Meu Anime #14

Meu-Anime-n-14Essa semana comecei assistindo animes devagar por motivos pessoais e quase achei que não fosse conseguir assistir tudo a tempo do artigo! E não é como se tivesse sido uma semana excepcional de todo modo.

Vários animes tiveram episódios incríveis, com destaque para os fins de arco de Koutetsujou no Kabaneri (e os músculos da Yukina…) e Kiznaiver, mas apesar da grande quantidade de estrelas atribuídas essa semana, mais animes do que eu gostaria tiveram episódios totalmente anti-climáticos, com destaques negativos para Ushio & Tora, Re: Zero e Twin Star Exorcists.

Ainda assim, consegui assistir os 32 episódios de animes transmitidos na semana entre os dias 16 e 22 de maio que eu venho acompanhando nessa temporada. E não dropei Endride ainda!

Age 12

Episódio 7

Desde o começo sempre achei o casal Yui e Hiyama mais interessante que Ayase e Takao, tanto a relação em si quanto os parceiros comparados individualmente. Acho que a moral desse episódio foi algo como “não importa não sabermos como ou porque gostamos, apenas gostamos e estamos sempre descobrindo motivos novos para gostar”, mas eu me diverti muito mais com a história de como Yui e Hiyama começaram a conversar. A Yui é fisicamente mais desenvolvida que a Ayase, é mais alta, tem peitos maiores e já menstrua (coitada, provavelmente não vai mais crescer quase nada; ainda bem que o Hiyama é mais baixo que ela, mas em um ou dois estirões e ele vai passá-la), mas emocionalmente é mais inocente e introvertida. Em parte talvez por algo que esse episódio revelou: ela não tem mãe. Foi por descobrir isso também que o Hiyama começou a se interessar por ela – é o clássico desejo de proteger. Ao longo de um ano depois de se aproximarem, acabaram se apaixonando e se tornaram namorados. O caso deles é muito mais natural que Ayase e Takao, definitivamente. O Takao parece muito mais maduro do que a Ayase e gosta dela porque a acha bonitinha (parecida com um filhotinho, nas palavras dele, o que no fundo tem algo a ver com instinto de proteção também, embora continue sendo um caso mais fútil) e ela gosta dele porque … porque sei lá, vai ver ele a lembre dos espiões sarados de filmes de ação que ela tanto gosta. Enfim, o relacionamento deles parece muito mais superficial que o da Yui e do Hiyama. Não que eu ache que qualquer um dos dois sobreviverá até a vida adulta, eles são muito novos afinal.

Nota: ????

Assassination Classroom 2

Episódio  19

Lembra quando eu disse alguns episódios atrás que se o professor Koro realmente quisesse ele poderia simplesmente sair da Terra para evitar sua explosão? Bom, uma boa história pensa em tudo e a resposta veio nesse episódio: ele não pode. Ele é veloz, mas não o suficiente para atingir a velocidade de escape. O professor Koro não tem como superar a gravidade terrestre. Isso e tem o fato dele provavelmente não querer, sendo um super-assassino transformado em cobaia humana e tal. Aliás, sendo ele não tão veloz quanto um foguete espacial isso significa que ele pode ser abatido por uma barragem de mísseis intercontinentais de ogivas múltiplas – parece que nem tudo foi bem explicado, né? Continuando, os alunos estão errados: menos de 1% não é o mesmo que zero. Se estamos falando de explodir a Terra, qualquer coisa que não seja exatamente 0% é tão perigosa quanto 100%. Se for possível implantar um sistema de monitoramento e saber com antecedência que ele irá explodir, não vejo problema, mas nada foi citado a respeito, até onde eu entendi a chance é minúscula mas existente de que ele simplesmente exploda um dia, destruindo o planeta. E claro, em todos os cenários ele continua sendo um assassino super-poderoso que cometeu incontáveis crimes. No geral, um bom episódio de um anime muito bom.

Nota: ???

Bakuon!!Bakuon!! - 7_13

Episódio 7

Bakuon não era tão divertido assim desde que começou! Pena que a Hane não ganhou, torci tanto pra ela… Mas a Rin era a minha segunda preferida, já que é ela quem costuma ser mais maltratada em todos os episódios, então deixar ela ganhar pra variar não é nada mau. Fora isso, foi tudo bastante engraçado, a Hijiri fantasiada de vilã de super sentai, a placa-que-eu-não-sei-porque-mas-resfria-o-motor, as arquibancadas em pé de guerra pelo resultado, muito bom!

Nota: ????

Big Order

Episódio 6

Foi melhor que o episódio anterior no geral e, sendo a porcaria que Big Order normalmente é, até o harém e a pornografia gratuitas me divertiram. Mas em nenhum outro episódio o anime quebrou tanto a próprio lógica interna quanto esse – suponho que isso possa ser problema da adaptação e o mangá na realidade seja razoavelmente melhor e menos contraditório.

Nota: ??

Bungou Stray Dogs

Episódio 7

História sólida, mas o final me deixou um pouco confuso e eu precisei assistir duas vezes para entender. Então o criminoso, o Mensageiro Azul, não era o filho do falecido Rei Azul, mas sua namorada. Não entendi, contudo, suas motivações – talvez apenas coração partido mesmo? Nesse caso por que demorou para agir? Bom, não importa, ela está morta. E os ideais do Kunikida quase morreram também, ele precisou reafirmá-los com mais fervor do que nunca para não desistir de sua própria crença. É como o Dazai diz, o idealismo dele ainda pode levá-lo para o mesmo fim que o próprio Rei Azul e outros criminosos que ele repudia. Os dois se complementam muito bem, e no espectro idealismo-cinismo estão em pólos completamente opostos.

Nota: ????

Concrete Revolutio 2

Episódio 7

Um conflito se desenha (já havia sido sugerido noutros episódios, mas nesse foi o tema central): super-humanos humanos ou transumanos contra super-humanos não humanos. É uma questão mais ou menos ideológica, mesmo mais poderosos os humanos ainda temem o poder das demais super-criaturas, e consideram que devem agora usar seu poder para eliminá-los. Uma questão de “sobrevivência”, por assim dizer. E outro conflito bem mais pragmático se apresenta também: o Mestre Ultima quer usar o Jirou como fonte de energia ou estudá-lo para esse fim.

Nota: ???

Endride

Episódio 8

Não consegui dropar Endride ainda. O anime no geral é apenas muito ruim, entediante, mas não tem o que é preciso sequer para irritar. Daí vou assistindo … nesse episódio eles se esforçaram, e chegaram perto disso! Aquela “negociação” toda com os zoozianos foi ridícula, sem lógica do começo até o fim. Mas de longe o pior foi o Shun falando sobre o Japão. Não vou questionar sobre faltar comida, embora o país tenha sim uma cota não negligível de pobres e miseráveis, realmente acredito que fome, fome, não devam passar, mas dizer que não há discriminação no Japão é piada de mal gosto. Pergunte aos coreanos étnicos se não há discriminação. Pergunte aos imigrantes. Pergunte aos okinawanos e aos ainu quanto resta de sua cultura original. O fato é que o Japão possui uma etnia dominante proporcionalmente tão grande que raramente um japonês yamato vai perceber qualquer tipo de preconceito de raça durante sua vida. Sobre outros tipos de preconceito não sei muito, mas pelo pouco que já li e pelo pouco que conheço sobre a sociedade japonesa, não apostaria em um país livre de preconceitos de forma alguma.

Nota: ?

Flying WitchFlying Witch - 7_5

Episódio 7

A Nao reapareceu, que bom, já estava morrendo de saudade dela. Que pena que foi por pouco tempo, mas foi divertido vê-la com medo de rãs. E mais um personagem divertido: a fantasma tímida.

Nota: ???

Gundam Unicorn RE:0096

Episódio 8

Certo, agora o jargão e o conhecimento específico começaram a ficar pesados demais para eu digerir. Newtypes são pessoas, ahn, uma espécie de evolução? E embora só se digam coisas boas sobre eles, na prática parecem ser um tema controverso. Bom, não vou tentar especular sobre isso agora. O Banagher está atingindo o ápice de seu incômodo com a situação a qual foi forçado, tendo que participar de uma guerra que ele não pediu. Isso é um tema bastante comum em robôs gigantes, não é? O Shinji em Evangelion tinha um dilema parecido. A Yukina de Kurumukuro e o Hayate de Macross Delta, para citar outros animes dessa mesma temporada, também.

Nota: ??

Hai-Furi

Episódio 7

Hai-Furi recupera um pouco de dignidade nesse episódio só porque sua metade final foi emocionante e bem executada, mas toda a história de crise de falta de água pareceu perda de tempo, durante ela o anime atingiu seu ponto mais baixo em qualidade de animação desde a estreia, e é um pouco conveniente demais que a Misaki conte sua triste história de como sobreviveu a um naufrágio e instantes depois ela própria se veja resgatando náufragos. Ela deveria ter contado essa história episódios antes, ou alternativamente poderia ter contado logo depois do resgate, algo como “já passei por isso e perdi meus pais, foi assustadora a ideia de perder alguém de novo, Shiro-chan”.

Nota: ???

JoJo Part IV: Diamond Is Unbreakable

Episódio 8

Adorei a Yukako! Uma yandere em Jojo? Que beleza hein! E é bom termos mais yanderes na temporada mesmo já que Big Order não tá entregando, né?

Nota: ???

Joker Game

Episódio 7

Acertou em cheio no tom emotivo. Se bem que é difícil errar uma história triste que envolva crianças, não é? Mas continua no formato episódico, a essa altura tenho certeza que não muda mais, vai apenas ter um mini-arco de encerramento no final, mais ou menos como teve um arco de abertura nos dois primeiros episódios.

Nota: ????

KiznaiverKiznaiver - 7_6

Episódio 7

Episódio excelente. Incrivelmente emotivo, potente, cheio de simbolismo para suportar seu tema. A história da Honoka é tão boa que ela sozinha merecia um anime de 12 episódios. Consegue imaginar? Claro que aí ao invés de uma garota super fechada, com várias situações super emotivas e reações super intensas, tudo precisaria ser um pouco mais leve, um pouco mais lento, guardando os momentos mais fortes para o clímax final e talvez um ou outro final de arco. Seria excelente, melhor que a maioria dos animes de drama que assisti o ano passado. Melhor que todos, talvez.

Nota: ?????

Koutetsujou no Kabaneri

Episódio 6

Belíssimo encerramento do arco da Mumei. Digo, acho que encerra, não é? Ela foi forçada a fazer uma escolha entre dois ideais antagônicos, aquele de seu mestre (a quem ela trata por “irmão”), que valoriza a força e a vitória, e o do povo do Koutetsujou, particularmente do Ikoma, que valoriza o esforço e o trabalho em equipe para sobreviver. Não acredito que ela tenha abandonado seu mestre, a quem afinal ela ainda deve a vida e provavelmente várias outras coisas, mas ela já deve ter entendido o que é melhor.

Nota: ?????

Kuma Miko

Episódio 8

Muito bom, primeiro episódio desde o início do anime em que a Machi realmente evoluiu um pouco! E foi bastante engraçado, como uma comédia tem a obrigação de ser. Só não foi engraçado o Yoshio assediando a Machi, para não perder o costume.

Nota: ????

Kuromukuro

Episódio 7

Kuromukuro mantendo o excelente nível. É tanta coisa passando pela cabeça da Yukina que eu nem vou começar a listar. Ela se desentendeu com todo mundo, se desentendeu com a mãe que foi pra casa justamente para tentar confortá-la, e fugiu. A mãe dela é completamente sem jeito para lidar com as filhas, talvez tenha se afastado depois do desaparecimento do pai? Ela deve ter ficado bem abalada, mas sempre precisou parecer forte. Se afastou das filhas, se enterrou no trabalho, sempre deu tudo a elas, sempre permitiu tudo, e sempre achou que fosse, na medida do possível, uma boa mãe. Mas ela sequer as entende. A mais novinha tem sorte de ter a mais velha de modelo, já é bem mais do que a Yukina teve. De alguma forma, o samurai do passado é quem está mais próximo de entendê-la, embora ainda bem longe.

Nota: ????

Kyoukai no Rinne 2

Episódio 7

Final do arco do shinigami pentelho, digo, aprendiz. Foi mais divertido que o primeiro episódio do arco.

Nota: ???

Macross Delta

Episódio 7

Nada de robôs gigantes e combates espaciais nesse episódio: só um pouco de hacking e muita infiltração no planeta dos gatinhos. Ouvindo como a Makina e a Reina, que ele vê trabalhar tão bem juntas, são uma “mistura improvável”, Hayate tem um insight e descobre que a combinação de maçãs winderméreas com água de uma ruína da protocultura cria o vírus causador do var. No final ele e suas, ahn, colegas mais próximas, digamos assim, Freija e Mirage, são capturados pelos winderméreos. Se os demais conseguirem escapar com a informação crucial descoberta tudo bem, não é? Os protagonistas podem morrer aí que estará tudo bem.

Nota: ???

Magi: Sinbad no BoukenMagi - Sinbad no Bouken - 6_6

Episódio 6

Um bom final para o arco de Imuchakk/Valefor, mas estou cada vez mais interessado com a história do Drakon e cada vez menos interessado com a história do Sinbad, como proceder? Hehe

Nota: ???

Mayoiga

Episódio 8

Episódio confuso. Não acho que a Masaki esteja mentindo e muito menos que ela seja um fantasma, mas ela está sendo contraditória com o que ela havia dito no episódio anterior. Se ela apenas achava que o túnel pudesse ser a saída não deveria ter afirmado isso com tanta certeza para o Mitsumune. E o que ela viu do outro lado, afinal, que não pode contar?

Nota: ???

My Hero Academia

Episódio 8

“Nós dois estamos aqui estudando para nos tornarmos heróis, e por isso um dia eu vou te derrotar!”. Episódio ruim, anime fraco. Eu poderia dizer mais que isso mas não vou, tá todo mundo gostando né? Manda ver então, comente aí o quanto está achando My Hero Academia genial, revolucionário, emocionante, ou sei lá o quê.

Nota: ??

Netoge no Yome wa Onna no Ko ja nai to Omotta?

Episódio 7

Um dia experimento o Konami Code para rachar melancias também. A primeira metade do episódio foi muito divertida e muito bonita, só não entendo qual o problema do Rusian, porque ele ainda acha que está “fracassando”. Tá ótimo do jeito que está, não está? Que importa o nome que dão para a relação deles? Enfim, pena que o episódio teve uma segunda metade … não pareceu ruim, mas é tão totalmente diferente que quebrou o clima, estragou.

Nota: ???

Re: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu

Episódio 8

Importantes pistas sobre a bruxa (que cada vez mais eu acredito ser a própria Emilia ou estar selada no corpo dela) e sobre a maldição. O xamã misterioso então está na vila e pretende atacar alvos aleatórios da mansão? Bom, considerando o quanto a mansão é protegida não é um plano tão ruim atacar aos poucos, conforme oportunidades aparecem. Aliás, se for alguém com ciência da presença do Subaru por lá poderia até mesmo fazer isso de propósito esperando o caos que poderia se seguir, como se viu no episódio anterior. De todo modo, um episódio muito lento e mais dedicado a mostrar como o coitadinho do Subaru está esgotado do que a avançar de verdade na história. Não serviu nem para caracterizar o personagem e desenvolvê-lo um pouco mais, porque eu já sabia há tempos que ele é assim. E por que mesmo ele “ama” aquela mansão? Ele é uma criança pré-escolar por acaso para se maravilhar com lugares novos e não querer ir embora de jeito nenhum?

Nota: ??

Sailor Moon Crystal 3

Episódio 7

Agora já está quase tudo em seu lugar, não é? O incêndio de três anos atrás que matou a mãe da Hotaru e que a teria matado não fosse seu pai ter usado seu conhecimento proibido em biomedicina e genética provavelmente foi causado pela a chegada do Faraó 90. A Hotaru é mesmo a tal deusa da destruição, Sailor Saturno, e as três sailors externas existem para proteger o mundo de ameaças de fora do Sistema Solar e para combater a própria Sailor Saturno. Imagino que elas continuem recusando a ajuda das demais sailors por um misto de sentimento de proteção e de orgulho. Coincidentemente as duas ameaças distintas para as quais elas servem atacaram ao mesmo tempo (mais ou menos, a Hotaru ainda não despertou, mas com certeza irá). Me pergunto se o pai da Hotaru está ciente dessa condição dela? Não no detalhe que ele desconhece, lógico, mas se já percebeu que há uma entidade dentro dela. Talvez por isso o cristal que ele deu para ela. Ou talvez o cristal sirva apenas para esconder sua presença. De um jeito ou de outro, para não terem que derrotar a lindinha da Hotaru com certeza a amizade dela com a Chibi vai ser muito importante. E agora que a Chibi deixou de ser birrenta com a Usagi e meio esquisita com o Mamoru ela e sua “mãe” (bom, será a mãe dela no futuro) estão interagindo um pouco mais como mãe e filha, está bonito de se ver. Bonito também é o enquadramento do episódio como um todo, transmitiu muito bem as sensações de medo, dor, desespero, tristeza e perigo que o permearam.

Nota: ????

Sakamoto desu ga?

