Kyoto Animation suspende os Kyoto Animation Awards por tempo indeterminado

O estúdio Kyoto Animation anunciou que vai construir dois memoriais para as vítimas do ataque com fogo ao seu Studio 1. Este Verão serão assinalados os quatro anos deste que é o maior assassinato em massa da história japonesa moderna, o ataque resultou na morte de 36 funcionários do estúdio anime e ferimentos em outros 32.

A manifestação global de simpatia após o ataque foi imediata e imensa. Mas enquanto todos concordam que o que aconteceu foi uma tragédia inegável, tem havido debate sobre a melhor maneira de homenagear e lembrar as vítimas. Menos de uma semana após o ataque, o presidente da Kyoto Animation, Hideaki Hatta, expressou o seu desejo de criar um memorial no local, um sentimento ecoado por alguns dos familiares sobreviventes das vítimas. No entanto, o Studio 1 não estava localizado num arranha-céu ou no centro cosmopolita da cidade, mas numa parte quase totalmente residencial da ala Fushimi da cidade de Kyoto.

É um local bem tranquilo e pouco movimentado e por isso alguns residentes locais expressaram preocupação de que a construção de um memorial no local atraia fãs regularmente para a área, interrompendo o estilo de vida daqueles que moram no bairro há anos e se acostumaram com a sua paz e tranquilidade.

Agora, após anos de discussão e consideração, um advogado que representa um grupo composto pela Kyoto Animation e as famílias das vítimas emitiu uma declaração por escrito de que não um, mas sim dois memoriais serão instalados, com apenas um acessível ao público.

Embora um local exato ainda não tenha sido decidido, o monumento acessível ao público provavelmente será erguido em Uji, vizinho da cidade de Kyoto a sudeste e a cidade onde está localizada a sede da Kyoto Animation. A comissão de planeamento gostaria que fosse erguido num parque ou outro espaço público, onde pudesse servir para “preservar as memórias do que aconteceu, a vida dos que faleceram e ficaram feridos, e as orações e o apoio oferecido por pessoas ao redor do mundo”. O design e os materiais a serem usados também ainda não estão definidos, mas o comité a afirmar que deseja evitar cores escuras e sombrias e outros elementos que possam suprimir a estética existente do eventual local. Os custos de construção e instalação serão pagos com os fundos doados à Kyoto Animation após o ataque, de acordo com a promessa do estúdio de não usar nenhum dinheiro para fins comerciais.

Incendiário da Kyoto Animation revela que cena ele acha que o estúdio copiou e o levou a atacar

A declaração diz que a Kyoto Animation também planeia criar um monumento no local onde ocorreu o ataque. Este monumento, no entanto, ficará dentro das instalações comerciais da empresa e, portanto, não estará acessível ao público em geral.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments