Mahou Shoujo Site – ep 2: Grandes poderes, graves consequências

4

Poderes normalmente são vistos de forma positiva, normalmente servindo para transformar a vida comum (às vezes sem graça) de alguém. Com um grande poder em nossas mãos, podemos ser aquilo que não poderíamos ser sem ele. No caso da pequena Aya, ser uma garota mágica poderia ser a sua salvação, mas nessa história será o oposto disso.

A vida da Aya é tão miserável que eu me pergunto se um evento apocalíptico como a misteriosa “tormenta”, ou a aparição de uma garota com personalidade doentia caçadora de meninas mágicas (que tem por alcunha o nome de Magical Hunter) se encaixa na célebre frase “o que está ruim sempre pode ficar pior”. Diante do que nossa pequena e frágil heroína sofre, a morte chega a ser uma benção. 

Em relação à estreia, o nível de desconforto e de violência foi menor nesse segundo episódio, entretanto, ainda continua sendo trash em algumas cenas (isso é proposital), o que é um ponto enxergado como negativo para alguns. O exagero é um recurso comum em histórias desse tipo, sendo usado para intensificar a dor e o sofrimento das personagens, assim aumentando a tensão no espectador. Todavia o uso de exageros dos mais diversos tipos (da violência às expressões faciais) acabam causando risadas em algumas pessoas ao invés de tensão.

Me sinto aliviado em perceber que Mahou Shoujo Site aparenta não querer apenas mostrar violência pela violência, mas sim, apresentar uma história por trás de aquele horror mostrado no episódio anterior. 

Nesse episódio o anime foi objetivo ao explicar um pouco o funcionamento e as regras sobre os poderes mágicos, e de quebra nos apresentou uma personagem nova com o objetivo de matar nossa pobre protagonista.

A protagonista tem todos os motivos para ser uma pessoa traumatizada ou revoltada, mas como uma boa protagonista de um mahou shoujo, a sua pureza e ingenuidade permanecem intactas. A Aya é irritantemente boazinha, até quando sua vida está em risco, a mesma ainda se recusa a machucar (ou matar) alguém.

Usar da força (quer seja mágica ou não) contra uma pessoa é algo aparentemente fora de cogitação para uma personagem com a personalidade da protagonista deste anime. Mesmo depois de testemunhar e ser vítima da podridão das pessoas que as cercam (ou cercavam), a Aya tem a capacidade de confiar nas pessoas, visto que ela confiou a sua vida a uma outra menina mágica que lhe propôs parceria.

Voltando ao primeiro parágrafo, eu faço um questionamento simples, o que você faria se tivesse poderes? Há uma série de coisas para se fazer com habilidades especiais, sendo que a mais comum é lutar contra o mal. Em todo mahou shoujo com uma pegada dark, grandes poderes sempre vem acompanhado de graves consequências. Em MSS, como aparentemente não temos monstros a ser combatidos, cada menina mágica pode fazer o que quiser com seus poderes.

A Yatsumura me lembrou o Light Yagami do anime/mangá Death Note, antes dele deixar que o poder o corrompesse, ao falar à Aya sobre eliminar a escória da sociedade. Só que diferente do Kira (apelido dado ao Light em Death Note), a parceira da nossa heroína parece bem mais equilibrada, cabendo a a função de ser o lado racional da dupla Aya-Yatsumura, ou seja, ela é para a nossa protagonista, o que a Homura foi para a Madoka (ou o que a Ripple foi para a Snow White na parte final de Mahou Shoujo Ikusei Keikaku). 

Curiosamente as personagens citadas no parágrafo anterior, embora pertencentes a obras distintas tem características comuns. As personagens Yatsumura, Homura e a Ripple, tem personalidades parecidas, pois são frias e não expressam seus sentimentos. Outro fato curioso é que as protagonistas dos animes em que as personagens citadas anteriormente fazem parte (Mahou Shoujo Site, Puella Magi Madoka Magica e Magical Girl Rasing Project, respectivamente) também são semelhantes, pois tanto a Aya quanto a Madoka e a Snow White são personagens puras, ingênuas, passivas e irritantemente boazinhas na maior parte do tempo.

Embora seja algo natural comparar todos os animes de meninas mágicas a Madoka Magica, acho que Mahou Shoujo Site nem tantos elementos em comum, pois a abordagem do primeiro é mais sutil enquanto a do segundo é bem mais agressiva.