Episódio 6

A esquete do Sakamoto zombando de criancinhas não foi muito divertida, mas o episódio valeu a pena pela esquete da fantasma apaixonada. Começo, meio e fim de uma história engraçada e bonitinha da fantasma que finalmente conseguiu transmitir seus sentimentos e ir em paz para o céu depois de ouvir a resposta, e da garota bem viva que também conseguiu transmitir os seus. Prefiro ignorar a esquete de mensagem subliminar pós-créditos, faço de conta que ela não existiu.

Nota: ???

Sansha SanyouSansha Sanyou - 7_1

Episódio 7

Mais uma personagem divertida! Quero dizer, tecnicamente são dois personagens novos, mas o irmão apareceu bem pouco e foi só pretexto para a irmã se aproximar da Nishikawa. A Tsuji é muito fofinha e divertida, hehe, não esperava personagem novo no anime a essa altura, mas não vou reclamar!

Nota: ???

Shounen Maid

Episódio 6

Finalmente descobri da onde vem aquela animação de encerramento. Desde a primeira vez que a vi ficava pensando “mas que raios de personagens são esses?”, mas agora está resolvido, são membros de uma boy band que por acaso é cliente do Madoka. Em todo caso, a primeira metade do episódio (justamente a que revelou quem são esses caras) foi fraca. A segunda foi legal, e prosseguiu com o tema da primeira mas com personagens e situações mais relevantes: se os garotos da banda podem ser um príncipe ou uma criança pelos seus fãs, o Chihiro pode ser um gatinho manso por um dia para agradar e agradecer o Madoka.

Nota: ???

Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge

Episódio 7

Apresentação da irmãzinha do Tanaka, que é um pouco … obcecada demais por ele? Divertido como ela é ativa e responsável, totalmente o oposto do irmão, mas fala baixo e se move lentamente igual a ele.

Nota: ???

Terra Formars Revenge

Episódio 8

É, parece que as aberturas são uma bagunça mesmo, cada episódio tem qualquer uma e é isso aí. Pelo menos a música das duas versões é legal, mas a animação … acho que não gosto de nenhuma delas, mas gosto ainda menos dessa versão. Sobre o episódio, legal, Yaeko e Alex são quase tão fofos juntos, esse tipo de “desenvolvimento” é bem melhor do que flashbacks, mas note as aspas aí. O flashback pelo menos tem desculpa para ser da forma que é, mas dois personagens se aproximando é algo que totalmente poderia ter sido desenvolvido ao longo do anime. Eu sei, não é o foco. Mas nesse episódio foi. E aí cada episódio fica com um “foco” diferente e nenhum deles é o foco do anime: acho que esse é o problema principal de Terra Formars, agora que formulei desse jeito. Enfim, eles serviram apenas para introduzir mais um personagem: o “Joe número 1” que pelo visto é tão incrível que vai derrotar um exército de centenas ou quem sabe algumas milhares de baratas sozinho.

Nota: ???

Twin Star ExorcistsTwin Star Exorcists - 7_10

Episódio 7

Que episódio chato. Os dois se aproximaram de uma forma literalmente forçada, não é só o enredo que é forçado, eles foram forçados a tanto dentro da história mesmo. E isso já seria bem chato por si só mas além de tudo o episódio pareceu corrido, saltando de uma situação para outra sem desenvolvimento nenhum. Acho que a única coisa “positiva” é a informação sobre o irmão da Benio. Certeza que ele é o primeiro vilão da série.

Nota: ??

Unhappy!

Episódio 7

Curti muito o teru teru bozu feito com o mascote da escola! Ah, nem tem muito o que falar, só mais um episódio feliz de garotas felizes sendo felizes … ou quase isso, né? A Hanako pareceu triste pela primeira vez nesse episódio enquanto esteve de cama sem poder ir à escola. E se a Botan é fraca porque puxou a mãe e a Hanako é azarada porque puxou a mãe, então o pai da Hibari é uma placa??

Nota: ???

Ushio & Tora

Episódio 34

Episódio fraquíssimo. Não estou dizendo que a história da origem do Hakumen e do Tora não seja importante, mas contada dessa forma, nesse momento, foi horrível. E para deixar tudo pior e mais feio aplicaram um filtro horroroso em cima do episódio inteiro.

Nota: ??

Fabio escreveu esse artigo pensando no Toddy quentinho que pretendia tomar depois.
Ele tem seu próprio blog e você pode encontrá-lo no facebook também.