Chinesa Tencent investe na Kadokawa

Tencent compra 6.86% da Kadokawa

Chinesa Tencent investe na Kadokawa

A Kadokawa anunciou que o conglomerado chinês Tencent Holdings vai adquirir uma participação de 6,86% na Kadokawa por 30 bilhões de ienes (cerca de 264 milhões de dólares) e tornar-se o seu terceiro maior acionista.

A Sixjoy, subsidiária da Tencent com sede em Hong Kong, comprará 4,86 milhões de ações por 6.170 ienes (54 dólares) por ação, o que representa um prémio de 2,3% em relação ao preço de fecho. A transação está prevista para ocorrer entre 15 e 26 de novembro de 2021.

A Kadokawa afirmou que entrará num acordo com o Tencent Group para o negócio de anime “para promover ainda mais o Global Media Mix da empresa baseado em IP” e “para formar uma aliança de capital com o Tencent Group”. A empresa investirá todo o dinheiro arrecadado em conteúdo até março de 2024. Isso inclui a contratação de editores e produtores.

Kadokawa formou aliança de capital com a CyberAgent e a Sony

No início deste ano, a Kadokawa formou uma aliança de capital com a CyberAgent, Inc. e a Sony para fortalecer os seus negócios de jogos e animação. Os objetivos da empresa são fortalecer a Estratégia Global Media Mix para expandir os IPs da Kadokawa em todo o mundo e cooperar com a CyberAgent e a Sony para “exploração mútua dos negócios, experiência e outras forças de cada um”.

Tanto a CyberAgent como a Sony adquiriram cerca de 1.93% das ações da Kadokawa.

KADOKAWA quer produzir 40 novos animes por ano

A Kadokawa reorganizou a sua estrutura corporativa em outubro de 2020. A empresa substituiu os seus seis departamentos anteriores por 13 grupos diferentes, cada um dos quais com um “CEO” executivo. A Kadokawa revelou que a reestruturação permite à empresa obter uma estrutura corporativa mais plana e horizontal.

A Tencent investiu 65,7 bilhões de ienes (567 milhões de dólares) na empresa de varejo Rakuten em março de 2021.

A Tencent, através da sua subsidiária Image Frame Investment sediada em Hong Kong, adquiriu 8,6 milhões de ações da Marvelous, juntamente com 708.600 ações do acionista principal Hayao Nakayama e 2,83 milhões de ações da Amuse Capital, em maio de 2020.

A Platinum Games anunciou em janeiro de 2020 que estabeleceu uma parceria de capital com a Tencent. A Square Enix e a Tencent anunciaram em agosto de 2018 que concordaram em formar uma parceria estratégica. As empresas estão a estabelecer joint ventures, desenvolvendo em conjunto títulos AAA com base em novas propriedades intelectuais e licenciando propriedade intelectual existente para expandir os serviços de conteúdo no mercado chinês e globalmente.

FONTE Animation Business Journal
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.