Mais...
    InícioAnimeDefesa do incendiário da Kyoto Animation vai recorrer da sentença de Pena...

    Defesa do incendiário da Kyoto Animation vai recorrer da sentença de Pena de Morte

    Incendiário da Kyoto Animation vai ser submetido a novas avaliações psicológicas

    O jornal japonês Kyoto Shimbun revelou que a defesa de Shinji Aoba, o incendiário que atacou o estúdio de animação Kyoto Animation em julho de 2019, submeteu um pedido de recurso da sentença de Pena de Morte no Tribunal Superior de Osaka. O Tribunal Superior de Osaka está no segundo nível mais alto do Japão, seguido pelo Supremo Tribunal.

    O juiz presidente Keisuke Masuda do Tribunal Distrital de Quioto declarou na passada quinta-feira: “O tribunal concluiu que o réu não era mentalmente incompetente nem emocionalmente comprometido no momento do crime” e Shinji Aoba acabou por ser condenado à Pena de Morte.

    Ao longo do julgamento, os advogados de defesa de Aoba defenderam uma pena reduzida com base em motivos de saúde mental, afirmando em setembro de 2023 que “[Aoba] era mentalmente incapaz de distinguir entre o que é bom e o que é mau”. Aoba já passou por duas avaliações de saúde mental com médicos de ambos os lados a concordar que ele “entendeu que os atos cometidos eram criminosos”.

    Shinji Aoba, agora com 45 anos, invadiu o estúdio 1 da Kyoto Animation na manhã de 18 de julho de 2019, espalhou gasolina, acendeu-o e gritou “caiam mortos”, disseram sobreviventes. Morreram 36 pessoas e 33 ficaram feridas.

    Ele admitiu que atacou propositalmente o estúdio anime como um ato de vingança pelo que considerou um plágio de uma novel que ele tinha enviado à Kyoto Animation como parte de um concurso de redação.

    Entre as pessoas que faleceram estava Yasuhiro Takemoto (direção de The Disappearance of Haruhi Suzumiya), Yoshiji Kigami (animador chave de Grave of the Fireflies, Akira, A Silent Voice, Violet Evergarden), Futoshi Nishiya (direção de animação de Free!), Shouko Ikeda (designer de personagens de Sound! Euphonium), e muitos mais…

    Incendiário da Kyoto Animation foi condenado a Pena de Morte

    Antes do início do seu julgamento, quando Aoba soube pela primeira vez durante o interrogatório da polícia que o número total de mortes no ataque tinha sido de 36, ele reagiu com “Ah, é mesmo?”, e afirmou “Pensei que se eu espalhasse gasolina à volta do prédio enquanto acendia o fogo, eu poderia matar mais pessoas, então foi por isso que fiz isto”.

    Além de afirmar que escolheu o seu método de ataque especificamente porque sentiu que lhe permitiria matar mais pessoas, ao longo do julgamento Aoba afirmou que continua a sentir que foi injustiçado pela Kyoto Animation e demonstrou total falta de remorsos ao saber quantas pessoas morreram por causa dele.

    O trabalho de demolição do Estúdio 1 da Kyoto Animation foi concluído em abril de 2020. O estúdio começou a recrutar novamente em julho de 2020.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    2 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    2 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    João
    João
    26 , Janeiro , 2024 17:24

    O recorrer da sentença não vai dar em nada, no Japão é muito muito difícil reverter uma sentença de pena de morte, e pessoalmente falando, é a sentença apropriada para um monstro como aquele.

    Lendário VisionárioD
    Lendário Visionário
    27 , Janeiro , 2024 14:42

    Mourão, é tu nessa maca?

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares