Mais...
    InícioAnimeKokkoku ep 9 e 10 - O fim da Pedra Mestre

    Kokkoku ep 9 e 10 – O fim da Pedra Mestre

    Spoilers Alert!!

    O episódio 9 já começa de uma forma diferente do habitual, esquecendo por momentos o velhote que tinha ficado em apuros no episódio passado e focando num dos ajudantes da Sociedade do Amor Genuíno que tinha sido atacado pelo próprio Sagawa, líder desta mesma sociedade. Diferente do que aconteceu com os restantes figurantes, Tobino, demostra uma grande vontade de permanecer vivo e de sair daquela realidade, acabando então por se transformar num Arauto, o que deu origem a uma questão bastante pertinente, “Porque é que ele se transformou num Arauto?“.

    Esta transformação é originada devido ao descontrolo mental que a morte iminente criou em Tobino deixando este personagem desesperado, dando origem a um novo Arauto. Contudo ainda não chegamos onde eu queria. Vamos pensar nos personagens que já se transformaram ou que estiveram quase a transformar-se em Arautos. Então temos o Tsubasa, os pais da Shouko, o irmão da Shouko e o Tobino (se não estou em erro). Vamos pensar um pouco acerca da estabilidade mental de cada um destes personagens. Podemos descartar Tobino e o irmão de Shouko tendo em conta que Tobino estava prestes a morrer e é normal o seu desespero e também o pobre rapazinho, visto que ele é apenas uma criança que após ver os seus pais se transformarem em Arautos é compreensível a sua situação.

    Agora só nos restam, Tsubasa e os pais de Shouko, que são exatamente o personagens sobre os quais eu quero falar. Tendo em conta as situações nas quais eles se transformaram eu quero refletir um pouco acerca da estabilidade mental de cada um e o quão preparados para a vida estariam estes personagens. No caso de Tsubasa não se iria esperar grande coisa tendo em conta a sua personalidade e até mesmo a vida que este personagem levava antes de entrar em Estase, era obvio que este personagem não fosse psicológicamente forte e que acabaria por ir a baixo com facilidade e, ainda temos outro fator, ele matou uma pessoa algo que obviamente o afetou bastante. Porém temos a transformação dos pais de Shouko, que essa sim foi a que me deu mais que pensar. Dois adultos, casados e com dois filhos, normalmente estariam prontos para enfrentar uma situação problemática e proteger os seus filhos ao máximo. Para além disso numa situação preocupante uma criança ainda não tem noção do que se passa ao seu redor por isso é que os seus pais têm que manter a calma para não transmitir esse sentimento para os seus filhos. MAS NÃO acabaram por fazer exactamente o oposto, não aguentando quase tempo nenhum dentro do Estase o que demonstrou uma instabilidade mental enorme…

    Pondo estes meus pensamentos de parte e prosseguindo com o episódio, o episódio 9 focou maioritariamente em dois pontos: a resolução do problema apresentado no final do episódio anterior e uma maior exploração do plano de Sagawa. Neste primeiro ponto tivemos um grande momento de tensão que põe em risco a permanência do avô da protagonista dentro do Estase, algo que poderia mudar complemente o rumo dos acontecimentos, visto que o velhote é uma peça essencial para o sucesso da família Yukawa. Perante esta situação a protagonista toma uma decisão que virá a ter grandes consequências no futuro, porém era a única solução possível naquele momento e apesar de tudo deu aos Yukawa uma grande vantagem na luta contra Sagawa. As ações de cada pessoa dentro do Estase precisam de ser muito bem medidas, visto que ao mínimo erro essas decisões podem tornar-se irreversíveis, tal como foi quebrar a Pedra Mestre. Algo que achei interessante é a forma como enredo vai encaminhando os personagens para um final sem saída, onde alguém se vai ter que sacrificar pelo bem dos outros e como Juri é a porta de saída do Estase ela será a sacrificada…  

