Mais...
    InícioAnimeEntrevista ao diretor de Megalobox

    Entrevista ao diretor de Megalobox

    Megalobox foi uma das grandes surpresas da temporada de Primavera que está prestes a terminar, a série anime tornou-se mesmo no anime mais visto desta temporada no Brasil.

    O pessoal da Crunchyroll esteve à conversa com o diretor, You Moriyama (diretor de animação de Lupin III: The Woman Called Fujiko Mine, e designer de Kabaneri of the Iron Fortress e Attack on Titan) e aqui fica uma transcrição da entrevista.

    Megalobox tem um estilo de animação que lembra anime clássico, houve alguma série em particular que o inspirou ou influenciou?

    Existem muitos, mas há uma forte influência especialmente da animação feita por volta dos anos 80. Eu pessoalmente adoro a animação daquela época e a minha experiência no passado através das texturas que vieram com a experiência de visualização em TVs de tubo e VHS significam muito para mim. Youju Toshi (Wicked City) e Cyber City OEDO 808 do diretor Yoshiaki Kawajiri ou AKIRA de Katsuhiro Otomo são alguns exemplos da aparência e do estilo que sempre quis criar.

    Hoje em dia o anime raramente se parece com isso, onde você vê o futuro da animação?

    Eu sinto que o estilo de animação usado no Megalobox irá diminuir, mas eu acredito que existem algumas coisas que podem ser expressas apenas através deste estilo. Em vez de tudo ir na mesma direção, acho que escolher o estilo certo por peça é muito importante, então eu quero mais variedade nesse sentido.

    Existe algum pugilista da vida real em que se inspirou? Olhou para estilos de luta?

    Não há um em particular, mas estamos a referir-nos a todos os tipos de lutadores. Por exemplo, o estilo de luta de Joe tem algo parecido com Jake LaMotta, mas ele não foi a base do seu personagem. Para um corte de ação eu mencionei, “desenhem os seus movimentos parecidos com os de Naseem Hamed”. Olhando para todos os tipos de lutas, eu referenciei peças seletivamente que pareciam combinar com cada um dos personagens.

    O boxe é um desporto muito fluido e rápido, o quão difícil foi isso para transmitir na animação?

    De ações e movimentos a poses, tudo foi um desafio difícil. Nem todos os animadores conseguem desenhar poses exatas e há limitações de tempo para criar movimentos realistas. Devido a estas razões, eu estava frequentemente no processo de pensar “como isto deve ser feito para que a frame pareça mais eficaz”. Colocando a câmara no ringue… ou tira-la do ringue. Enquanto desenhava o  storyboard assisti e revi filmes de boxe e partidas reais muitas vezes. Recorri muito aos jogos da Premier Boxing Champions, recomendado pelo guionista Katsuhiko Manabe.

    É o 50º aniversário de Ashita No Joe, quanto MEGALOBOX se compara ao original? Havia algum elemento do original que você quisesse incluir nesta versão?

    A forma como os personagens em Ashita no Joe são desenhados é realmente incrível; acredito que um dos maiores temas da série é “o seu modo de vida”. Da mesma forma, MEGALOBOX também tem o tema “para as pessoas viverem” no centro da história. O principal protagonista Joe estar no centro é o mesmo que Ashita no Joe, mas eu estava comprometido com o pensamento de uma equipa de três. Os três estão todos no mesmo lugar, mas eles estão lá para cada um dos seus motivos, e cada um está a lutar com os seus próprios problemas. Eles são uma equipa, no entanto, eles são individuais. Eu queria desenhar cada um como uma pessoa viva. A arte e a história são diferentes de Ashita no Joe, mas eu queria que o espectador sentisse semelhanças com a maneira como os personagens eram desenhados.

    Hip-hop é uma escolha interessante para o anime, o que inspirou a música de MEGALOBOX?

    Parte disso é o meu gosto musical, mas o maior motivo foi o design da ‘Unrestricted Area’, onde Joe e os outros moram. Que tipo de música estaria a tocar nesta cidade, cheia de pessoas com todos os tipos de origens? A cultura hip-hop começou originalmente num lugar pequeno, imaginei que a cidade de Joe em MEGALOBOX também teria dado origem a esse tipo de música. Este processo de pensamento levou-se a escolhê-lo para a banda sonora e o Sr. Mabanua teceu tudo maravilhosamente.

    Qual é a sua parte favorita sobre trabalhar em MEGALOBOX?

    Seja a foto ou a história, adoro o processo de criar novas ideias. O conceito de MEGALOBOX é Ashita no Joe, mas precisávamos de uma história e cenário originais, então tivemos que criar uma grande quantidade de ideias. Reunir essas ideias e discuti-las foi difícil, mas eu diverti-me muito. Ser capaz de criar uma oportunidade onde pudéssemos discutir abertamente as nossas ideias e declarar as nossas opiniões foi muito feliz.

    A animação de Megalobox é do estúdio de animação (Lupin III, ReLIFE), a direção é de You Moriyama (diretor de animação de Lupin III: The Woman Called Fujiko Mine, e designer de Kabaneri of the Iron Fortress e Attack on Titan), o guião é da autoria de Katsuhiko Manabe (Shin Kyūseishu Densetsu Hokuto no Ken: Raoh-den Gekitō no Shō, Shin Kyūseishu Densetsu Hokuto no Ken: Raoh-den Junai no Shō) e Kensaku Kojima (Shinya Shokudō).

    No site oficial podemos ler:

    Uma cidade miserável em meio a uma terra desolada. Uma motocicleta acelera furiosamente, levantando nuvens de areia e pó. Seu piloto é o protagonista desta história, um sujeito sem nome e sem passado.
    Tudo que ele tem é seu nome de lutador – Junk Dog – e uma técnica que desenvolveu com seu parceiro Gansaku Nanbu para armar lutas de MEGALOBOX, seu sustento do dia a dia.
    Embora extremamente habilidoso, ele não está incomodado o bastante para mudar de vida, mas também não está satisfeito com sua situação atual.
    JD está entediado, resignado, desgostoso. Ele vive frustrado em uma vida às sombras da fama.
    Enquanto isso, sob o sol brilha Yukiko Shirato, herdeira da Shirato Konzern – a família dominante da elite. Para avançar sua carreira, Yukiko decide usar MEGALOBOX para organizar um grande evento: MEGALONIA, um torneio para coroar o campeão do MEGALOBOX. Sua intenção é que o MEGALOBOX Yuri, sob contrato com ela, vença e torne-se campeão para promover os equipamentos da marca Shirato e aquecer os negócios. Campeão vigente de MEGALOBOX há alguns anos, Yuri é movido por uma forte autodisciplina e vontade própria de treinar, além de possuir a técnica e a presença de um verdadeiro campeão. O homem é um exemplo claro de virtuosidade.
    Esta é a história de JD e seu rival, Yuri. Uma história acelerada sobre o encontro entre sombras e luz, que começa quando seus caminhos se cruzam.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    3 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    3 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Cycy
    Cycy
    11 , Julho , 2019 19:05

    Adorei a entrevista e mesmo sendo um spin off, sera que teria possibilidade de uma continuação, caso o protagonista não morra?

    Mateus
    Mateus
    11 , Julho , 2019 19:06

    Eu achava que ele tinha tido alguma influência do Shinichiro Watanabe mas aparentemente era só minha imaginação

    Shiba
    Shiba
    11 , Julho , 2019 19:06

    Ótima entrevista.
    Esse anime está sendo dirigido com maestria.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares