Recentemente o estúdio MAPPA destacou-se na indústria anime não só por ter animado séries como Jujutsu Kaisen, Dororo, Yasuke, mas também por ter animado Attack On Titan Final Season, a 4ª e última temporada da adaptação para série anime do mangá Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) de Hajime Isayama, que suscitou algumas críticas quanto à sua animação bem como a quantidade de trabalho que estava a ser imposta aos seus funcionários para terminarem os episódios em tempo útil.
いや本当これなんですよ、何のために頑張って会社入ったのか分からなくなったんよな、なんで社員のうちらが外で撒いた海外なのか野良なのか分からん汚ねぇ原画動画を毎週毎週毎週毎週毎週毎週毎週毎週毎週毎週毎週毎週朝まで直さないかんの??って辞めようと思ったきっかけの一つ。
— MUSHIYO (@Mushiyo07) May 14, 2021
No passado dia 14 de maio o animador MUSHIYO criticou fortemente o estúdio no seu twitter:
Realmente não entendo por que trabalhei tanto para entrar nesta empresa. Não entendo porque é que algumas pessoas querem trabalhar aqui. Trabalhar semana após semana após semana após semana após semana após semana até a manhã do dia seguinte? Essa foi uma das razões pelas quais eu desisti.
Num segundo post ele afirmou:
Teria sido perfeito se pudesse ter treinado alguém para me substituir depois que saí, mas claro, nem deu tempo para isso… Bom, quando te colocam a trabalhar em quatro projectos em simultâneo tu não tens tempo para nada, não achas?
Esculacho, enfim MAPPA e o novo J.C STAFf
Ou o novo MadHouse
Está mais para Madhouse… Já q tem muito animadores do MD na Mappa!
JC Staff pega um bando de projetos e nunca sai noticias desse tipo ligadas a eles.
Chega a ser estranho.
Essa é pra quem fica endeusando estúdio. Taí pra vocês.
Melhor englobar toda a indústria do entretenimento de uma vez, assim poupa tempo.
Realmente, afinal de contas, devemos atribuir todo o crédito pelos trabalhos produzidos num estúdio ao mesmo/seus gestores, e não aos funcionários que produzem e fazem tudo acontecer.
Cara… não foi bem isso que eu quis dizer, mas pegando nesse ponto é complicado por uma simples questão, em uma sociedade capitalista o que não falta é gente com habilidade, mas como bem sabe tudo custa dinheiro e não é muita gente que tem, no final acaba com “meu dinheiro minhas regras” entendeu?
Vdd… pena q são poucos os estúdios q valorizar seus animadores.
Isso se tiver algum.
Kk mas tem, Kyoto é um exemplo, nunca ouvi fala nada de lá!
Você nunca ter ouvido falar não quer dizer que não exista. Raramente os animadores vem a público relatar esse tipo de coisa. Mas sim, é difícil de acreditar que aconteça isso num estúdio como a Kyoto Animation, até porque o número de produções deles por ano é minúsculo, ainda mais depois da tragédia.
Eu boto minha mão no fogo pela KyoAni. Uma quantidade minima de animadores sai de lá e toda a staff deles é fixa. Não usam free lancers e sempre fazem poucos trabalhos ao ano.
É, eu também coloco. Mas mesmo assim não tem como saber com 100% de certeza.
A condição da Kyoto é realmente a melhor do mercado, inclusive o ensino, o respeito, o pagamento e o cronograma, mas o mesmo acontece tipo na Toei que apesar de aparentar ser problemática pelo tanto de produção ela tem seu próprio ensino, prazos razoáveis e é uma das melhores que pagam seus funcionários inclusive os calouros.
Thank you MAPPA
Tá aí protetores…
Eles viraram só uma máquina de produzir anime, não tem nem identidade própria, não parece que eles tem nenhum princípio. Pensar que isso é o que pode vir moldar a indústria daqui pra frente é muito triste, ainda bem que ainda existe Trigger e Science Saru.
ja ja sai algo do Trigger tbm, só escapam ufotable e kyoto por terem staff fixa, os demais são todos do mesmo saco.
Tem pessoas q colocar a culpa na Netflix, ñ adiante paga mais por X anime ou ñ, se a gestão de tal estúdio ñ valoriza seus animadores… Isso só vai parar quando quem faz partes do comité colocar limite na quantidade q cada estúdios tem direito de animar(baseado no quantidade de animadores)!
Sem falar que a netflix só financia as produções,mas pelo que vi em uma notícia passada os funcionários disseram disseram que esse dinheiro que os executivos dos estudios recebem da Netflix não é bem distribuido para os funcionários que tem que trabalhar muito pra ganhar alguma coisa.
Já vi colocar a culpa na Netflix por causa da animação da 3 temp de Nanatsu, já vi colocar a culpa nela por os animadores ñ ganhar bem, como ela administrasse esses estúdios…Sei q ela ñ é a mil maravilhas, mas tb ngm gosta de exagerar!
Pois é,esse tipo de pensamento precisa mudar. Alem disso,foi com os investimentos da Netflix que ouve uma maior transformação na indústria de animes,agora o que falta mesmo é os executivos dos estudios japoneses saberem administrar esses investimentos e distribuilos melhor para seus funcionários.
Ainda bem. Os japoneses não falam, ao menos ele falou. Espero que isso se volte contra o MAPPA, e que se torne um estúdio melhor, ou morra, e dele surja um novo estúdio.
Cadê agora aquela galerinha dizendo Thank You MAPPA? Esse estúdio é uma merda, assim como a maioria dos estúdios QUANDO se trata de administração. Só mesmo a Ufotable e KyoAni que ainda se salvam.
Ufotable que já sonegou impostos que belo Studio, mas não me entenda mal só que os Studios que você citou fazem o que um ou outro anime por ano então é lógico que a gestão vai ser melhor, porém nos nunca termos ouvido falar não significa que não tenha problemas também.🍦
Sonegar imposto é algo que sobe ainda mais no conceito de bom estúdio!
A indústria não é mais a mesma Kkkkk.😅🍦
Isso nada me surpreende. Desde que o Maruyama deixou o MAPPA em 2016 pra cuidar do M2 o número de produções do studio mais que dobrou. A última temporada de Shingeki tava sendo feito num cronograma apertadissimo.
MAPPA tá caminhando pra ser a futura Madhouse atualmente.
Sempre que ele sai de algum estúdio as coisas desandam
Ora ora e já começou o ataque a mappa novamente sendo que isso de trabalho abusivo dos animadores é recorrente na indústria e infelizmente a maioria dos Studios são assim, mas não vamos atacar só a mappa e ficar endeusando Studios sonegadores de impostos e um outro que só faz um ou outro anime por ano que apesar de nunca termos ouvido falar de problemas não significa que não tenham.🍦
“…abusivo dos animadores é recorrente na indústria…” entre aspas, é mais pela gestão de cada estúdio! Se vc é dono de um estúdio é vc q escolhe quantos animes qr fz por ano…. e convenhamos se o fundador do Mappa ainda estivesse no “poder”, nós nunca ouviria isso!!
Sendo culpa da gestão ou não ainda é um fato que é recorrente na indústria, mas parece mais que o povo só quer atacar o mappa por qualquer motivo mesmo por isso minha revolta.🍦
MAPPA é studio do momento por causa de seus animes que estão na boca do público. Óbvio que uma questão como essa vai gerar criticas negativas principalmente dos mais conhecedores do assunto.
CloverWorks foi muito criticada na temporada passada. A Madhouse também com o caso do assistente de produção. Sempre que vir a público um assunto como esse vai causar revolta principalmente vindo se studios tão conhecidos.
Crítica da Cloverworks nem chega perto da mappa tanto que só a gente que saca um pouco da indústria conhece a clover.
Mappa vem sendo atacada desde de que foi anunciada que tinha pegado shingeki e então milhares de pessoas muitas que nem conheciam o Studio ou melhor que só vêem anime e nem sabem de nada da indústria resolveram sair falando merd@ e isso ainda continua e não acho que seja somente por ser um Studio agora conhecido e sim também porque é a mappa.🍦
Aí vai de cada um, eu respeito Mappa por Bahamut, Zankyou no Terror, Dororo e ñ paga pau por causa de JJk, parece q ele só fez esse… Igual a Ufotable, parece q só fez kimetsu, e Kara, Tales, Fate!! Mas tirando isso… isso aí serve para Mappa abrir o olho, pq ela abusou demias(em dois anos foram quantas adaptação e anúncio?!), se ñ tornar cuidado, alguém de lá vai querer sair e abrir uma empresa e vai chamar os colegas… e a msm vai acabar virando uma Mad da vida!!
Mappa tem muitos outros animes mesmo inclusive um de futebol que eu vi recentemente chamado Days muito bom, assim como a ufotable tem outros também, mas que não são conhecidos e falo por mim mesmo que só conhecia os mais famosos kkkkk, mas fui pesquisar os outros e encontrei uns interessantes que depois vou dar uma olhada.
Ah isso de pegar muitos projetos eu também não acho legal, mais de 3 animes é demais mesmo, o ideal seria no máximo dois por temporadas.
Não quero que o Studio se desfaça pois gosto muito dos trabalhos deles então quero que eles melhorem pra que isso não aconteça.🍦
Não é porque é recorrente na indústria que deva ser normalizado e insento de criticas.
Ufotable e KyoAni são studios modelos numa indústria tão caótica e explorada. Com um bom ambiente de trabalho e bons cronogramas de produção. Por isso ambos devem e merecem ser elogiados pelo seu gerenciamento.
Kimetsu teve seu primeiro PV com cenas de 15 episódios 3 meses antes da estréia! Violet Evergarden se não me engano já tinha 10 episódios prontos quando estreou. Coisas assim deveriam ser padrão nessa indústria.
Claro que precisa ser criticado, mas não só a mappa como tão fazendo e sim toda a indústria.
Eu não estou lá dentro dos Studios pra saber se são tudo isso mesmo, estamos apenas teorizando com base nos trabalhos que mesmo que estejam adiantados ou não, não significa que nenhum animador não tenha se matado de trabalhar lá também.🍦
Madhouse 2? É o que dá aceitar mil projetos numa temporada
#ThankYouMappa
Pronto, podem parar de passar pano pra animação HORRÍVEL da quarta de Shingeki =D
Ja era até esperado depois da quantidade de animes que eles fizeram nos dois últimos anos.
Só espero que depois dessa eles não peguem tantos projetos, porque senão vai acontecer o mesmo que aconteceu com o estúdio Madhouse.
Primeiro foi a Madhouse e agora Mappa.
Qual o próximo estúdio? Eu chuto a Ufotable.
Isso vai é pra J.C Staff.
Isso vai é pra J.C Staff.
Ufotable e KyoAni vai ser difícil ver algo do tipo
Para alguns, se o anime ficou bonitinho, é válido isto de, trabalho excessivo.
Só espero q mais animadores saem desse estúdio explorador. E isso vale pra J.C Staff tbm