Depois de em dezembro de 2024 a Sony se tornar a maior acionista da Kadokawa ao adquirir 10% das suas ações, ficamos a saber que a Sony pretende capitalizar a elevada produção de IPs originais da Kadokawa produzindo adaptações de filmes e séries live-action, coproduzindo adaptações anime e exportando-as globalmente.
Um dos objetivos deste investimento da Sony é aumentar e muito a criação de IPs originais da Kadokawa com Takeshi Natsuno, o presidente da Kadokawa, a afirmar numa entrevista ao Nikkei que a empresa planeia aumentar a sua produção de mangá, light novels e outras publicações para 9.000 títulos por ano até ao ano fiscal de 2027, o que é 1,5x a sua produção no ano fiscal de 2023.
No seu plano de gestão a médio prazo, a Kadokawa tinha anteriormente estabelecido uma meta de publicar 7.000 títulos por ano no ano fiscal de 2027, mas agora diz que pode atingir essa meta no ano fiscal de 2025. A Kadokawa também espera tirar o máximo partido da infraestrutura de distribuição global da Sony para entregar os seus IPs a públicos de todo o mundo.
Deste publicação de mangá e revista, à criação de anime, filmes e videojogos, a Kadokawa tem uma enorme influência no conteúdo audiovisual que é produzido no Japão e exportado para o resto do mundo.
A Kadokawa adquiriu o estúdio anime Doga Kobo em julho. Os estúdios de anime da Kadokawa incluem agora a Doga Kobo ENGI, o Studio KADAN, Raging Bull e a recém-formada Bellnox Films, bem como as empresas afiliadas Kinema Citrus e Studio Chizu.
As editoras da Kadokawa incluem a Kadokawa Key-Process (que lida com as editoras ASCII Media Works, Enterbrain, Fujimi Shobo e Media Factory), a KADOKAWA Game Linkage (que publica a B’s-LOG, Comptiq, Dengeki Nintendo e Weekly Famitsu), a J-Novel Clube e a Yen Press.
A Kadokawa Corporation é a empresa-mãe de numerosas filiais nos sectores editorial, cinematográfico, visual e multimédia. No sector dos jogos, inclui a ACQUIRE, a FromSoftware, a Gotcha Gotcha Games e a Spike Chunsoft.
Sinceramente, mais vale poucos e de qualidade do que eu monte de IPs de nível médio ou baixo. Mas vamos ver o que dá.