    No segundo ponto, Shiomi, novo aliado da família da protagonista explica-nos de uma forma muito mais abrangente o plano de Sagawa. No episódio passado foi-nos dada uma ideia do que o vilão pretendia fazer depois de dominar o Estase por completo, mas foi abordado de uma forma tão breve que o plano pareceu um pouco tosco e demasiado banal em comparação ao que Junji iria sacrificar para o alcançar. Contudo este episódio conseguiu explorar muito melhor todo este plano que realmente se tornou algo verdadeiramente interessante. Na verdade o plano de Sagawa pode ser encarado como uma tentativa de obter a imortalidade e poder vivênciar a evolução da nossa raça. Mesmo que pareça um plano bem simples, não deixa de ser algo que qualquer um de nós gostaria de ver com os seus próprios olhos.

    Pensando bem seria incrível, viver ao longo das várias gerações seria uma experiencia única. “Como será o dia a dia das gerações futuras?”, “Em que tipo de sistema social ele irão viver?”, “Que novas tecnologias serão inventadas?”, ou até o maior enigma de todos, “Como é que a humanidade irá acabar?”. Eu creio que estas são boas questões para as quais qualquer um de nós gostaria de conhecer as respostas, porém isto é humanamente impossível o que torna o plano de Sagawa ainda mais tentador, porém nenhum plano, por mais brilhante e inovador que seja, justifica o sacrifício de uma família inocente…

    No final do episódio tivemos mais uma revelação que já estava meio que subentendida, visto que o Makoto já poderia ter sido retirado do Estase para sua própria segurança, mas mesmo assim o autor decidiu mante-lo no enredo por algum motivo. Eu achei interessante a adição de um novo poder ao “arsenal” da família Yukawa, contudo é algo que já poderia ter sido introduzido à alguns episódios atrás. Para além disso não poderia faltar a tentativa de chamar à atenção de Takafumi que continua com atitudes infantis, roubando o protagonismo ao Makoto. Mas como é obvio a mentira tem perna curta, e estes 5 minutos de protagonismo de Takafumi acabaram bem rápido (até dá um certo gozo ver o plano dar para o troto, velho bem chato).

    O início do 10 episódio desenvolveu-se em torno da descoberta deste novo poder e da tentativa de manter esta mentira de pé, culminando na batalha final onde finalmente se veio a saber a verdade. A batalha em si foi bastante interessante, adorei a forma como conseguiram interligar a o papel de cada personagem durante a luta, não permitindo que o adversário respirasse durante um segundo. Até mesmo as bolas de baseball, que aparentemente não serviam para nada conseguiram salvar a vida a Juri, e isso sim eu acho uma cena de ação decente, porque não é só preciso ter uma boa animação, mas também é necessária uma boa coreografia que ligue os personagens e que os  faça ajudar-se uns aos outros durante a batalha, algo que eu valorizo muito… 

    Depois da derrota de Sagawa, tivemos o tal momento que eu já tinha pedido à uns episódios atrás, que nos mostrou os traumas por detrás da mente perturbada do líder da Sociedade do Amor Genuíno e agora sim já podemos ter alguma noção do que está por detrás deste personagem. Como foi criado num ambiente religioso Sagawa acabou por seguir o caminho de seu pai e fundar a Sociedade do Amor Genuíno, e nós podemos ver que até certa altura ele admira o seu pai, so que, mais uma vez uma coincidência veio mudar tudo. Contudo, mesmo que não seja nada fácil encarar o que Junji viu, isso não justifica as decisões que ele tomou, mas é obvio que as explicações não acabaram por aqui e vamos ter ainda mais revelações nos próximos episódios.

     

     

    Algumas cenas interessantes:

    Os maus caminhos acabam assim, acho…

    Do bom murro…

    Não faças isso Juri…

    Ela fez, fez mesmo…

    E ainda o esmagou…

    Morre velho chato!

    Previsivel…

    Não é assim tão inutil!

    Como eu disse ele anda a trocar de pele…

    Acabamos assim o episódio…

    Este momento final foi, para mim, o melhor destes dois episódios, simbolizando bem k quão podre era os sistema religioso pelo qual Junji foi educado…

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares