entre fevereiro e junho, sabendo que os artigos foram duplicados sem a permissão da Aniplex Inc. Três dos acusados disseram à polícia que obtiveram os artigos do grupo de comércio eletrônico chinês Alibaba Group Holding Ltd.

Um dos acusados negou as acusações, alegando não saber que as figuras não eram merchadise licenciado. Os cinco indivíduos presos supostamente venderam 44 figuras por 57.980 ienes (550 dólares).

As figuras eram réplicas de figuras que só estavam disponíveis em loterias de lojas de conveniência e em prémios de máquinas de garras.

Kimetsu no Yaiba vai ser o 8º grande mangá da Jump

Ainda recentemente noticiámos que quando o 22º volume do mangá de Koyoharu Gotouge for lançado a 2 de outubro a obra passará a ter mais de 100 milhões de cópias, o que vai colocar o mangá no grupo restrito de mangás da Weekly Shonen Jump com mais de 100 milhões de cópias em circulação.

O mangá ganhou uma adaptação para série anime de sucesso em abril de 2019 pelo estúdio ufotable (Fate/Zero, Kara no Kyoukai, Katsugeki: Touken Ranbu), direção de Haruo Sotozaki (Tales of Zestiria the X, Tales of Symphonia the Animation) e design de personagens por Akira Matsushima (Maria Watches Over Us, Tales of Zestiria the X).

Tal como noticiámos recentemente Gekijouban Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha Hen, o filme anime que vai continuar a história da série, vai estrear nos cinemas japoneses a 16 de outubro de 2020.